quarta-feira, 30 de junho de 2010

MOMENTO MUSICAL (12) by Diogo

No momento musical de hoje estamos postando a música que tocamos no sábado, no final da pregação. É a música "Eu sou um jardim" da cantora Adriana.




Eu sou um jardim (Adriana)

Não importa se o homem compara o meu valor.
Com moeda deste tempo, propriedade de Deus eu sou.
Não importa se os reis deste tempo não me honrou
Eu fui comprado pelo sangue, que não se mede o seu valor.
Sangue puro que na Cruz jorrou.

Eu sou um jardim guardado em Deus, regado com seu amor
Entre os milhões me separou e pelo nome me chamou
Eu sou um jardim guardado em Deus, regado com seu amor
Entre os milhões me separou e pelo nome me chamou

O homem não consegue olhar, nos olhos do Senhor.
Por isso escondido estou, um jardim secreto sou
Ninguém me tocará, nada vai me separar
Dos braços do Amado Salvador

Eu sou um jardim guardado em Deus, regado com seu amor
Entre os milhões me separou e pelo nome me chamou
Eu sou um jardim guardado em Deus, regado com seu amor
Entre os milhões me separou e pelo nome me chamou

Os Santos Juninos - PARTE 3

Fechando a nossa seção sobre os Santos comemorados no mês de junho, falamos de São Pedro, que teve sua memória celebrada no dia de ontem: 29 de junho!


Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.

Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com São Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca que foi afastada um pouco da margem.

No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará "pescador de homens".


Tradição e Devoção a São Pedro

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas - cabe a Pedro abrir ou fechar o acesso ao Reino dos Céus, por meio da Igreja. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João, que é o "Santo Festeiro".

São Pedro pescador de homens, rogai por nós!

Fontes:
http://www.vivos.com.br/158.htm http://pt.wikipedia.org/wiki.S%C3%A3o_Pedro http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diajunino6.html

terça-feira, 29 de junho de 2010

Milagre Eucarístico de Lanciano

Dando continuidade a temática da pregação do último sábado, mais precisamente sobre Eucaristia, vamos falar sobre o milagre de Lanciano, citado pela Marcelle durante a pregação.

"A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6,55-56).

Nossos sacrários mantêm entre nós a realidade da Encarnação: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós."

E habita ainda verdadeiramente presente entre nós, não somente de uma maneira espiritual, mas com seu próprio Corpo. Esta presença real da carne de Cristo é admiravelmente manifestada pelo Milagre de Lanciano.



Um milagre que dura há mais de 12 séculos e que a ciência examinou, e diante dos fatos, teve que se inclinar.

Este prodigioso milagre deu-se por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano, na igreja do mosteiro de São Legoziano, onde viviam os monges da Ordem de São Basílio.

Entre os monges, havia um que se fazia notar mais por sua cultura mundana do que pelo conhecimento das coisas de Deus. Sua fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho Seu verdadeiro Sangue.

Foi quando, certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela sua dúvida, após proferir as palavras da Consagração ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo. Sentiu-se confuso e dominado pelo temor diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural. Até que, em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:

"Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!"

A Hóstia-Carne apresentava, como ainda hoje se pode observar, uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto, e tinha uma aparência fibrosa; o Sangue era de cor terrosa (entre amarelo e o ocre), coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes.

Serenada a emoção de que todo o povo foi tomado, e dadas aos Céus as graças devidas, as relíquias foram agasalhadas num tabernáculo de marfim, construído a mando das pessoas mais credenciadas do lugarejo.

A partir de 1713, até hoje, a Carne passou a ser conservada numa custódia de prata, e o Sangue, num cálice de cristal.


O Milagre e a Ciência

Foi em 18 de novembro de 1970 que os Frades Menores Conventuais decidiram, devidamente autorizados, confiar a dois médicos de renome profissional e idoneidade moral a análise científica das relíquias. Para tanto, convidaram o Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e livre docente de Anatomia e Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica, para, assessorado pelo Prof. Ruggero Bertelli, Prof. emérito de Anatomia Humana Normal na Universidade de Siena, proceder aos exames.

Após alguns meses de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

- A Carne é verdadeira carne.
- O Sangue é verdadeiro sangue.
- A Carne é do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).
- A Carne e o Sangue são do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.
- No Sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os seguintes minerais: cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no Sangue encontram-se normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa VIVA.
- A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constitui um fenômeno extraordinário.

E antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas, realizadas em Arezzo, os doutores Linoli e Bertelli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos:

"E o Verbo se fez Carne!"

E o impressionante é que é a Carne do Coração. Não a carne de qualquer parte do Corpo adorável de Jesus, mas a do músculo que propulsiona o Sangue – e portanto a vida – ao corpo inteiro; do músculo que é também o símbolo mais manifesto e o mais eloqüente do amor do Salvador por nós.

A Eucaristia é, na verdade, o dom por excelência do Coração de Jesus. Nela recebemos o Cristo todo inteiro.

Tanto na hóstia como no vinho, está Jesus Cristo vivo e inteiro (corpo, sangue, alma e divindade).

O que aconteceu em Lanciano, acontece em todas as igrejas do mundo e em qualquer missa, a única diferença é que lá em Lanciano além de transubstanciar a substância (pão e vinho), transubstanciou-se também a aparência.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

13º ENCONTRO - Batismo, Eucaristia e Confirmação: Sacramentos de Iniciação Cristã

No último sábado tivemos o nosso encontro de encerramento do semestre. Quem realizou a pregação para todos nós foram o Rodrigo, a Marcelle e o Braian; e eles falaram sobre os Sacramentos de Iniciação Cristã: o Batismo, a Eucaristia e a Confirmação ou Crisma.

Os sacramentos de iniciação cristã, como o próprio nome diz, propiciam à todos iniciar sua vida em Cristo e na Igreja. Esses sacramentos são intimamente interligados.

Pelo Batismo, nos tornamos filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo: a Igreja. O batismo apaga o Pecado Original de nossas vidas, tornando-nos criaturas novas e aptas para fazermos parte da vida cristã. No batismo a criança é levada por seus pais e padrinhos, que se comprometem perante Deus e a Igreja, a educá-la e orientá-la na fé em Cristo.


O sinal do batismo é a água e através dela todos somos marcados com o Espírito Santo.

O Batismo é a porta para os sacramentos!

O Sacramento da Eucaristia é o alimento da nossa fé. Nele encontramos Cristo em sua plenitude, e acreditamos pelos olhos da fé, que não estamos diante de um simples pão e vinho, mas diante do Corpo e Sangue de Jesus.


É o sacramento por excelência, que sustenta todos os outros sacramentos. Nele encontramos também o alimento para o nosso corpo e para nossa alma. Na Eucaristia buscamos abastecer nossa fé através de um íntimo contato com Cristo.

Devido a excelência deste sacramento, é necessário estarmos preparados física e espiritualmente para recebermos Jesus, acreditando no mistério presente na Eucaristia. Não devemos entrar na fila de comunhão por mero rito, ou porque todos vão; não devemos fazer da Eucaristia uma rotina. Devemos ver na Eucaristia o sustento para nossa vida, fazendo do nosso coração uma manjedoura para receber o Corpo e Sangue de Cristo.

O Sacramento da Confirmação, ou Crisma, é um sacramento de maturidade cristã, onde os jovens e adultos confirmam o Espírito Santo recebido no batismo.

É um sacramento que requer ATITUDE por parte de cada pessoa. Nele o jovem/adulto confirma sua fé e se reveste do Espírito Santo para seguir em frente na caminhada.

Se no batismo a criança era levada por seus pais e padrinhos, e estes se comprometiam perante Deus e a Igreja, no sacramento da Confirmação o jovem tem a oportunidade de dar pessoalmente essa resposta e assumir esse compromisso.

Nós, ao sermos marcados exclusivamente pelo Bispo com o óleo do Santo Crisma, somos chamados a seguir a vida cristão e a missão na Igreja. Por isso, o sacramento da confirmação não deve ser visto como o fim (muitas pessoas recebem a Crisma e somem da igreja, voltando, quando voltam, somente para casar), mas como o pontapé inicial para um maior comprometimento com Deus.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Jubileu das Pastorais - mês de junho


No próximo domingo, na missa das 19:15h acontecerá a missa comemorativa ao jubileu de 50 anos da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, a cargo da Pastoral da Juventude e do Grupo de Jovens Leão de Judá.

A missa desse mês será celebrada pelo Pe. Paulo Facin, que já foi seminarista em nossa paróquia e muito contribuiu aos nossos trabalhos pastorais, principalmente na Crisma.

Todos nós da Pastoral da Crisma estaremos presente neste celebração. Por isso, excepcionalmente neste final de semana, tanto catequistas, quanto os crismandos participarão da missa da noite e não às 10h como de costume!

Venha participar conosco, celebrando e comemorando com a gente a preparação para os 50 anos de nossa paróquia.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os Santos Juninos - Parte 2

Dando continuidade a nossa apresentação dos Santos Juninos, falamos hoje de São João.

A Igreja celebra neste dia 24 de junho o nascimento de São João Batista. Único santo da Igreja que como Maria a Mãe de Deus tem o aniversário natalício recordado pela liturgia.

João Batista é um personagem importante da Bíblia. O Novo Testamento descreve as pregações e os batismos que ele realizava à margem do rio Jordão, em Israel, e que atraíam inúmeros fiéis. Um dos batizados foi o próprio Jesus Cristo. Ainda segundo os escritos sagrados, João era um eremita e vivia numa gruta no deserto.

No ritual de mergulho nas águas do rio, que ele chamava de Batismo de Arrependimento, João insistia que os judeus fizessem penitência e se preparassem para a iminente chegada do messias – o Cordeiro de Deus. Por isso, sua associação com o filhote de carneiro. João foi um líder espiritual de grande expressão em sua época. É considerado o primeiro profeta de Israel depois de um lapso de 400 anos sem profetas.

Por ser filho de Isabel, prima de Maria, João Batista era também primo de Jesus em segundo grau. Sua história teve um final trágico. Degolado, sua cabeça foi oferecida numa bandeja para Salomé, filha do imperador Herodes. Onze séculos depois, na Idade Média, o santo se tornou popular quando os cavaleiros hospitalários e templários – guerreiros cristãos que defendiam Jerusalém dos muçulmanos – o adotaram como patrono.

"São João, acende a fogueira do meu coração.” A alusão ao fogo na letra dessa canção popular também tem origem na Bíblia. Segundo se narra, Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra, acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada a distância no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.

Devoção e Tradição a São João

Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o majericão.

Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.

Fonte:
http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/fj_santos.htm
http://festajunina.pbworks.com/OS+SANTOS+JUNINOS
http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0086/preview07.shtml

São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.
São João, alegria do povo, rogai por nós.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MOMENTO MUSICAL (11) by Diogo

Chegamos a mais um momento musical!

A música de hoje é "Deus de Promessas", composta por Davi Stacer do Ministério Toque no Altar. Simplesmente uma das músicas mais bonitas que eu ouvi nos últimos tempos. Não é necessário nenhum texto explicando ou mencionando essa música: ela "fala" por si só!

Vamos abrir o coração e aproveitar para refletir a presença de Deus em nossas vidas com essa música.




Deus de Promessas (Toque no Altar)

Sei que os Teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
E os Teus ouvidos
Estão sensíveis para ouvir meu clamor
Posso até chorar, mas a alegria vem de manhã
És Deus de perto e não de longe
Nunca mudastes, Tu és fiel

Deus de aliança, Deus de promessas
Deus que não é homem pra mentir
Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas Tua Palavra vai se cumprir

Sei que os Teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
E os Teus ouvidos
Estão sensíveis para ouvir meu clamor
Posso até chorar, mas a alegria vem de manhã
És Deus de perto e não de longe
Nunca mudastes, Tu és fiel

Deus de aliança, Deus de promessas
Deus que não é homem pra mentir
Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas Tua Palavra vai se cumprir

Posso enfrentar o que for, eu sei quem luta por mim
Seus planos não podem ser frustrados
Minha esperança está, nas mãos do Grande eu sou
Meus olhos vão ver o impossível acontecer

Deus de aliança, Deus de promessas
Deus que não é homem pra mentir
Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas Tua Palavra vai se cumprir

Vai se cumprir, vai se cumprir
Vai se cumprir, vai se cumprir

terça-feira, 22 de junho de 2010

Os Santos Juninos - Parte 1

O mês de junho é marcado pelas festas juninas, que todos nós adoramos participar. Esse mês também é marcado pelas homenagens aos Santos Juninos, tão lembrados nas quadrilhas e arraiais. Por isso vamos contar até o final do mês a história dos três santos "famosos" do mês de junho: Santo Antonio, São João e São Pedro.

Iniciamos hoje com Santo Antonio que foi comemorado no dia 13 de junho.

Santo Antônio é conhecido no mundo inteiro. Seus santuários, basílica e pequenas capelas são veneradas por fiéis de todas as camadas sociais. É padroeiro de inúmeras localidades. Chamado de Santo Antônio de Lisboa porque nasceu na capital portuguesa. É Santo Antônio de Pádua, porque nesta cidade da Itália trabalhou no fim da vida e nela está sepultado.

Segundo antiga tradição, a data de seu nascimento coloca-se 15 de agosto de 1196. O pai, Martinho de Bulhões, teria sido cavaleiro do rei Dom Afonso I (1139-1185), descendente de cruzados; sua mãe, Tereza de Taveira, provinha de família nobre. Batizado na catedral, conhecida como Sé Patriarcal, recebeu o nome de Fernando que significa “ousado campeão da paz”. Biografia de 1316 conta que Fernando, desde cedo, mostrava “ser de boa índole” e, principalmente, que gostava de fazer donativos aos pobres.

Em 1210 passou a estudar com os cônegos de Santo Agostinho. Em Lisboa, depois no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Dos seus escritos e pregações posteriores, pode-se concluir que Fernando aproveitou intensamente as possibilidades de estudos que lhe eram oferecidas em Santa Cruz. Dedicou-se principalmente à Sagrada Escritura, em estudo e meditação.

O Papa Gregório IX mais tarde o designou como “Arca do Testamento”: e o Papa Pio XII, ao elevá-lo a Doutor da Igreja, lhe deu o título de “Mestre Evangelho”. Em Coimbra, também se ordenou sacerdote, pelo ano de 1219.

Animado pelo martírio dos primeiros Franciscanos em Marrocos, o Cônego Fernando entrou na Ordem de São Francisco de Assis, que revigorava o espírito evangélico e missionário da Igreja (fins de junho de 1220) e recebeu o nome de Frei Antônio.

Como Franciscano, viveu anos de retiro em eremitério; foi o primeiro professor de Teologia dos Frades, a pedido do próprio São Francisco; pregador e evangelizador de profunda inteligência e coração, arrastou multidões por onde passava, na Itália, França e de novo na Itália , como Superior de Conventos, brilhou por humildade e sincera caridade; dedicação e zelo levaram-no a servir os pobres em suas necessidades materiais e espirituais, por intervenções milagrosas e sua profunda oração.

O último período de vida Frei Antônio passou-o em Pádua, em intensa atividade de pregador. Morreu no Conventinho de Arcella, periferia de Pádua, na tarde de 13 de junho de 1231. Na mesma hora, sem que ninguém tivesse anunciado, as crianças de Pádua puseram-se a correr pelas ruas exclamando: “Está morto o Santo! Morreu o padre santo! Morreu Santo Antônio!”

Foi tanta a repercussão de sua morte e tantos os milagres, que, onze meses após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Em 1263, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta e continua intacta até hoje, numa redoma de vidro, na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, onde estão seus restos mortais.

Muito mais tarde, em 1934, foi declarado Padroeiro de Portugal. E em 1946, o Papa Pio XII proclamou Santo Antônio ‘Doutor da Igreja’, com o título de ‘Doutor Evangélico’. Santo Antônio não perdeu sua atualidade e é invocado pelo povo cristão, até hoje, para curar doença, achar coisa perdida e ajudar no casamento.

Devoções a Santo Antonio

É invocado como protetor de coisas perdidas, porque em Montpellier, na França, onde lecionava e pregava, um noviço franciscano saiu do convento e roubou seus comentários escritos sobre os salmos. Ele rezou para que o ladrão lhe devolvesse a preciosa obra. Arrependido, o ladrão voltou e lhe devolveu o livro manuscrito. Daí o fato de ser invocado para encontrar coisas perdidas.

Também, na França, uma senhora de Toulouse, por ter alcança do uma grande graça, por intercessão de Santo Antônio, resolveu levar pães à igreja, para que fossem abençoados e distribuídos aos pobres. Daí vem a tradição de se abençoar os pães de Santo Antônio, no dia 13 de junho, para se crescer no amor para com os pobres e para se buscar a restituição da saúde a muitos de nossos doentes.

A devoção a Santo Antônio teve desenvolvimento popular surpreendente. O folclore brasileiro é rico em alusões ao poder milagroso do santo para casamento.

No Brasil, muitas moças afoitas por encontrar um marido retiravam o bebé dos braços das estátuas do santo, prometendo devolvê-lo depois de alcançarem o seu pedido. Por esse motivo, alguns párocos mandavam fazer a estátua do santo com o Menino Jesus preso ao corpo do santo, evitando assim o seu sequestro. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo, dizem que só a mudariam de posição quando Santo Antônio lhes arranjasse marido

Fontes: http://reporterdecristo.com/santo-antonio-de-padua/
http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/stantonio_06/sintese.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa

Que Santo Antonio não seja atual nas nossas vidas apenas nesse mês de junho, mas sim todos os dias. Que sigamos o seu exemplo de fé e amor a Deus e ao próximo!

Santo Antonio, rogai por nós!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

12º ENCONTRO - Confissão e Unção dos enfermos: Sacramentos de Cura

No último sábado a pregação foi feita pelo seminarista Dionísio. Ele falou sobre os Sacramentos de Cura: Confissão e Unção dos Enfermos

Já na oração inicial rezamos pedindo o Espírito Santo para que aprendessemos a amar e respeitar a nossa Igreja, que é por excelência uma igreja sacramental.

A palavra SACRAMENTO quer dizer sinal. Os sacramentos são, portanto, sinais da presença e da graça de Cristo em nossas vidas.

A Confissão ou Reconciliação e a Unção dos Enfermos são sacramentos que proporcionam o perdão, o consolo e a cura. Pela confissão obtemos o perdão dos pecados e somos reconciliados com Deus e com a Igreja. Pela unção dos enfermos a Igreja entrega os doentes aos cuidados do Senhor para que os console, alivie e salve.

O nosso Deus, cheio de amor, cura nossa alma através da reconciliação e é solidário conosco no sofrimento e na dor.

Assim, podemos dizer que através da confissão, temos nossos pecados perdoados e alcançamos a cura para nossa alma. Nesse mesmo sentido, através da unção dos enfermos, temos nossos pecados perdoados e podemos alcançar a cura e o alívio para o nosso corpo.

Agradeçamos ao Senhor por participarmos da Igreja de Jesus Cristo, presente em nossas vidas do nascimento até a nossa morte, através das graças que podem ser encontradas em todos os sacramentos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Precisamos de Santos!

Postando a "Carta aos Jovens" escrita por João Paulo II em uma das muitas "Semanas da Juventude" que ele conduziu.

João Paulo II foi para nós jovens, um carinhoso Pastor que sempre, em suas manifestações, acolhia e amava intensamente toda a juventude, dando as direções para uma vida feliz e completa em Deus.

“Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(João Paulo II)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sempre é tempo de lançar sementes

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver. Viver é plantar. É atitude de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que hoje plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe.

Hoje, o futuro está sendo plantado. As escolhas pelas quais procuramos, os amigos que cultivamos com carinho, as leituras que fazemos, os valores que carregamos, os amores que amamos, tudo será determinante para a nossa colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra, que somos nós, frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Por isso, sempre é tempo de lançar sementes. Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje; sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não podemos nos descuidar com o que estamos escolhendo para deixar cair na nossa terra.

Cuidado com os semeadores que não nos amam: eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que não conhecemos: há muita maldade escondida em sorrisos sedutores.

Cuidado com os amores passageiros: eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam.

Cuidado com os invasores do seu corpo: eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem.

Cuidado com os olhares de quem não sabe amá-lo: eles costumam fazê-lo esquecer que você realmente vale a pena.

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí: elas costumam estragar aquilo que acreditamos ser verdade.

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos e costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho, pois em você Deus resolveu expressar, mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz. NÃO COLOQUE UM PONTO FINAL NAS SUAS ESPERANÇAS. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar e o que amar nesta vida.

Em vez de ficar parado no que você fez de errado ou no que não deu certo até agora, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito.

Vá em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu para duvidar?


Fonte: adaptação do texto "Hoje é tempo de ser feliz"
do Pe. Fábio de Melo, da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MOMENTO MUSICAL (10) by Diogo

Chegamos ao nosso Momento Musical número 10!

A música de hoje é a música "Coração Adorador" composta pelo Márcio Pacheco (Banda Bom Pastor e Banda Dom) e executada por ele e pelo Padre Fábio de Melo. Uma letra muito profunda que sempre marcou a história da Pastoral da Crisma.

Nós, como Igreja que somos, temos que pedir sempre um coração adorador, para que tenhamos mãos e voz de profetas no mundo!


CORAÇÃO ADORADOR (Márcio Pacheco e Fábio de Melo)

Derrama sobre mim
Teu Espírito, Senhor
Vem preencher meu coração
Faz-me forte e fiel, um servo teu

Tua mão desceu sobre mim
E me retirou da escuridão
Deu-me mãos e voz de profeta
Deu-me um coração adorador

Eu derramo sobre ti
Meu Espírito de amor
Vou preencher teu coração
Te faço forte e fiel, um amigo meu

Minha mão desceu sobre ti
E te retirei da escuridão
Dei-te mãos e voz de profeta
Dei-te um coração adorador

Tua mão desceu sobre mim
E me retirou da escuridão
Deu-me mãos e voz de profeta
Deu-me um coração adorador

terça-feira, 15 de junho de 2010

O enterro da Igreja



Certa vez um padre novo foi enviado a uma pequena paróquia do interior. Era um povoado de pouca gente, mas de muitos problemas. O povo gastava o tempo em questõezinhas políticas e falatórios da vida alheia.

Embora todos se dissessem católicos, a igreja estava sempre vazia. E o padre novo cheio de ideais e de esperanças, queria ver a igreja lotada, o povo cantando, rezando e trabalhando unido.

Mas foi uma decepção.

Na sua chegada houve até uma festa, com discursos e promessas, etc. Mas não passou disso. Às missas não vinha ninguém. O padre estava desanimado com aquela indiferença.

Certo dia, porém, teve uma ideia. Percebendo que o povo gostava de novidades, inventou uma boa: convidou o povo para o enterro da Igreja! A notícia espalhou-se rapidamente.

A data estava marcada: o “enterro da Igreja” seria no próximo domingo, às 17 horas.

Durante a semana as mulheres se encarregaram de espalhar o convite, acrescentando sempre aquele comentariozinho de gozação: “Este padre não bate bem. Vamos ver o que ele vai aprontar!”.

E era isso mesmo que o padre queria: chamar a atenção de todos. Reunir o maior número possível de paroquianos. E deu certo: todo mundo queria ver o tal “enterro da igreja”. Nunca um domingo foi tão esperado quanto aquele.

Durante toda a tarde foi chegando gente. O povo não cabia mais na igreja. Junto à porta da matriz estava um caixão roxo com quatro velas grossas. O ambiente foi ficando sério. No meio de tanta curiosidade, criou-se também um clima de respeito.

Finalmente, o padre novo pôs o povo em duas filas, uma de cada lado do caixão, para que todos, silenciosamente, pudessem ver pela última vez a “Mãe Igreja” e dela se despedissem.

Estava revelado o mistério.

Ninguém saiu rindo, mas envergonhado, muitos deles cobrindo o rosto com a mão: no fundo daquele caixão vazio, o padre havia colocado um grande espelho. E cada um via lá dentro o seu próprio rosto.

A Igreja estava morta na pessoa de cada paroquiano, que não vivia a fé!


Se você não quiser ser Igreja “defunta”, seja cristão “vivo”, porque a Igreja está viva ou morta em você. Por isso diz o Senhor: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef 5,14).

A Igreja concretiza-se aqui ou ali, nesta ou naquela comunidade real, viva e visível, que é a Igreja local ou Paroquial. Por isso não podem haver cristãos vagos, desligados, sem compromisso algum com a comunidade.


Contribuição da Priscila via e-mail!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

11º ENCONTRO - A Igreja é o povo de Deus

Começamos mais uma semana e vamos falar do nosso último encontro!

Quem fez a pregação pra gente no último sábado foi o Ronaldo, coordenador da Catequese da nossa paróquia. Ele veio nos falar sobre IGREJA.

A Igreja é o sacramento da presença e ação de Jesus.

Em Pentecostes, os apóstolos e discípulos receberam o Espírito Santo e formaram a pequena comunidade que chamamos de Igreja, onde se vive como filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Essa assembléia inicial foi o princípio da Igreja.

Depois do prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se a multidão reunida na praça e fez uma pregação memorável, convertendo muitas pessoas. Esses convertidos levaram a Boa Nova aos seus locais de origem e assim surgiram comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma.

Iniciou-se, assim, a expansão da Igreja. Essas primeiras comunidades cristãs impressionavam pelo fervor, coragem e unidade dos cristãos e também por seus membros não temerem anunciar que Jesus é o Messias! A presença do Espírito Santo era muito viva! Os dons e carismas recebidos eram colocados a disposição da comunidade.

A Igreja é uma iniciativa de Deus. Apesar de nascer da experiência do Cristo Ressuscitado, ela foi suscitada pelo Espírito Santo e continua penetrada pela presença e força do mesmo Espírito. Por isso tem a santidade que Deus lhe confere.

Mas a Igreja é também uma realidade humana, feita de pessoas limitadas e pecadoras. Ela realiza nossa comunhão com Deus e a comunhão entre nós. É muito importante viver e crescer em comunidade!

A Igreja continua no meio de nós através de Jesus. Ele é o centro da história humana e da Igreja. Não existe Igreja sem Jesus. A Igreja é a comunidade dos que aceitam Jesus e sua identidade é evangelizar, buscando transformar as pessoas e as estruturas da sociedade. Assim, todos são chamados para essa missão de evangelizar.

A Igreja é uma comunidade organizada. Há diversidade de serviços, por isso se organiza em ministérios, onde cada um presta um serviço especial, mas todos formam um só Povo de Deus.

Todos são importantes e responsáveis.

Através da nossa participação ativa, colocando nossos dons e nossa colaboração em comum, estamos apresentando ao mundo uma Igreja alegre e transparente, sinal de Jesus Ressuscitado.

O mais importante é que a força do Espírito Santo não cessa jamais de encher de vida a Igreja. O poder do Espírito não é para o nosso deleite ou para nos dar posição, status. Ele é dado para servir. Deus dá com generosidade os seus dons espirituais assim como todas as suas graças. O Espírito Santo é derramado sobre todo aquele que crer, temer a Deus e buscar ser santo. Os dons do Espírito Santo não são reservados aos perfeitos. Deus nos dá de graça. A nós, cabe colaborar com a graça que Deus nos oferece, deixando-nos encher pelo Espírito Santo.

A Igreja Católica é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro.

O objetivo da Igreja é a conversão.

Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo, atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais, asilos, abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos, doentes

O modelo da Igreja é o de Jesus lavando os pés, ou seja, colocando-se à disposição e ao serviço dos irmãos. Assim, nós somos chamados a nos colocar a serviço dos irmãos, por amor, assim como Jesus fez.

EU SOU A IGREJA, VOCÊ É A IGREJA!

Por isso todos nós somos chamados a juntos trabalharmos e edificarmos a igreja de Jesus Cristo nos dias de hoje!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

As formas de se rezar

Senhor, protegei as nossas dúvidas, porque a Dúvida é uma maneira de rezar. É ela que nos faz crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta. E para que isto seja possível,

Senhor, protegei as nossas decisões, porque a Decisão é uma maneira de rezar. Dai-nos coragem para, depois da dúvida, sermos capazes de escolher entre um caminho e o outro.

Que o nosso SIM seja sempre um SIM, e o nosso NÃO seja sempre um NÃO. Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja roída pelo remorso. E para que isto seja possível,

Senhor protegei as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos. E para que isto seja possível,

Senhor, proteja os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar. Fazei com que, independente de nossa idade ou de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança. E para que isto seja possível,

Senhor dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e a Terra, aos homens e às crianças, e nos diz que o desejo é importante, e merece o nosso esforço. É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazemos. E para que isto seja possível,

Senhor protegei-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos Amor - portanto, nunca nos deixe em solidão.

Dai-nos sempre a tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que tem dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado a Tua glória.

Amém!


Contribuição da Naiara via e-mail

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deus conta com você

Só Deus pode criar, mas você pode valorizar o que Deus criou.

Só Deus pode dar a vida, mas você pode e deve transmiti-la e respeitá-la.

Só Deus pode dar a saúde, mas você pode orientar e guiar.

Só Deus pode dar a fé, mas você pode dar seu testemunho.

Só Deus pode infundir a esperança, mas você pode trazer de volta a confiança ao irmão.

Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar seu irmão a amar.

Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear união.

Só Deus pode dar a força, mas você pode apoiar quem desanimou.

Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir a todos.

Só Deus é o caminho, mas você pode indicá-lo aos outros.

Só Deus é a Luz, mas você pode fazê-la brilhar aos olhos do irmão.

Só Deus é a vida, mas você pode reacender nos outros o desejo de viver.

Só Deus pode fazer milagres, mas você pode ser aquele que trouxe os cinco pães e dois peixes.

Só Deus pode fazer o impossível, mas você poderá sempre fazer o possível.

Só Deus se basta a Si mesmo, mas Ele preferiu contar com você!!!


Contribuição da Priscila via e-mail

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MOMENTO MUSICAL (9) by Diogo

Quarta-feira é dia de música!

E vamos nós a mais um momento musical!

A música de hoje é a música "Chance" do Rosa de Saron! Essa música vem muito de encontro com a temática que abordamos nos dois posts anteriores. A vida é muito curta e só há uma chance para viver, por isso devemos fazer as melhores escolhas para a nossa vida!

Então, jovem, não perca a força e o sonho, não deixe nunca de acreditar que tudo vai acontecer!



CHANCE (Rosa de Saron)

E o medo se vai
Eu busco no horizonte
Os sonhos que deixei pra trás
Por não saber viver.
E hoje falo de amor,
Pois ontem eu te digo amigo
Que vivi na dor sem hesitar.

Os dias correm, somem
E com o tempo não vão voltar,
Só há uma chance pra viver.
Não perca a força, e o sonho,
Não deixe nunca de acreditar
Que tudo vai acontecer.

E o medo se vai
Eu busco no horizonte
Os sonhos que deixei pra trás
Por não saber viver.
E hoje falo de amor,
Pois ontem eu te digo amigo
Que vivi na dor sem hesitar.

Os dias correm, somem
E com o tempo não vão voltar,
Só há uma chance pra viver.
Não perca a força, e o sonho,
Não deixe nunca de acreditar
Que tudo vai acontecer.

Levante as mãos e vai sentir,
O Homem da Cruz a te remir
Olhe pro céu e tente ver,
Há um Deus a espera de você.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Você topa?

Postando um texto enviado pelo nosso colaborados Mateus

"Olá pessoal, aí vai um textinho que li há muitos anos e me marcou muito".


Um certo dia, Deus perguntou a Abraão se ele toparia segui-Lo fielmente e acreditar em Suas promessas, e faria dele o pai de um grande povo.

Ele TOPOU e nasceu o povo de Deus.

Outra vez Deus falou com um homem chamado Moisés, se ele aceitaria se colocar diante do Faraó, e apenas com um cajado na mão libertar o povo de Deus do domínio do povo egípcio.

Ele TOPOU e o povo de Deus foi liberto da escravidão.

Certa vez um anjo, enviado por Deus, perguntou a uma jovem se ela aceitaria ser a mãe de Jesus, mesmo que aquilo parecesse loucura aos olhos humanos. A jovem era Maria.

Ela TOPOU e nasceu Jesus, o Salvador do mundo.

Numa certa ocasião, Jesus disse a um jovem que largasse tudo e o seguisse e ele herdaria o reino de Deus.

Mas o jovem era muito rico... e NÃO TOPOU.

Os três primeiros mudaram a história do mundo. O último não mudou em nada, nem sua vida e nem a vida dos que estavam ao seu redor.

Deus tem um plano feito só pra você, pra você ser feliz e fazer os outros felizes também, você só precisa dar a sua resposta:

VOCÊ TOPA?


Mateus de Almeida Santos

Biólogo, mestrando em Fitopatologia pela ESALQ/USP, pregador, baterista da missa das 10h e grande amigo e colaborador da Pastoral da Crisma

segunda-feira, 7 de junho de 2010

"Jovem, eu te ordeno, levanta-te!"

“Então, Jesus disse: ‘jovem, eu te ordeno, levanta-te!’ O que estava morto sentou-se e começou a falar”

Neste final de semana pudemos refletir na Santa Missa a passagem na qual toda a cidade de Naim se dirige ao cemitério para enterrar o jovem filho de uma viúva, mas acaba mudando de direção ao cruzar-se com o caminho de Jesus, reconhecendo Nele a vida e a presença de Deus através da ressurreição (Lucas 7, 11-17).

Não precisamos de esforço para compreender que a cena do encontro de Jesus com aquela cidade que caminhava para o cemitério, está muito próxima da nossa realidade. No mundo atual existem muitos caminhos e estilos de vida que privilegiam a “cultura da morte”. E a cada dia, jovens e mais jovens, optam por isso, colocando suas vidas em risco. Caminhos de violência, drogas, alcoolismo, sexo, perda de valores, enfim, uma vida desregrada.

Vemos cada vez mais jovens que não sabem o que querem e, por não saber o caminho que devem e querem seguir, sentem prazer em colocar suas vidas nos limites, arriscam-se. Seguem caminhos de irresponsabilidade emocional, brincam com os sentimentos dos outros e, deste jeito, aumentam-se carências, ciúmes, desilusões e crises que podem terminar em tragédias.

E toda essa “cultura” leva à somente uma coisa: a MORTE!

Quantos jovens estão morrendo nos dias de hoje? Mortos tanto fisicamente, quanto espiritualmente? Quantos jovens, mesmo vivos, estão levando suas vidas ao caminho da morte?

A ordem de Jesus ao jovem filho da viúva, se faz cada dia mais atual ao nosso mundo:

JOVEM, EU TE ORDENO, LEVANTA-TE!

Como estamos agindo com relação a essa ordem? O que fazemos para tornar a nossa vida melhor? Como nos relacionamos com as outras pessoas? Como têm sido as nossas atitudes: valorizamos a “cultura da morte” ou estamos valorizando a vida?

Muitos jovens ainda estão “mortos”, pois buscam a alegria em coisas passageiras, coisas sem valor. Preferem uma satisfação rápida e momentânea, sem pensar nas conseqüências de suas atitudes.

Já dizia o Papa João Paulo II, os jovens não são o futuro do mundo e da Igreja; eles são o PRESENTE do mundo e da Igreja. Essa mesma juventude não deve ser morta, não deve ser fria. Deve ser uma juventude atenta, repleta de coragem e confiança em Deus.

Jesus ordenou: “LEVANTA-TE”!

Então vamos em frente, temos um longo caminho a seguir!

Que essa ordem de Jesus possa estar sempre tocando fundo o nosso coração e sempre nos incomodando e nos impulsionando, para que não insistamos em caminhar nos caminhos que conduzem à morte, mas no caminho de Jesus, que é o CAMINHO DA VIDA.



Diogo Medeiros Tulio

Formado em Administração Pública pela UNESP, violonista da missa das 10h e da Pastoral da Crisma

Retomando as Atividades!

Após o feriado de Corpus Christi, alguns compromissos paroquiais e pessoais e uma forte gripe paralisaram a "Redação" do nosso blog!!

Mas com tudo reestabelecido, voltamos hoje à nossa programação normal!

Boa semana a todos!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corpus Christi: Celebração do Corpo de Cristo


Infelizmente o dia de hoje é vivido por muitas pessoas apenas como um feriado qualquer, um dia de descanso ou um dia para fazer qualquer outra coisa que não sejam os afazeres do dia-a-dia.

Mas devemos ter em mente que hoje, mais do que um feriado, é um DIA SANTO. Corpus Christi: dia em que celebramos o Corpo de Cristo. E muitas vezes não damos a devida importância a esse dia por não sabermos o seu significado e o que ele representa para nós cristãos.

Conta a história, que um sacerdote chamado Pedro de Praga, homem de bons costumes, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma para pedir o Dom da Fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente angustiado pela dúvida. Na hora da consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando todos os panos do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

Diante deste milagre, o Papa Urbano IV, que na época governava a Igreja, solicitou que os objetos milagrosos fossem encaminhados para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico.

Objetos milagrosos em exposição na Catedral de Santa Prisca

Com isso, a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Cristo no pão consagrado. E em 11 de agosto de 1264, o Papa lançou para o mundo católico a Bula "Transiturus", com o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra ao Corpo do Senhor.

Foi em uma quinta-feira que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, na Última Ceia com seus discípulos. Por esse motivo celebra-se a festa de Corpus Christi na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade e sessenta dias após a Páscoa.

Então, meu irmão, hoje não é um simples feriado, é um DIA SANTO, dia de celebração, dia de festa em solenidade ao Corpo de Cristo!

Como estamos vivendo este dia? Enxergamos a presença de Cristo na Hóstia Consagrada ou temos dúvidas assim como o sacerdote Pedro de Praga? Somos cristãos quentes e cheios de fé ou cristãos mornos ou frios que vivem esse dia de Corpus Christi sem lhe dar a devida importância?


Paulo Augusto Medeiros

Catequista de Primeira Eucaristia na paróquia, membro da equipe de liturgia das 10h e grande colaborador do blog!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

MOMENTO MUSICAL (8) by Diogo

Mais uma quarta-feira chegou e hoje véspera do feriado de Corpus Christi, a celebração do Corpo de Cristo.

No nosso Momento Musical de hoje temos a música "Força e Vitória" da cantora Eliana Ribeiro. Essa música foi indicação da Isa, pois tinha muito a ver com a pregação que ela e a Angela fizeram no final de semana!

Força e Vitória (Eliana Ribeiro)

Todo joelho se dobrará
E toda língua proclamará
Que Jesus Cristo é o Senhor

Nada poderá me abalar
Nada poderá me derrotar
Pois minha força e vitoria
Tem um nome: é Jesus
Nada poderá me abalar
Nada poderá me derrotar
Pois minha força e vitoria
É Jesus

Quero viver tua palavra
Quero ser cheio do teu espírito
Mas só te peço, livra-me do mal

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Cheque na Bíblia

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, eu darei um carro de presente.

Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel.

Isso era mau.

O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou fora aprovado para o curso de Medicina e como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração.

O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente.

Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.

A partir daquele dia, o silêncio e a distância separavam pai e filho. O jovem se sentia traído, e agora, lutava por ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias a família.

O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Ate que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu.

No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:

- Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer de recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência.

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.

Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.

Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também "um cheque" escondido em todas as adversidades da vida.


Contribuição do Demétrius por MSN!