sexta-feira, 30 de julho de 2010

6ª Semana Catequética - RE 2

Essa semana foi movimentada para nós da Pastoral da Crisma, pois participamos a semana toda da Semana Catequética em nossa paróquia. Postamos agora uma breve resumo de tudo o que vimos nessa semana.

No primeiro dia de encontro (segunda-feira), reuniu-se no Salão de Festas da nossa paróquia os catequistas mais experientes, isto é, com mais de três anos no ministério da Catequese, para experimentar o infinito amor de Deus. O pregador daquela noite foi o Jorge, da cidade de São Carlos.

Ele embasou o seu tema na citação de I Jo 4: "Deus é amor", e relembrou a todos nós que o Amor de Deus é pessoal, eterno, incondicional, imutável e infinito.

Os catequistas mais novos reuniram-se no Centro de Pastoral, e iniciaram a semana com a presença da Aline, também de São Carlos, que buscou através de dinâmicas e grupos de partilha demonstrar a importância do catequista.

A noite foi propicia também para discussões com relação a temas e situações práticas que podem ser encontradas na relação catequista-catequizando.

No segundo dia, terça-feira, os catequistas mais experientes tiveram um encontro com o Fábio, psicólogo em nossa cidade e atuante da Paróquia de São José. Ele trouxe o tema: "Psicologia na Catequese", que nos ajudou a refletir sobre a aceitação de cada pessoa como ela é, o acolhimento, a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro e a coerência de viver aquilo que se fala e se prega.

Já, no Centro de Pastoral, tivemos um encontro preparado pelo Ronaldo, coordenador do Ministério da Catequese de nossa paróquia, voltado para a Metodologia Catequética. Nesta noite pudemos refletir um pouco sobre a importância da missão que recebemos como catequistas, além de pensarmos em pontos mais práticos relacionados à preparação e realização dos encontros com as crianças, jovens etc.

Na quarta-feira, terceiro dia, no Salão de Festas, o Pe. Luis Antenor - pároco da paróquia São José - abordou o tema "Bíblia e Catequese", reiterando que a Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus, de um Deus presente e atuante na história da humanidade. Complementando a fala do Pe. Luis Antenor, a Irmã Silvana, da cidade de Matão, conduziu uma leitura orante da Palavra de Deus, ajudando os catequistas a conhecer os dez passos para uma Leccio Divina.

No Centro de Pastoral contamos com a presença do Pe. Marcelo Vicentim, pároco da paróquia Santa Angela e Reitor do Seminário Menor de nossa cidade. Com ele refletimos a importância da "Bíblia Sagrada" como a Palavra viva de Deus em nosso meio. Além disso, ele nos levou a refletir sobre todo o caminho percorrido desde a História da Criação até a História da Salvação!

Por fim, no último dia, todos os catequistas (novos e experientes) se reuniram no Salão Paroquial e participaram da celebração de encerramento da Semana Catequética, que foi presidida por nosso pároco Pe. Edson. Nesta noite ele nos levou a refletir sobre um tema muito importante: "Liderança". Em sua fala levou-nos a pensar sobre a importância que temos como catequistas e o nosso papel à frente das pastorais, das turmas de primeira eucaristia, crisma etc. Além disso nos orientou com os sete passos para uma boa liderança, de modo que foi possível refletirmos a nossa postura diante da vocação que Deus nos concedeu: a vocação de catequizar.

Agradecemos a Deus por essa semana de formação que tivemos!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Momento Musical (16) by Diogo

Estamos de novo com mais um Momento Musical, o último do mês de julho. Em breve entraremos em agosto, um mês movimentado para todos nós da Pastoral da Crisma, pois voltamos aos nossos encontros e temos o nosso tão esperado Retirão!

Mas enquanto ele não chega, vamos a mais uma música!

A música de hoje é "Abraça-me" de David Quinlan e Heloísa Rosa.
Existe uma frase que diz que "cantar é rezar duas vezes". E essa música é uma verdadeira oração, que tem uma letra profunda que retrata situações que muitas vezes nós vivenciamos em nossas vidas.



Abraça-me (David Quinlan)

Quero ser como criança
Te amar pelo que És
Voltar à inocência
E acreditar em Ti

Mas às vezes sou levado
pela vontade de crescer
Torno-me independente
e deixo de simplesmente crer.

Não posso viver longe do Teu amor, Senhor
Não posso viver longe do Teu afago, Senhor
Não posso viver longe do Teu abraço, Senhor

Não posso viver longe do Teu amor, Senhor
Não posso viver longe do Teu afago, Senhor
Não posso viver longe do Teu abraço, Senhor

Abraça-me, abraça-me, abraça-me,
Com Teus braços de amor

Abraça-me, abraça-me, abraça-me,
Com Teus braços de amor

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Semana Catequética

Os catequistas de primeira eucaristia, Crisma e catequese de adultos da Diocese de São Carlos, RE 2 (Região Episcopal 2), iniciam hoje, na paróquia Nossa Senhora das Graças a Semana Catequética.

Serão três noites de formação e atualização voltadas aos serviços pastorais.

A novidade deste ano consiste na realização da "Semana" em dois ambientes. O primeiro, no Salão Paroquial, voltado para os catequistas com mais tempo e experiência. O segundo, no Centro de Pastoral da paróquia, apropriado para novos catequistas, ou que estão iniciando os trabalhos pastorais.

Os encontros acontecerão de segunda a quarta-feira, às 19:30h.

Na quinta-feira acontecerá a missa de encerramento da Semana Catequética no mesmo horário, no Salão Paroquial, com a celebração do nosso pároco Pe. Edson.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PARA O MELHOR AMIGO O MELHOR PEDAÇO

Continuando a temática relacionada ao Dia do Amigo, comemorado nessa semana, aí vai uma boa história para refletirmos:

Serapião era um velho mendigo que perambulava pelas ruas da cidade. Ao seu lado, o fiel escudeiro, um vira lata branco e pretoque atendia pelo nome de Malhado. Serapião não pedia dinheiro.

Aceitava sempre um pão, uma banana, um pedaço de bolo ou um almoço feito com sobras de comida dos mais abastados.

Serapião era conhecido como um homem bom, que perdera a razão, a família, os amigos e até a identidade.

Não bebia álcool, estava sempre tranqüilo, mesmo quando não havia recebido nem um pouco de comida.

Dizia sempre que Deus lhe daria um pouco na hora certa e, sempre na hora que Deus determinava, alguém lhe estendia uma porção de alimentos.

Serapião agradecia e rogava a Deus pela pessoa que o ajudava.

Tudo que ganhava, dava primeiro para o malhado, que, paciente, comia e ficava a esperar por mais um pouco.

Não tinham onde dormir; onde anoiteciam, lá dormiam.

Certo dia, com a desculpa de lhe oferecer umas bananas, fui bater um papo com o velho Serapião.

Iniciei a conversa falando do malhado, perguntei pela idade dele, o que Serapião, não sabia. Dizia não ter idéia, pois se encontraram um certo dia quando ambos andavam à toa pelas ruas.

- Nossa amizade começou com um pedaço de pão - disse o mendigo. Ele parecia estar faminto e eu lhe ofereci um pouco do meu almoço e ele agradeceu abanando o rabo, e daí, não me largou mais. Ele me ajuda muito a viver e eu retribuo essa ajuda sempre que posso.
- Como vocês se ajudam? - Perguntei.
- Ele me vigia quando estou dormindo; ninguém pode chegar perto que ele late e ataca. Também quando ele dorme, eu fico vigiando para que outro cachorro não o incomode.

Continuando a conversa, perguntei:
- Serapião, você tem algum desejo de vida?
- Sim - respondeu ele - tenho vontade de comer um cachorro quente,
daqueles que a Zezé vende ali na esquina.
- Só isso? Indaguei.
- É, no momento é só isso que eu desejo.

Saí e comprei um cachorro quente para o mendigo. Voltei e lhe entreguei.

Ele arregalou os olhos, deu um sorriso, agradeceu a dádiva e, em seguida, tirou a salsicha e deu para o Malhado, e comeu somente o pão com os temperos.

Não entendi aquele gesto do mendigo, pois imaginava ser a salsicha o melhor pedaço.
- Por que você deu para o Malhado logo a salsicha? - perguntei intrigado.

Ele, com a boca cheia, respondeu:
- Para o melhor amigo, o melhor pedaço.

E continuou comendo, alegre e satisfeito.

Despedi-me do Serapião, passei a mão na cabeça do Malhado e saí pensando com meus botões
- Aprendi alguma coisa hoje. Como é bom ter amigos. Pessoas em que possamos confiar.
E saber reconhecer neles o seu real valor, agindo em consonância. Por outro lado, é bom ser amigo de alguém e ter a satisfação
de ser reconhecido como tal.

Jamais esquecerei a sabedoria daquele eremita.

"PARA O MELHOR AMIGO O MELHOR PEDAÇO"

(Autor Desconhecido)


Contribuição da Naiara via e-mail

quarta-feira, 21 de julho de 2010

MOMENTO MUSICAL (15) by Diogo

No dia de ontem comemoramos o DIA DO AMIGO!

Um dia especial onde nós mandamos mensagens, e-mails, depoimentos no orkut, lembrando de várias pessoas especiais que fazem parte das nossas vidas.

Ainda neste espírito do dia do amigo, a nossa música de hoje é a música "Mais que amigos" do Anjos do Resgate. O vídeo faz parte do DVD de comemoração aos 10 anos da banda e a música é interpretada pelo Dalvimar (vocalista do Anjos), Dunga e pelo Marcos Pavan.

Como podemos ver na Palavra de Deus: quem tem um amigo tem um tesouro. Que nós saibamos cuidar desses lindos tesouros que Deus nos dá.

O momento musical de hoje vai dedicado a todos que estão com a gente na Pastoral da Crisma. Vocês são mais que amigos!



MAIS QUE AMIGOS (Anjos do Resgate)

Não é preciso mais adormecer
Pra sonhar com um anjo descendo do céu
Basta você perceber
Que sou mais que um amigo fiel

Sou aquele que traz a alegria de Deus
E a entrega direto ao seu coração
E com você vou sorrir e chorar
Lado a lado vamos caminhar

Quando de ajuda você precisar
Dou minha vida pra lhe resgatar
Esse é o desejo de Deus, de Deus
De hoje em diante o seu anjo sou eu

Sou muito mais que um amigo
Sou um anjo que o Senhor enviou
Pode gritar para o mundo ouvir
Sou um anjo que o Senhor enviou pra você

Não tenho asas, nem sei voar
O que o mundo não pode, eu posso lhe dar
Vou-lhe mostrar o caminho de Deus
Só Ele pode te santificar

Quando de ajuda você precisar
Dou minha vida pra lhe resgatar
Esse é o desejo de Deus, de Deus
De hoje em diante o seu anjo sou eu

Sou muito mais que um amigo
Sou um anjo que o Senhor enviou
Pode gritar para o mundo ouvir
Sou um anjo que o Senhor enviou pra você

Quando você se ferir e do céu se afastar
Eu lhe trarei para perto de Deus
Quando sentir solidão vem comigo rezar
Eu levarei suas preces a Deus

Nós somos mais que amigos
Somos anjos que o Senhor enviou
Vamos gritar para o mundo ouvir
Somos anjos que o Senhor enviou

terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO!


Quem nunca recebeu um presentinho, por mais simples que seja mesmo fora de datas comemorativas como aniversario ou dia dos namorados, ou dia do aniversario de namoro etc.? Não nos dá aquele animo?

Pois é até mesmo os presentes são diferentes, há diversos tipos, grandes, pequenos, desajeitados, frágeis, mas todos são presentes e alegram qualquer um que os recebe.

Alguns deles pedem de nós um pouco mais de cuidado para desembrulhar, outros parecem simples por fora, mas quando a gente vê é uma grande pegadinha com varias caixas e embrulhos diversos, outros parecem frágeis, mas trazem em si uma força interior tremenda… Mas nada disso importa, todos são presentes.

Assim também são os amigos em nossa vida, podemos até viver sem presentes, mas não sem amigos...

A amizade é algo que acontece naturalmente e não tem explicação!

Existem até aquelas pessoas que aparecem do nada em nossas vidas e a sensação que temos é que são nossos amigos há muitos anos. Isso acontece porque nos deixamos unir de coração e alma.

Há também aquelas pessoas que farão parte de nossas vidas para sempre e que a distância muitas vezes provocada pela separação são meros obstáculos, que não fazem a menor diferença, porque a verdadeira amizade não se mede por contato físico, ou por grandes diálogos, mas a verdadeira amizade é aquela que se sente com o coração, através de compreensão, de ternura e, sobretudo de cumplicidade.

Mas para que isso aconteça é necessário cuidado, cultivo e abertura de coração para vivermos um relacionamento verdadeiro sem mascaras.

Os verdadeiros amigos são anjos em nossas vidas. Fazem-nos trazer a tona o melhor que temos para oferecer, sem exigir nada em troca.

Nossa amizade deve ser assim, verdadeira, transparente, em total sintonia de coração. Deus nos dá amigos aqui na terra, para que possamos enxergar a presença Dele em nossas vidas.

Neste DIA DO AMIGO, desejo que todos tenhamos essa maravilhosa experiência de amizades. A você que ainda não fez essa experiência, não se desespere, apenas abra o seu coração sem medo de confiar nas pessoas que estão à sua volta e se lance no encontro de tantos anjos que Deus tem para apresentar a você.

E mais do que isso, que a sua amizade com este Nosso Melhor Amigo possa entrar num tempo novo, de encontro olho no olho, Ele desvendando para o mundo a riqueza que você é; e você, transbordando a riqueza que Ele é para os amigos que Ele vai te confiar.

Nunca esqueça:
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro" (Eclesiástico 6, 14)



Paulo Augusto Medeiros


Catequista de Primeira Eucaristia na paróquia, membro da equipe de liturgia das 10h e grande colaborador do blog!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Festa Julina da Paróquia!

A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou no último sábado, 17 de julho, a sua Festa Julina. O evento foi realizado na praça da igreja – Praça José Tibério Miskey - e contou com a participação de toda a comunidade e pessoas de outras comunidades.

Nem mesmo o frio típico de uma noite de inverno foi capaz de conter a alegria e diversão da festa. A integração dos movimentos e pastorais nos serviços durante a festa também foi marcante.

Com música ao vivo, comidas e bebidas típicas todos os presentes puderam aproveitar a festa e se confraternizar com toda a comunidade.

Para abrilhantar a noite, realizou-se a tradicional “Quadrilha”, organizada e preparada com muito carinho por Fernando Antunes.

Todo dinheiro arrecadado com a festa será revertido em benefício às reformas das colunas externas da igreja.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças agradece a todos que colaboraram com a realização do evento e a todos que estiveram presentes, comemorando e prestigiando mais um evento paroquial.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Festa Junina na Paróquia Nossa Senhora das Graças


Amanhã (17/07) teremos a Festa Junina (ou por que não dizer Julina?!) da nossa paróquia!!
Todos estão convidados a participar e se confraternizar conosco!

Esperamos vocês lá!

Comercial da Igreja Católica

Postando um video muito bom, enviado pelo Mateus, que demonstra a importância da Igreja Católica na história da humanidade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

"Conferência entre amigos" com Pe. Fábio de Melo e Gabriel Chalita em Araraquara

Hoje, 15/07, o educador e vereador paulistano Gabriel Chalita e padre Fábio de Melo participam do evento “Conferência entre amigos”, no Bazuah Eventos, em Araraquara.

Em conferência, Chalita e Fábio de Melo abordarão o significado de ganhar e perder, tema do segundo livro “Cartas entre amigos”, obra que ocupa a lista dos 10 livros mais lidos da semana. Em interlocução com o público, eles contarão histórias e fatos curiosos. Relatarão situações pessoais e dramas familiares que vivenciaram ou testemunharam.

Para Chalita, é importante não tornar invisíveis as pessoas com quem convivemos, independentemente do cargo ou posição social que ocupem. "A reflexão da vida é muito maior do que apenas as derrotas que abalam o ser humano, nós precisamos valorizar o ordinário, a simplicidade do cotidiano, optar pelo amor ao invés do ódio”, reflete.

Fábio de Melo acredita no reflexo que as escolhas provocam na trajetória de vida das pessoas. “Em alguns momentos, a gente não consegue entender quando está perdendo ou quando está ganhando. Só quando a gente olha para trás é que conseguimos perceber o poder das nossas decisões. Por isso, é importante ter maior clareza sobre essa dinâmica do ganhar e do perder para viver melhor”,

Os ingressos para o evento puderam ser retirados nas secretarias paroquiais da cidade no início da semana e serão entregues juntamente com 1 kg de alimento não perecível que será revertido a entidades locais.

A Conferência já visitou cidades como Santos, Jundiaí, São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru e São Bernardo do Campo.


15/07 - às 19h
"Conferência Entre Amigos"
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Bazuah Eventos
Av. Agostinho Sônego, 668, Araraquara – SP

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MOMENTO MUSICAL (14) by Diogo

A música do nosso Momento Musical de hoje é a música "Graças Pai", composta por Martin Valverde, músico católico nascido na Costa Rica, naturalizado mexicano, muito conhecido aqui no Brasil.

Uma letra muito profunda, interpretada pelo próprio Martin juntamente com o Pe. Fábio de Melo.

Não é necessário nenhum texto introdutório ao vídeo. As falas do Pe. Fábio no início e do Martin Valverde no meio do vídeo, bastam por si sós. Aproveitem!


Graças Pai (Martin Valverde)

Graças Pai hoje venho Te dar
E prostrar-me aos Teus pés
Somente para agradecer-Te
Somente para dar-Te graças
Pois não tenho outras palavras em meu ser

Graças Pai sei que Te fiz chorar
Por ser um mal agradecido
Por não haver Te obedecido
Mesmo assim me tens amado
Não me tens abandonado
Permaneces ao meu lado
Venho agradecer

Graças Pai por Teu amor em uma cruz
Por Teu amor incomparável
Em Teu Filho Jesus
Graças Pai por Teu amor e Tua bondade
Por Tua força e amizade
Por ser um Pai leal, sempre leal

Graças Pai pelos pequenos e belos detalhes
Por cada coisa que me deste
Por cada coisa que negaste
Mais que isso graças Pai
Por Ti mesmo e pelo que és
Por ti mesmo e como és
Venho agradecer

Graças Pai por Teu amor em uma cruz
Por Teu amor incomparável
Em Teu filho Jesus
Graças Pai por Teu amor e Tua bondade
Por Tua força e amizade
Por ser um Pai leal, sempre leal

Graças Pai pelas dores e alegrias
Por estar sempre ao meu lado
Por ser um Pai leal, sempre leal
Graças Pai! Graças Pai!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aceitar-se para ser feliz!

Começamos mais uma semana e o mês de julho vai passando rápido!

Para iniciar a semana vamos compartilhar com vocês um texto muito bom, escrito pelo Prof. Felipe Aquino. É um texto extenso, mas que a vale a pena ler e refletir sobre ele!



Cada um de nós é um ser em construção; todos temos defeitos e qualidades, e os nossos limites não podem fazer com que deixemos de nos amar e valorizar.

É uma grande sabedoria saber aceitar-se a si mesmo; quem não se aceita é porque carrega um refinado e escondido orgulho; e isto não deixa você ver o seu valor.

Todos nós nascermos com a capacidade de vencer e de ser feliz. Quem não se aceita acaba se tornando rancoroso contra si mesmo, contra os outros, contra a vida e até contra Deus… e isto o leva à revolta, à auto-piedade e à depressão.

Pare de sonhar, pegue o material que você tem e comece a construir a sua casa, do jeito que for possível. É melhor você morar num casebre do que ficar ao relento sonhando com um castelo.

Ninguém é perfeito; por isso, todos precisam se aceitar. Não estou dizendo para você negar os seus limites; isto seria perigoso, pois não os elimina. Olhe-os com coragem, de frente, sem exagerá-los nem diminuí-los, e mude o que for possível. O que não pode ser mudado, aceite e ofereça a Deus.

Você não é menos amado por Ele por causa dos seus limites. A partir desta aceitação, toda a sua pobreza pode começar a se transformar em imensa riqueza. Comece agora a ver as suas qualidades; você as tem. Ser humilde é reconhecer a verdade sobre si mesmo.

Aceite-se também diante dos outros; não se sinta pequeno ou invejoso porque o seu colega tira notas melhores do que você, ou porque ele se destaca e você não. Não deixe a inveja aninhar-se no seu coração; lance-a fora, é um veneno.

Seja o que você é diante dos outros; não finja ser outra pessoa, e não fique paralisado diante dele por um complexo de inferioridade. A melhor maneira de impressionar alguém é ser autêntico e espontâneo diante dele. A personalidade é para o homem o que o perfume é para a flor, o que a luz e calor são para o sol. Uma engrenagem pequena não é menos importante do que uma engrenagem grande num jogo de engrenagens. Um tijolinho que falte em uma construção deixa um buraco na casa. Cada um é importante neste mundo de Deus.

Não fique imitando a vida dos outros; você é rico porque é único no universo; não esqueça isso. O Pai lhe deu uma vida sob medida, e única, irrepetível; viva-a, desenvolva-a. Se você se aceitar, os outros te aceitarão também.

Não queira parecer o que você não é. Não tenha medo ou vergonha de ser você mesmo; e seja honesto em dizer: “eu não entendi isto”, “eu não sei fazer aquilo”, etc… e você ajudará os outros.

Saiba de uma coisa: os homens têm necessidade de ver pessoas que reconhecem os seus limites, para que tenham coragem de reconhecer também os seus. É nobre saber dizer: “eu não compreendo isto…”, “por favor, me ensine isto!”

Enfim, os outros precisam de você como você é, como Deus o fez. Você é um exemplar único na História da Humanidade. Todos nós somos limitados, mas isto nos ajuda a aprender a precisar uns dos outros. Assim aprendemos a amar, pois damos o que temos e receberemos o que nos falta, e todos crescemos juntos.

Não é bonito isto? Chegar à perfeição é chegar a ser plenamente aquilo que Deus quer que você seja, e não os outros. Deus deu uma vida para cada um, para que cada um cultive a sua e respeite a do outro.

Cada um de nós é riquíssimo no seu ser. Como, então, você pode ficar reclamando das qualidades que você não tem?

Antes de lamentar o que você não tem, agradeça o que você tem, e tudo o que recebeu gratuitamente Dele. Olhe primeiro para as suas mãos perfeitas… e diga muito obrigado Senhor! Pense nos teus olhos que enxergam longe, teus ouvidos que ouvem o cantar dos pássaros, e diga obrigado Senhor!

Olhe para a beleza e vigor da sua juventude, e agradeça ao bom Pai, de quem procede toda dádiva boa. A pior qualidade de um filho é a ingratidão diante do pai. Você recebeu uma grande herança: sua inteligência, sua memória, consciência, liberdade, capacidade de amar, de cantar de sorrir e de chorar, e muitos outros talentos que Deus espera que você faça crescer para o seu bem e o dos outros.

Mas a primeira coisa para que você possa multiplicar esses talentos, é aceitar-se como você é, física e espiritualmente.

Não fique apenas olhando para os seus problemas, numa introspecção mórbida, porque senão você acabará não vendo as suas qualidades; e isto te tornará vitima de seus sentimentos.

Eu não estou dizendo que você deve se esconder dos seus problemas, ou fazer de conta que eles não existem, não é isto.

Reconheça-os e aceite-os; e, com fé em Deus, e confiança em você, lute para superá-los, sem ficar derrotado e lamentando a própria sorte. Saiba que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas.

Não tenha medo dos problemas, eles existem para serem resolvidos. Todo problema tem solução, quando um deles não tem solução, então, deixa de ser problema. É na crise e na luta que o homem cresce.

Por isso, é importante eliminar as suas atitudes negativas. Deus quer que você seja um aliado dele, um cooperador Seu, na obra da construção do mundo. Ele não nos entregou o mundo acabado, exatamente para poder nos dar a honra e a alegria de sermos seus colaboradores nesta bela obra.

É um ato de maturidade ter a humildade de reconhecer os seus limites e aceitá-los; isto não é ser menor ou menos importante; é ser real. Aceite suas limitações, seus problemas, seu físico, sua família, sua cor, sua casa, também seus pais e seus irmãos, por mais difíceis que sejam… e comece a trabalhar com fé e paciência, para melhorar o que for possível.

Por isso, se não nos aceitarmos como somos, jamais saberemos amar os outros como eles são; estaremos sempre desejando conviver com pessoas sem defeitos; e isto não existe.


Mais em: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/

sábado, 10 de julho de 2010

Zé e Jesus


Um homem que vivia sua vida na roça passava diante de uma Igreja e deixava sua enxada na porta, entrava e se colocava diante da imagem de Jesus na cruz, e olhava para ele e dizia:

- Jesus é o Zé e ia embora.

O padre daquela Igreja resolveu um dia perguntar aquele homem simples, analfabeto o que ele fazia diante da imagem todos os dias, sendo que ele não sabia rezar.

O homem respondeu ao padre:

- Eu chego aqui e olho para ele, ele olha pra mim eu digo: Jesus é o Zé e vou embora.

Certo dia este simples homem adoeceu e ficou internado por alguns dias.

As enfermeiras daquele hospital perceberam que houve uma grande melhora em todos os pacientes do hospital e perguntaram:

- Por que vocês melhoraram tão rápido assim?

Eles responderam que era por causa da visita que o Zé recebia todos os dias.

As enfermeiras ficaram admiradas pois nunca viram ninguém visitar o pobre Zé.

Foram então ao quarto do Zé e perguntaram:

- Quem te visita todos os dias sendo que nunca vimos ninguém?

E o Zé respondeu:

- Sabe aquela cadeira que esta ali? Pois é, ele todo dia vem na mesma hora senta ali e fala: Zé é Jesus e vai embora.


Moral da história: não precisamos ser doutores para podermos entrar em contato com Deus, pois todos nós, sem distinção, somos filhos Dele

Contribuição da Priscila via e-mail

quarta-feira, 7 de julho de 2010

MOMENTO MUSICAL (13) by Diogo

Mais uma quarta-feira e estamos de férias dos nossos encontros. Porém o nosso Momento Musical não pára!

A música de hoje é "Deus imenso" composta por Walmir Alencar e Pe. Fábio de Melo e interpretada pela banda Vida Reluz. Uma letra profunda, com uma verdadeira declaração de amor a Deus!

Que a cada dia de nossas vidas possamos proclamar as maravilhas que Deus faz em nossas vidas e agradecê-Lo por elas.


Deus imenso (Vida Reluz)

Não sou nada, eu bem sei
Tão pequeno, um grão de areia em Tuas mãos
Barco a vela que se abandona
Segue o rumo e vai buscando o alto mar
Assim me encontro diante de Ti
Um Deus imenso que por amor se deixa alcançar

Te adorarei, meu Deus, enquanto eu existir
Proclamarei as maravilhas que fizeste em mim
O Teu calor me envolve, o Teu olhar me acalma
E em Teus braços, o Teu amor inflama a minha alma
Que posso mais dizer se o coração já disse:
Te amo!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Não fique em cima do muro

Estamos no mês de julho: mês de férias dos encontros da Crisma!
Por isso, não teremos os resumos das pregações às segundas-feiras, mas continuamos com a nossa programação normal!

Para iniciarmos a semana segue uma história muito boa para refletirmos como estamos vivendo nossa vida de jovens cristãos.


Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.

E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
- “Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!”

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada.

Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
- “O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?”

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
- “É porque o muro é MEU”.

Não se esqueça: NÃO EXISTE MEIO TERMO.

O muro já tem dono. Cabe a cada um de nós decidirmos se ficamos em cima dele ou optamos pelo "Melhor Caminho"!

Pensemos nisso!

Contribuição da Naiara, via e-mail.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Comunidade celebra os 53 anos de vida sacerdotal de Pe. Antonio


No último dia 29 de junho, o cônego Antonio Desan celebrou seus 53 anos de vida sacerdotal em missa celebrada na igreja Nossa Senhora das Graças. Rodeado pela comunidade, padre Antonio pode relembrar a sua história de dedicação à paróquia e a Deus, principalmente nas palavras de Ronaldo Sgobbi que resgatou toda a sua trajetória. “O sim do padre Antonio dado há 53 anos em Dois Córregos continua sendo renovado”, disse Ronaldo.

Padre Antonio está na paróquia há 23 anos e realizou, durante esse tempo, muitas obras como o fortalecimento do trabalho das pastorais e movimentos, construção do Centro de Pastoral e do salão paroquial, instituiu a novena perpétua a Nossa Senhora das Graças e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Quem acompanhou sua atuação relata nunca ter percebido nele sinais de cansaço, apesar de sua aparente fragilidade.

Desde 2007 a paróquia conta com a orientação de dois padres, Pe. Edson Franco Ap. Godoy como vigário paroquial e Pe. Antonio Desan, que não cansa de agradecer a Deus, a seus pais e a Dom Ruy Serra por fazerem parte de sua história.

Roberta Maggiotto A. Santos
(Texto e fotos)
PasCom – Par. N. Sra. Graças

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que é essencial para nós?

A globalização trouxe inúmeros benefícios ao homem. Atualmente, com extrema facilidade, temos acesso a outras culturas e a informações sobre tudo o que está acontecendo em todo o planeta. Uma quantidade imensa de informações é despejada sobre nós todos os dias.

A vida nos apresenta uma série oportunidades. Através da tecnologia tudo se tornou mais rápido e fácil e temos a possibilidade de realizar muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, mesmo em meio a muitas possibilidades, para ser feliz, o homem precisa escolher a melhor forma para consumir o seu tempo.

Há quem passa horas navegando e conhecendo, superficialmente, muitas pessoas pela Internet, mas não consegue gastar 30 minutos com alguém que lhe é realmente importante, para que possa se aprofundar nesse relacionamento real. Pois prefere o descompromisso e a irrealidade do relacionamento virtual, que não exige nada, e que, muitas vezes, possibilita a informalidade e a ilusão.

Há quem gaste horas e até dias com amigos, em farras e bebedeiras, mas não tem a capacidade de gastá-las com a família.

Há quem tenha tempo para ir ao shopping, ao clube, ao bar, mas não tem tempo para ir à Santa Missa.

Há mulheres que ficam o dia inteiro no salão de beleza, mas não param para escutar o marido. Assim como há pais que estão perdendo os filhos, porque nunca tiveram tempo para escutar suas “pequenas experiências"

Não existe relacionamento sem diálogo, família sem presença, felicidade sem prioridade.

É muito triste para o homem, no fim de sua vida, perceber que desperdiçou tempo demais com o supérfluo e desprezou aquilo e aqueles que eram essenciais.

Há quem se prenda aos erros, deixando de valorizar a pessoa que está por trás destes. Cargos passam, filhos crescem, pessoas adoecem, despedidas acontecem, o tempo passa e, um dia, a vida termina.

É feliz quem compreende que pessoas têm mais valor do que coisas; que família é presente de Deus e amizade é uma arte que torna a vida mais bonita.

Amar é escolher o essencial; é dizer o que se deve; é escutar a quem se deve escutar; é estar ao lado de quem necessita de nossa presença; fazer o que é preciso.

Pode ser que para você, hoje, o essencial seja perdoar ou pedir perdão. Pode ser que seja estar em sua casa com aqueles que você ama.

Tanto faz. O que importa é que a vida é bela para quem sabe priorizá-la.

É no agora que temos a possibilidade de reescrever nossa história, mudando a direção em que empregamos nosso tempo e nossas energias.

Quem ama consegue encontrar tempo para aquilo e para aqueles que realmente são importante.


Fonte: adaptação do texto "Amar é escolher o essencial"
de Adriano Zandoná, Seminarista da Comunidade Canção Nova