segunda-feira, 31 de maio de 2010

10º ENCONTRO - É por amor que Deus se revela

Começamos a semana refletindo um pouco o tema abordado pela Isa e pela Angela no último sábado.

Hoje em dia é impossível imaginar um mundo sem comunicação.

Deus também se comunica conosco, usando a linguagem do amor. A Bíblia é uma dessas formas de comunicação. É por nos amar que Deus se revela a nós, usando de palavras e conceitos humanos para que nós possamos compreender e escutar a Deus. Quem toma a iniciativa de se comunicar é o próprio Deus.


Quem entra em contato com a Bíblia entra em contato com Deus. Pela Bíblia temos tudo o que Deus quis nos contar a respeito de si e do seu amor por nós. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Antes de ser escrita, a palavra de Deus foi vivida, pois Deus caminhou na história com seu povo.

São Paulo em sua carta a Timóteo, nos fala que a Palavra de Deus é sustentáculo da fé e útil para ensinar, repreender, corrigir e formar. Dessa maneira, por meio da Bíblia, Deus nos educa da mesma forma que um pai educa seus filhos, amando, ensinando e também corrigindo.

Deus é o autor da Bíblia. Porém Ele serviu-se dos homens para escrevê-la. Homens e mulheres foram inspirados pelo Espírito Santo para saber o que transmitir através da Bíblia. Cada um escreveu com seu estilo próprio, de acordo com suas capacidades e dons.

A Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento, com um total de 73 livros.

Testamento significa aliança, contato entre duas partes: Deus e a humanidade. O Antigo Testamento revela a criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda de Jesus, a fidelidade a infidelidade do povo de Deus, tudo girando em torno da preparação da vinda de Jesus.

O Novo Testamento narra o nascimento de Jesus, sua vida missionária, morte, ressurreição e ascensão, o nascimento da Igreja, a vivência das primeiras comunidades e a expansão da igreja por todo o mundo.

É preciso ler a Bíblia como Palavra de Deus, isto é, colocando-se em diálogo com Ele. A Palavra de Deus é o alimento do cristão. Ouvir a Palavra é importante, porém não basta ler e memorizar os textos bíblicos. Nós devemos aplicar a Palavra de Deus no nosso dia-a-dia, desenvolvendo a prática e a vivência.

Para auziliar a reflexão à respeito da Palavra de Deus, utilizamos a dinâmica dos objetos em contato com a água:

A água representa a Palavra de Deus e os objetos são as pessoas que escutam essa Palavra.

Pedra: ouve a Palavra de Deus, mas não absorve nada do que ouviu. Não deixa a Palavra transformar sua vida.

Giz: absorve tudo o que ouviu, porém guarda somente para si, não compartilha com ninguém.

Frasco de vidro: da mesma forma que se enche da Palavra, esvazia-se.

Esponja: Fica cheia da Palavra de Deus. É capaz de viver essa Palavra em sua vida e de transmiti-la ao próximo.

È importante paramos para pensar: “Que tipo de cristãos estamos sendo?”

Que a Palavra de Deus seja nossa luz em todos os momentos da nossa vida.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por que as pessoas gritam?

Um dia um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discipulos: Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?



"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.

"Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?", questionou novamente o pensador.

"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:

"Então não é possível falar-lhe em voz baixa?"

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu.

Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?

'O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância'.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? -Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.'

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

'Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta'.

Vamos refletir sobre isso!!


Contribuição da Priscila via e-mail!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Amizade é também cultivo!

A vida sem amigos seria muito dura!

O amigo traz brilho e cor para o que precisamos enfrentar; faz a gente rir e, às vezes, chorar, diz o que gostaríamos de ouvir e também o que não gostaríamos mas precisamos ouvir; está sempre ao nosso lado, e é isso que o torna tão importante.

Amigo é aquele que nos acolhe como somos e estamos sem exigir qualquer explicação. Diante de um amigo, somos quem somos sem medo, sem segredos, somos livres e, portanto, felizes. O amor puro e verdadeiro passa pela amizade

Falar de amizade é desafiante, sentimento nobre e raro, mas comum e simples à todos nós. Deus ao criar o homem imprimiu em sua essência a capacidade para amar e o desejo de ser amado. A amizade é resultado disso.

Existem, no entanto, vários tipos de amigos e é preciso arte e sabedoria para saber cultivar cada um. Podemos comparar nossos amigos com plantas ou flores. Cada uma tem sua própria beleza e riqueza, e isso exige cuidados exclusivos.

Há aquelas que quanto mais água recebem, mais crescem e florescem; outras, no entanto, se aguarmos demais, corremos o risco de afogá-las. Assim, nem todas as plantas precisam de muita água, cada uma merece um tipo de tratamento. Com as pessoas acontece a mesma coisa.

Precisamos sempre rever o tipo de amizade que oferecemos. Talvez estejamos afogando algumas "plantinhas" e deixando outras morrendo de sede.

Uma amizade pura e desinteressada não deve ocupar demais uma vida, nem sufocar ninguém, muito menos tirar a liberdade de ser quem é. A verdadeira amizade consiste em: amigos capazes de dar a vida um pelo outro se for preciso, mas também capazes de deixar o outro livre para o verdadeiro amor sem exigir nada em troca, sem exclusividades.

Amizade, mais do que plantio, é cultivo!

Que saibamos cultivar o jardim do nosso coração e as preciosas espécies de amigos que Deus nos deu, sem afogar, nem deixar morrer de sede nenhum deles.

Fonte: adaptação do texto "Amizade: mais do que plantio, é cultivo"
de Djanira Silva, missionária da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MOMENTO MUSICAL (7) by Diogo

E aí pessoas, chegamos a mais uma quarta-feira!

Hoje no nosso Momento Musical estou postando a música "O Tempo" do Oficina G3!

Muitas vezes com a correria dos nossos dias acabamos deixando que o tempo leve embora muitas coisas que sonhamos e amamos. Cabe a nós não deixarmos que os nossos sonhos e tudo aquilo que acreditamos seja levado pelo vento ou enterrado pela areia. Não devemos esquecer que nos olhos de Deus sempre podemos encontrar a esperança e a vida, pricipalmente nos momentos de dificuldade.

Particularmente pra mim é uma música linda, que sempre tocou fundo o meu coração e me levou a refletir em muitas coisas. Espero que com vocês aconteça o mesmo!


O TEMPO (Oficina G3)

O vento toca o meu rosto
me lembrando que o tempo vai com ele
levando em suas asas os meus dias,
desta vida passageira
minhas certezas, meus conceitos,
minhas virtudes, meus defeitos
nada pode detê-lo...
...o tempo se vai
mas algo sempre eu guardarei...
..o Teu amor, que um dia eu encontrei

os meus sonhos, o vento não pode levar
a esperança, encontrei no Teu olhar
os meus sonhos, a areia não vai enterrar
porque a vida recebi ao Te encontrar...

...nos Teus braços não importa o tempo
só existe o momento de sonhar
e o medo que está sempre à porta
quando estou com Você
Ele não pode entrar...

...o tempo se vai
mas algo sempre guardarei...
..o Teu amor, que um dia eu encontrei

os meus sonhos, o vento não pode levar
a esperança, encontrei no Teu olhar
os meus sonhos, a areia não vai enterrar
porque a vida recebi ao Te encontrar ...

PARÓQUIA FEZ PREPARAÇÃO INTENSA PARA A FESTA DE PENTECOSTES

A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou neste ano um trabalho intenso de preparação para a festa de Pentecostes. Tudo começou na sexta-feira, 14 de maio, às 19h30, com a missa de abertura da novena do Divino Espírito Santo, seguida no dia 16, domingo, com a abertura do III Cerco de Jericó. Com o tema central “A comunidade é sacramento da presença do Espírito Santo”, os eventos seguiram incessantemente até a vigília de Pentecostes, na noite do dia 22.

Durante os nove dias de oração os frutos do Espírito Santo - amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si - foram meditados. O Amor, tema da missa de abertura, foi o conteúdo ideal para que Pe. Edson o fundamentasse como preceito: “Ele é a fonte de qualquer comportamento verdadeiramente humano; quem vive o amor tem condições de discernir todas as situações e responder de forma positiva diante de todos os problemas da vida”. Por isso mesmo, ao longo de toda a programação, os leigos de todas as pastorais e movimentos da paróquia se engajaram.

Como novidade, a edição deste ano do Cerco de Jericó trouxe a Santa Missa diária às 6 horas da manhã e a oração do Terço da Misericórdia, diariamente às 15h. Ao final do Cerco foi possível chegar à soma de 240 rosários e 48.000 ave-marias rezadas. Segundo o Pe. Edson, “os números são sim expressivos, porém a vivência do momento de Pentecostes que estamos atravessando é que fará maior sentido em nossa vivência cristã”. Segundo dados levantados, aproximadamente 3.000 fiéis passaram pela paróquia durante esses dias.

Motivo de toda essa preparação, no sábado, 22, foi realizada a missa solene da Vigília de Pentecostes presidida pelo Pe. Edson, acompanhado do Cônego Antonio Desan. No momento do Ato Penitencial, o Pe. Edson realizou a queima dos pedidos da comunidade, depositados diante do Santíssimo Sacramento durante esses dias de oração. “Encerramos agora o retiro espiritual de nossa paróquia, elevando a Deus os nossos pedidos e permitindo que as barreiras caiam, pelo poder do nome de Jesus” disse o pároco, ressaltando que a celebração do Pentecostes é o aniversário da Igreja, portanto de fundamental importância para os católicos.

Fonte: Pastoral da Comunicação NSG (PasCom)
Texto: Roberta, Diogo e Maurício
Fotos: Breno e Mateus

terça-feira, 25 de maio de 2010

Se eu pudesse

Compartilhando uma mensagem recebida pela Ivana na Escola de Catequese que acontece todas às quintas-feiras no Centro de Pastoral de nossa paróquia.

Se eu pudesse

Se eu pudesse deixar alguns presentes à você
deixaria aceso o sentimento
de amar a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender
tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos

Deixaria para você se pudesse
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta
e a força para encontrar a saída

(Mahatma Gandhi)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

9º ENCONTRO - Domingo é o dia do Senhor

Olá pessoal, vamos começar mais uma semana aqui no blog falando do tema do nosso último encontro.

Quem fez a pregação no último sábado foi o Seminarista Dionísio. Ele falou sobre o Domingo, dia do Senhor.

Todos nós sabemos que o domingo é um dia de descanso, dia de se preparar para mais uma semana. Porém, muitas vezes esquecemos que o domingo tem um sentido muito maior: DOMINGO É O DIA DO SENHOR!

Mas por que?

Dizemos isso, pois foi no primeiro dia da semana que Jesus ressuscitou dos mortos. Foi também no domingo que Jesus apareceu aos discípulos e enviou sobre eles o Espírito Santo: o dia de Pentecostes que marcou o início da Igreja.

Para muitos de nós, domingo é dia de missa; dia onde buscamos em comunidade o nosso alimento espiritual na Palavra de Deus e na Eucaristia. No domingo temos a oportunidade de encontrarmos nossos irmãos e juntos participarmos do mistério de Cristo.

Como nos diz o 3º Mandamento da Lei de Deus, devemos "guardar os domingos e dias santos", por isso CRISTÃO QUE É CRISTÃO NÃO PODE E NEM DEVE PERDER MISSA AOS DOMINGOS!

Além disso, não podemos enxergar a missa como uma obrigação, como algo que devemos fazer só porque alguém manda. Devemos participar dela com o coração aberto, com alegria e fervor.

Domingo também é o dia da família. Na grande maioria das casas, o único dia em que toda a família tem a oportunidade de se reunir, de compartilhar momentos de intimidade, de almoçar juntos é o domingo.

Infelizmente nos dias de hoje, as pessoas estão se esquecendo do real sentido e da importância desse dia. Primeiramente esquecem que domingo é o dia do Senhor, não participam de missa, não lembram de Deus em nenhum momento, colocam uma série de compromissos na frente das coisas de Deus. Em segundo lugar, esquecem o valor da família, não convivem, perdem a oportunidade de estar ao lado e compartilhar momentos no âmbito familiar.

E nós, como estamos vivendo o domingo? Vivemos o Domingo como o dia do Senhor e o dia da família? Participamos da Santa Missa? Somos presentes em nossa casa no único dia tranquilo que temos para estar ao lado daqueles que amamos?

Pensemos nisso!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cerco de Jericó

A nossa paróquia está passando por um momento forte de oração: o Cerco de Jericó, cujo tema é: a comunidade é sacramento da presença do Espírito Santo

O Cerco de Jericó consiste num incessante “assalto” de rosários, durante sete dias e sete noites, rezados diante do Santíssimo Sacramento..

No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da terra prometida. Ora, a cidade de Jericó era uma fortaleza intransponível. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram. (passagem completa em Josué, 6).

O Cerco foi iniciado no domingo à noite, na missa das 19:15h e seguirá até amanhã, com o encerramento na missa das 6h da manhã. São 7 dias de intensa oração, com o Santíssimo Sacramento exposto de dia e de noite (madrugada também) para adoração de toda a comunidade, suas famílias, pastorais e movimentos.

Na segunda-feira, nós da Pastoral da Crisma tivemos as nossas duas horas de adoração diante de Jesus e foi um momento muito bom, onde pudemos rezar por todos os trabalhos realizados pela Pastoral, por todos os nossos catequistas e por todos os nossos crismandos, pedindo que Deus derrubasse as barreiras que ainda estão por cair na nossa Pastoral.

FOTOS:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quem ama cuida!


Acredito profundamente na frase que diz: "Quem ama cuida", e a cada dia percebo que esse ditado nos ajuda muito a avaliar e a pesar os nossos relacionamentos.

Quer saber as coisas que você ama?

É só prestar atenção nas coisas que você cuida, pois a gente só percebe que ama, depois que descobre que cuida.

Você ama sua família, seus amigos? Você cuida deles? Quanto tempo você "gasta" com eles? Ou o seu amor é apenas um sentimento vazio, com pouco significado, que não muda em nada a vida destes que estão ao seu redor?

Amor implica atitude, compromisso. Não existe amor estático, feito só de palavras. Quem ama incomoda, quem ama age!

Amar é buscar o outro, é se preocupar com ele, é gastar tempo com a pessoa e por causa da pessoa, é passar horas e mais horas juntos e nem sentir o tempo passar. Amar é ter coragem de se expor e se doar pelo outro.

É dificil acreditar naqueles que dizem nos amar, mas não fazem nada para que a nossa vida seja melhor. Quem ama dá um jeito, arranja tempo, liga, tecla, manda sinal de fumaça, se envolve, enfim, se faz presente.

Grandes relacionamentos não se constroem por curso de correspondência. É a convivência, o rir juntos, o chorar juntos, que fazem com que os laços se aprofundem.

E mais, será que nós nos amamos? Será que cuidamos de nós mesmos?

É impossível cuidar de alguém e amar alguém, se não aprendemos a nos cuidar e a nos amar. E também devemos aprender a nos deixar cuidar e amar pelos outros, pra não corrermos o risco de morrermos fechados em nós mesmos.

Ame mais a você mesmo! Cuide-se mais!

Dessa maneira você será capaz de amar e cuidar daqueles que estão ao seu redor e também deixar-se amar e cuidar por eles!


Fonte: adaptação do texto "Quem ama cuida" de Adriano Zandoná
Seminarista da Comunidade Canção Nova.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MOMENTO MUSICAL (6) by Diogo

Mais uma quarta-feira chegando e essa semana com um friozinho bom para ficar em casa!!

Para esquentar nada melhor que uma boa música!

A música de hoje é "Restauração", composição do Dunga, da Canção Nova e fundador da Geração PHN ("Por hoje não"). O vídeo da música que estamos postando hoje é de um show do grupo "Enredados", na gravação do DVD ao Vivo e na interpretação temos o próprio Dunga, Pe. Fábio de Melo e o Migueli da Espanha!

Que essa música possa ser um lema em cada dia das nossas vidas!


RESTAURAÇÃO (Dunga)

Deus vê o coração
Sonda com a compaixão
E sabe o tamanho da sua dor
Ele não pode pôr
Limites no seu amor
Pois sabe até onde vai todo pecador

Lágrimas são suor
De almas que lutam só
Só Deus pode entender
O que lhe causa a dor

Pense no seu Senhor
Recorra ao Seu amor
E creia ele é fiel, justo é o seu amor

Pare de se maltratar
Não queira aos outros culpar
Diga por hoje não
Por hoje eu não vou mais pecar
Estenda a sua mão e abra o seu coração
Volta pro seu Senhor e se abra à restauração

Com Cristo você vai superar
Todas as barreiras passar
Todo pecado vencer
Um novo homem vai nascer

terça-feira, 18 de maio de 2010

Instrumentos de Deus na terra

Postando um texto que escrevi há muito tempo, testemunhando a importância de amizades verdadeiras em nossas vidas.


Nos dias atuais, onde o individualismo e o ritmo das nossas vidas são tão fortes, Deus coloca ao nosso lado pessoas que de uma forma ou de outra não nos deixam desanimar: são os chamados instrumentos de Deus na terra.

Todos nós, cada um à sua maneira, passamos por várias situações no dia-a-dia que podem nos aborrecer, nos desanimar. Infelizmente a correria dos dias, os problemas e perturbações, as mágoas, as angústias, indecisões e dificuldades, a falta de diálogo, entre muitos outros fatores acabam gerando uma péssima sensação de tristeza ou um sentimento de solidão em cada um de nós, que, num curto espaço de tempo pode gerar crises, depressões, doenças.

Diante disso, podemos até nós perguntar: o que fazer? Onde está Deus? Por que não consigo mais ouvi-lo ou senti-lo?

Muitas vezes, ao passarmos por certas provações, questionamos a presença de Deus junto a nós, acreditando que Ele não fala mais ao nosso coração, ou que Ele nos “abandonou”.

NÃO!!!

Na realidade, somos nós mesmos que, “afogados” em nossas angústias, mágoas e tristezas, nos afastamos do amor Dele e por isso temos a falsa impressão de estarmos sozinhos.

Mas Deus, no seu infinito amor, não quer que nos sintamos sós e por isso coloca ao nosso lado, pessoas que nos acompanham nos momentos bons e principalmente nos ruins; pessoas estas que, muitas vezes, serão a voz de Deus à falar em nossos corações.

Quem não tem pelo menos uma pessoa no mundo a qual tem total confiança para pedir auxílio nos momentos de desespero, ou para partilhar as tristezas e dificuldades?

Muitas vezes, quando tudo parece sem solução, uma palavra amiga, de conforto, de carinho ou até de advertência (o famoso “puxão de orelha”) pode “cair como uma luva” em nossos corações, nos dando assim um novo ânimo para a caminhada.

Podemos até pensar que as outras pessoas não têm nada a ver com nossos problemas pessoais, mas com certeza muitas delas, mesmo que não passem pelos mesmos problemas, podem ajudar de alguma forma, aconselhando, divertindo, amparando ou simplesmente ouvindo, demonstrando em suas ações e palavras todo o amor de Deus por cada um de nós.

Dessa maneira, devemos sair do nosso mundinho de problemas e deixar o egoísmo e o orgulho de lado, para que possamos nos abrir e deixar que esses instrumentos de Deus nos ajudem na nossa caminhada.

Mesmo que não sintamos Deus ao nosso lado, ele estará sempre lá, dentro de cada pessoa especial que está ao nosso lado, disposta a nos ajudar, por isso Ele as colocou em nosso caminho.

Existe uma frase que diz: “amigos são anjos que Deus coloca na terra para tornar a nossa vida mais feliz”.

Que nós possamos agradecer sempre a Ele por colocar pessoas especiais ao nosso redor, que nos momentos mais difíceis de nossas vidas enxuguem nossas lágrimas e nos momentos felizes se alegrem conosco.

Jesus doou sua própria vida na cruz para nos salvar! E nós, de que maneira estamos seguindo o seu exemplo de amor? Estamos nos doando aos nossos irmãos quando eles mais precisam?

Que nós também sejamos instrumentos de Deus na terra para àqueles que mais necessitam.

Fica para nós esse desafio!


Diogo Medeiros Tulio

Formado em Administração Pública pela UNESP, violonista da missa das 10h e da Pastoral da Crisma

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MINI RETIRO: Fotos

Postando algumas fotos do nosso Mini Retiro de sábado!


Catequistas reunidos em formação na parte da manhã


Acolhida e animação com muita música


Mateus pregando pra galera



Caio pregando pra todos nós



A hora da bandinha!! Só risada!!



Galerinha reunida após a missa de encerramento do Mini Retiro às 10h no domingo!

domingo, 16 de maio de 2010

Mini Retiro: Suuucesso!

Nesse sábado tivemos a alegria de realizar o primeiro retiro do ano da nossa Pastoral. Em uma proporção menor do que o que vem pela frente, o mini retiro foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã houve formação para os catequistas e, na parte da tarde, a seqüência do encontro juntamente com os crismandos.

O objetivo da primeira parte do mini retiro era trabalhar a conscientização dos catequistas com relação ao seu ministério, valendo-se da Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina. Mateus, organizador do encontro e palestrante alertou a todos quanto a importância do conhecimento, prática e transmissão da salvação ao mundo inteiro, ressaltando o que consta no artigo 25 do documento: Eis por que é necessário que todos (...), como diáconos ou os catequistas, legitimamente se consagram ao ministério da palavra, se apeguem às Escrituras por meio de sua assídua leitura e diligente estudo.

Na parte da tarde, com a chegada dos crismandos, tivemos duas palestras. A primeira sobre o Amor do Pai, conduzida pelo Mateus e na seqüência, Pecado e Salvação conduzida pelo Caio.

Um momento especial foi preparado para os participantes com uma dinâmica na qual eles puderam interagir e conhecerem melhor uns aos outros.

O encontro teve seu encerramento com a missa das 10h, no domingo, na festa da Ascensão do Senhor Jesus. Por causa disso, fomos todos de branco e ofertamos flores no momento das Ofertas.

Para a coordenação do encontro esse foi mais um sonho para a Pastoral que deu certo, pois um retiro apenas já não dava conta de tanto conteúdo que precisava ser passado.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mini Retiro da Crisma


Amanhã é o nosso primeiro retiro da Crisma

Local: Casa Comunitária - Rua Coronel Marcondes Salgado nº 75 Vila Ferroviária (em frente à Cidade Mirim da Polícia Militar)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Busquemos as coisas do alto!

Postando um texto escrito pela Milena que vem muito de encontro com a postagem anterior (texto do Mateus)

"Estava lendo a palavra esses dias, me preparando para o retiro de sábado e um versículo me chamou atenção: 'Como são felizes os que em Ti encontram sua força' (Salmo 83, 6). Aproveitando o texto do Mateus, fiquei pensando em algumas coisas que quero compartilhar com vocês"


Por que é muito mais fácil acreditar que uma árvore de pedra, um galho de arruda, um dente de alho, todos objetos passageiros e vítimas do tempo e da decomposição, podem mudar ou melhorar nossas vidas? E por que não acreditar que, ao buscar as coisas de Deus, nossa vida com certeza será mais rica de felicidade verdadeira?

Se passarmos nossas vidas inteiras procurando as coisas da terra, ficaremos presos a ela eternamente! Queiram muito mais, meus queridos irmãos em Cristo! Busquem as coisas do alto! Porque não somos daqui, somos filhos do céu...

Deus retribui os que O procuram!!


Que esse restinho de semana seja de preparação para nosso mini retiro de sábado. Que possamos estar com o coração aberto para ouvir tudo o que Deus quer falar para nós!


Milena Cristina Gravinatti

Graduanda em Fisica Médica na USP-RP, tecladista da missa das 10h, catequista da Pastoral da Crisma e grande amiga de toda a galera!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PEDRAS, PLANETAS, UNIVERSO: Eles têm poder sobre nossas vidas?

Postando aqui um texto muito bem escrito pelo Mateus.

"Umas semanas atrás eu estava com um pessoal num curso que fiz e eles falavam coisas absurdas sobre o poder do cosmo na vida deles. Resolvi escrever pra dar um toque nos nossos jovens, sobre esse tema que é tão 'comum' nos dias de hj"


Você já deu uma paradinha pra conferir no jornal o HORÓSCOPO do dia? Já deu uma pesquisada básica pra ver se o signo do seu paquera bate com o seu? E aquelas arvorezinhas com cristais e outras pedrinhas, fincadas num vazinho cheio de alho, que ficam em cima da mesa pra espantar olho gordo? Em 2012 os planetas irão se alinhar!!! O que acontecerá com o mundo???

Meu amigo(a), responda rápido... de quem é o mérito do gol: da bola que balançou a rede ou do cara que chutou? Desta mesma forma, a Bíblia é direta e não deixa nenhuma dúvida: "São insensatos os que desconheceram a Deus (...) tomaram o fogo, o vento, a esfera estrelada, os astros do céu por deuses, regentes do mundo. Se tomaram essas coisas por deuses, saibam quanto seu Senhor prevalece sobre elas, porque é o Criador que fez essas coisas. Se o que os impressiona é sua força, compreendam que seu criador é mais forte. É a partir da grandeza da criatura que se conhece o criador (...) Talvez se tenham extraviado, procurando a Deus e querendo encontrá-lo. Vivendo entre as obras Dele, põe-se a procurá-lo, mas se deixam levar pela aparência, pois são belas as coisas que se vêem. (...) Infelizes - a sua esperança está em coisas mortas." (Sab 13, 1-19. Leiam o texto todo!)

Portanto, só um tem o poder de mudar e decidir o rumo das coisas e, principalmente da nossa vida. O mundo encontraria as respostas que tanto procura, se ao invés de correr atrás da criatura, fosse direto na fonte: o Criador!


Mateus de Almeida Santos

Biólogo, mestrando da ESALQ, pregador, baterista da missa das 10h e grande amigo e colaborador da Pastoral da Crisma

MOMENTO MUSICAL (5) by Diogo

Hoje é quarta-feira, dia de música aqui no blog!

Hoje temos a música "Como eu te vejo" do Rosa de Saron. É a música que nós tocamos no sábado antes da nossa pregação. Essa música tocou muito forte o nosso coração quando estávamos preparando a pregação.

Em muitas situações da vida nós vivemos o que diz a letra, vivendo a procurar o nosso céu em qualquer lugar e muitas vezes acabamos nos perdendo no tempo. Mas o que importa é sabermos que temos O MELHOR AMIGO sempre a esperar pela gente.



COMO EU TE VEJO (Rosa de Saron)

Vivi a procurar
Meu céu em qualquer lugar,
Em qualquer canto
Onde eu pudesse me jogar.
Estrelas a brilhar
No meu caminho, a iluminar.
Eu sei que sempre esteve a me esperar.

Eu sei que sempre foi meu Deus
Mas sei também
Que é o meu melhor amigo.
Eu sei que me perdi no tempo,
Mas sei que sou muito melhor contigo.

Vivi a procurar
Meu céu em qualquer lugar,
Em qualquer canto
Onde eu pudesse me jogar.
Estrelas a brilhar
No meu caminho, a iluminar.
Eu sei que sempre esteve a me esperar.

Eu sei que sempre foi meu Deus
Mas sei também
Que é o meu melhor amigo.
Eu sei que me perdi no tempo,
Mas sei que sou muito melhor contigo.

Por mais que eu não veja,
Por mais que eu não saiba me entregar,
Tudo que eu vejo me faz acreditar
Que há um brilho dos seus olhos
Que faz a chuva terminar.

terça-feira, 11 de maio de 2010

O peso da ORAÇÃO

Olá pessoal!

Na pregação do último sábado, eu e a Milena contamos pra todos uma historinha que demonstrava a importância e o peso da oração. Não podia deixar de compartilhá-la com vocês aqui no blog.

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e lhe pediu fiado alguns mantimentos.

Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.

O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento

Pensando na necessidade da sua família ela implorou:
- Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver...

Ele lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.

Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família, por sua conta. Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:

- Você tem uma lista de mantimentos?
- Sim - respondeu ela.
- Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos!

A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança.

Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado:

- Eu não posso acreditar!

O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança.

Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada.

O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido...

Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia:

"Meu Senhor, o Senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em Suas mãos..."

O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém.

O outro freguês pagou a conta e disse:
- Valeu cada centavo!

SÓ DEUS SABE O QUANTO PESA UMA ORAÇÃO QUE VEM DO CORAÇÃO
Para Ele nada é impossível.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

8º ENCONTRO - Rezar é buscar a intimidade de Deus

Fala galera!
Hoje é segunda-feira e como de costume, é dia de falarmos da pregação do último sábado. Pra mim (Diogo) foi uma grande alegria estar fazendo a pregação, ainda mais por ter a oportunidade de falar de um tema tão importante – a intimidade com Deus através da oração – com a minha melhor amiga Milena.

Nos dias de hoje, muitas perguntas podem ficar martelando a nossa cabeça: em quem confiamos? Em quem podemos confiar? Podemos confiar em quem não conhecemos? O que fazer quando nos sentimos vazios? Deus é onipotente, onipresente e onisciente; como eu posso me aproximar Dele?

A resposta para todas essas perguntas consiste numa simples palavra: ORAÇÃO

Rezar é criar um elo com o Pai, entregando a Ele tudo que temos e somos, nossas alegrias e tristezas, angústias e preocupações. Através da oração o Criador (Deus) e a criatura (nós) se encontram. Nela entramos em intimidade com Deus e descobrimos que somente com Ele nossa vida tem sentido.

Mas o que é INTIMIDADE?

Intimidade é familiaridade, amizade. Ser íntimo é ser confidente, é conversar, conviver, trocar experiências, rir juntos, chorar juntos.

Na nossa vida, todos nós temos pelo menos uma pessoa que nós podemos contar em todos os momentos. Aquele amigo ou amiga que sabemos que vai estar ao nosso lado independente de qualquer fato. Quando rezamos, Deus assume esse papel de confidente, de melhor amigo.

Por isso devemos esquecer a idéia de que Deus é um Deus distante. Como aquele melhor amigo, Ele está ao nosso lado sempre e, por isso, quando rezamos devemos falar com Deus como falamos com nossos amigos. Ele não quer palavras bonitas, mas sim uma oração sincera que venha do fundo do nosso coração.

Para que a nossa oração seja eficaz devemos:
- ver Deus como um amigo que podemos confiar sempre
- ter fé e ousadia
- acreditar que Deus existe e que Ele tudo pode
- acreditar que aquilo que pedimos é necessário para nós

Assim, devemos rezar sempre!

Todos os dias, Deus está ao nosso lado, esperando um olhar, um simples “oi”. E nós, por muitas vezes nos esquecemos Dele.

Deus, assim como aquele melhor amigo que temos na terra, se alegra com nossas alegrias, se entristece com nossas tristezas, nos estende a mão quando caímos e nos carrega nos braços quando pensamos em desistir no meio do caminho.

Somente através da fé e da oração podemos compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade de Deus, ou seja, conhecer seu amor e fazer parte da sua intimidade.

Assim como percebemos apenas com um olhar como aquele nosso melhor amigo está se sentindo, se ele está bem ou não, devemos ser sensíveis aos sinais e à presença de Deus em nossas vidas. Muitas pessoas deixam de acreditar por não sentir Deus a seu lado e por não conseguir ver quantas maravilhas Ele nos oferece.

Que nós possamos ver Deus como um amigo íntimo, aquele melhor amigo que podemos contar.

Por isso, quando nos perguntarem quem é Deus para nós, possamos falar que Ele, além de nosso Pai, é também nosso grande amigo.

domingo, 9 de maio de 2010

Mães só morrem quando querem!

"Em geral, as mães, mais que amar os filhos, amam-se nos filhos."
(Friedrich Nietzche)


Eu tinha 7 anos quanto "matei" minha mãe pela primeira vez: eu não a queria junto a mim quando chegasse à escola em meu primeiro dia de aula. Eu me achava forte o suficiente para enfrentar os desafios que a nova vida iria me trazer.

Poucas semanas depois, descobri aliviado que ela ainda estava lá, pronta pra me defender, não somente daqueles garotos brutamontes que me ameaçavam, como das sérias dificuldades com a tabuada.

Quando eu fiz 14 anos eu a "matei" novamente: não a queria me impondo regras ou limites, nem que me impedisse de viver a plenitude dos vôos juvenis.

Mas logo no primeiro porre, eu felizmente a descobri viva. Foi quando ela não só me curou da ressaca como impediu que eu levasse uma vergonhosa surra do meu pai.

Aos 18 anos achei que "mataria" minha mãe definitivamente, sem chances para ressurreição: entrei na faculdade, morando em república, participando de atividades em que a presença materna não cabia em nenhuma hipótese.

Grande engano: quando me vi confuso e sem saber qual rumo seguir foi em seus braços que encontrei conforto e compreensão.

Aos 23 anos me dei conta de que a "morte materna" era possível, era só uma questão de tempo: me casei, me tornei independente e segui viagem.

Mas bastou nascer a primeira filha para descobrir que o "bicho mãe" havia se transformado numa espécie ainda mais vigorosa chamada avó.

Apesar de tudo continuei acreditando na tese da "morte" lenta e demorada e aos poucos fui me sentindo mais distante e autônomo, mesmo que a intervalos regulares ela reaparecesse em minha vida desempenhando papéis que somente ela sabia protagonizar.

Mas o final dessa história, ao contrário do que eu sempre imaginei, foi ela quem definiu: quando eu menos esperava, ela decidiu morrer. Assim, sem mais nem menos, sem pedir licença ou permissão, sem data marcada ou ocasião para despedida. Ela simplesmente se foi, deixando a lição que mães são para sempre.

(AUTOR DESCONHECIDO)

Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que devemos amar as nossas mães enquanto elas estão por aqui.

Por isso temos que amá-la sempre...
E não matá-la em vida...
Nunca sabemos quando ela vai querer partir...
O vazio que pode ficar, nunca vamos conseguir preencher...

Para quem ainda a tem ao seu lado, ame-a...
Abrace-a sempre, dê-lhe colo

E para quem já não a tem mais do seu lado, guarde suas lembranças no mais precioso dos baús. Mesmo onde ela estiver, saiba que sempre ela vai entender o recado. Vai chorar quando você chorar... vai sorrir quando você sorrir... vai velar seu sono, como fazia na época de criança...

NÃO ESPERE ELA PARTIR PARA LHE DAR AMOR!

Um dia você pode descobrir que a pessoa que mais te amou na vida foi ela! E amou incondicionalmente!

Se ela estiver do seu lado, dê-lhe um beijo e um abraço, e diga o que ela sempre quis ouvir:

MAMÃE, EU TE AMO! OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR!

E se ela já não estiver do seu lado, feche os olhos e faça uma prece para ela. agradecendo pela vida e também dizendo que a ama...

FELIZ DIA DAS MÃES!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Parabéns Pe. Antonio!


A comunidade de Nossa Senhora das Graças comemorou com muita alegria os 84 anos de vida do Pe. Antonio Desan. A celebração festiva aconteceu na quinta-feira (06/05) na missa das 19hs, e foi presidida pelo próprio Pe. Antonio e concelebrada pelo pároco Pe. Edson.

A comunidade reunida pôde relembrar alguns momentos da história do Pe. Antonio, a sua vida de dedicação e simplicidade no serviço paroquial e o seu amor por Nossa Senhora.

“Agradeço muito a Deus pela minha vida e pela vocação maravilhosa que Ele me deu: a vocação de ser sacerdote e de continuar servindo a igreja até hoje”, disse ele.

Pe. Edson, em sua homília enalteceu a importância da valorização da vida, exortando todos os fiéis a agradecer a Deus por esse dom maravilhoso que Ele nos deu. Ressaltou ainda o exemplo do Pe. Antonio e o seu amor pela vida: “o Pe. Antonio, mesmo diante de todas as suas dificuldades, é um valorizador da vida. Temos que agradecer a Deus pela sua vida; homem de fé, que tem uma dedicação imensa pelo dom que Deus lhe deu, homem de respeito, homem verdadeiro. Sua vida é um presente de Deus para nós” – finalizou.


Ao final da celebração toda a comunidade foi convidada a participar da confraternização no Salão de Festas da paróquia, onde Pe. Antonio recebeu os cumprimentos e o carinho dos paroquianos.

Postando comentários no blog

Olá pessoal!

Algumas pessoas que acessam o nosso blog estão tendo dificuldades em postar seus comentários aqui. Por isso, alterei as configurações do sistema de comentários para torná-lo mais simples para vocês utilizarem, ok?!

Também achei útil postar um "mini-tutorial" de como postar os comentários para quem ainda estiver encontrando dificuldades!

1º PASSO: Siga para o final da postagem, onde você vai encontrar a seguinte "mensagem":


2º PASSO: Clique em "comentários" e aparecerá a seguinte tela:


3º PASSO: Vá na opção Selecionar perfil e selecione a opção Nome/URL

4º PASSO: Escreva o nome no lugar indicado e clique em Continuar (Obs: não é necessário preencher o campo URL)
5º PASSO: Escreva o comentário no espaço reservado e clique em Postar comentário
Feito isso, o seu comentário já aparecerá automaticamente no blog!

Qualquer problema entrem em contato.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comemoração dos 84 anos do Pe. Antonio

A comunidade de Nossa Senhora das Graças tem a alegria de convidar a todos para a comemoração dos 84 anos de vida do nosso querido Pe. Antonio Desan.

Toda a comunidade celebrará mais um ano de vida do Pe. Antonio neste quinta-feira (06/05) na missa das 19hs. Após a missa haverá uma confraternização no salão de festas da paróquia.

Todos estão convidados a participar deste momento de alegria para nossa paróquia.

E nós, da Pastoral da Crisma, queremos agradecer a Deus pela vida do Pe. Antonio. O senhor para nós é um exemplo de dedicação ao trabalho paroquial e amor por Nossa Senhora. Que Deus o abençoe cada dia mais e que, com a intercessão de Nossa Senhora das Graças, o senhor possa comemorar muitos e muitos anos de vida com toda a comunidade.

MOMENTO MUSICAL (4) by Diogo

Hoje é quarta-feira, e o que isso significa? Significa que ontem foi terça e amanhã é quinta! (tudo bem, essa foi péssima!!!)

Vamos ao nosso Momento Musical!

A música de hoje é uma música que nós já tocamos algumas vezes esse ano: "Incendeia minha alma". Estou postando a versão cantada pelo Flavinho da Canção Nova, mas ela também pode ser encontrada no youtube com outras pessoas interpretando, como o Pe. Fábio de Melo, por exemplo.

Que nós possamos fazer dessa música uma oração diária em nossas vidas!




INCENDEIA MINHA ALMA (Flavinho)

Espírito Santo vinde falar em mim
Espírito Santo vinde falar em mim
Espírito Santo vinde orar em mim
Espírito Santo vinde orar em mim

Vinde curar, vinde libertar
Nossos corações de toda a opressão
Vinde transformar, vem incendiar
Traz fogo do céu nesse lugar

Incendeia minha alma
Incendeia minha alma
Incendeia minha alma, Senhor!

terça-feira, 4 de maio de 2010

O furo no barco

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fôra contratado para fazer.


Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quanto terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:

- O Senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
- Mas isto não é pelo trabalho da pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah! Mas foi um serviço tão pequeno... Certamente não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!

Dito isto, o homem respondeu:

- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que tinham saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine o meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que você fez? Salvou a vida dos meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar essa sua "pequena" boa ação.

Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

Enviado pela Isa, via e-mail!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

João Paulo II fica perto da beatificação

Notícia publicada por Leonardo Meira do Serviço de Informação do Vaticano no final do ano de 2009, mas que vale a pena ser postada aqui.

O reconhecimento das virtudes heróicas do Servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyla), nascido aos 18 de maio de 1920, em Wadovice na Polônia, e falecido aos 2 de abril de 2005, em Roma, foi autorizada pelo Papa Bento XVI.

Passados cinco anos da morte do papa polonês, o clamor "Santo Subbito!" ("Santo já!") - que ecoou na Praça de São Pedro durante os funerais - está mais perto de se concretizar.

Bento XVI recebeu em audiência privada o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Arcebispo Angelo Amato. Na ocasião o Papa autorizou a promulgação de decretos da Congregação, que reconhecem milagres, virtudes heróicas e martírios de outros 20 postulantes aos altares.

O caminho até a beatificação de João Paulo II ficou mais curto. Agora, falta apenas o reconhecimento oficial de um milagre realizado através de sua intercessão.

Na já extensa lista de possíveis curas operadas através de sua intercessão, a da religiosa Marie Simon Pierre é a acompanhada mais de perto. A freira, que pertence à Congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, se recuperou de forma inexplicável do Mal de Parkinson dois meses após a morte do Papa.

"João Paulo II me curou. Foi obra de Deus, graças à intercessão dele. Estava doente e me curei. Agora, corresponde à Igreja decidir e reconhecer se se trata ou não de um milagre", disse a religiosa durante entrevista coletiva em março de 2007.

Deus existe!

Olá pessoal, como estão?

Aproveitaram o descanso do final de semana?

Como não tivemos encontro no último sábado, não temos o resumo da pregação nessa semana; voltamos com ele na semana que vem.

Para começar a semana vai um video que a Milena me enviou há muuuuuito tempo e a Camila me mandou novamente, recomendando para o nosso blog!

Boa semana a todos!