terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Morte Científica de Jesus

Na nossa pregação do último sábado, nós mencionamos um estudo sobre a Morte Científica de Jesus, mas por questão de tempo e para não atrasar a pregação não pudemos aprofundar um pouco mais sobre esse tema.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre ela aqui no blog!


O estudo foi realizado por um médico legista da Universidade de Columbia nos EUA, chamado Frederick Zugibe, que dissecou a morte de Jesus com a objetividade científica da medicina. As conclusões deste estudo estão no livro "A Crucificação de Jesus - as conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal".

Dr. Frederick, de 76 anos, é católico convicto, e realizou suas pesquisas com amor, devoção e respeito a Jesus Cristo, durante meio século de sua vida estudou a verdadeira “causa mortis” de Jesus. Escreveu sobre o assunto com o intuito de revelar como foi a crucificação e quais as conseqüências físicas, do ponto de vista médico, dos flagelos sofridos por Cristo durante as 18 horas de sua paixão.

Dividiu o seu estudo em quatro momentos:

1) Antes da flagelação

No Jardim das Oliveiras Jesus suou sangue:

Isso se trata de um processo extremamente raro de acontecer, chamado hematidrose que acontece com pessoas que estão sob forte stress mental, medo e sensação de pânico. Nessa situação, os vasos sanguíneos do corpo se comprimem e se rompem e o sangue se mistura com suor e é expelido pelo corpo.

2) Na flagelação

As chibatadas da Lei Mosaica:

Naquele tempo, segundo a Lei Mosaica (uma das leis mais importantes da época) todas as pessoas que eram condenadas tinham que ser açoitadas com 39 chibatadas. O médico americano pesquisou os tipos de chicotes que eram utilizados no flagelo dos condenados. Esses chicotes tinham três tiras e em cada ponta possuía pedaços de ossos de carneiro ou outros objetos pontiagudos que rompiam a pele e abriam a carne ao tocar o corpo. Multiplicando as chibatadas por 3, concluímos que Jesus levou no total 117 chibatadas. As conseqüências médicas são hemorragias, acúmulo de sangue e líquidos nos pulmões e possível laceração no baço e no fígado. A vítima também sofre tremores e desmaios, reduzida a uma massa de carne destroçada, ansiando por água, diz o legista.

A coroa de espinhos:


Depois de levar todas as chibatadas descritas na Lei Mosaica, uma coroa de espinhos foi colocada na cabeça de Jesus. Os espinhos tinham aproximadamente dois centímetros cada um e diferentemente do que pensamos e vemos nas imagens, a coroa não era um objeto que rodeava a cabeça de Jesus, mas sim algo parecido com um capacete que perfurou o couro cabeludo causando grande hemorragia. Segundo o médico, os espinhos atingiram nervos que provocam dores terríveis quando são irritados. Um exemplo concreto disso está no Santo Sudário. Nele, há uma marca de sangue muito grande na região da nuca, pois todas as vezes que Jesus batia a cabeça na cruz os espinhos entravam mais.

OBS: Em busca de precisão científica, Dr.Zugibe foi a museus de Londres, Roma e Jerusalém para se certificar da planta exata usada na confecção da coroa. Entrevistou botânicos e em Jerusalém conseguiu sementes de duas espécies de arbustos espinhosos. Ele as cultivou em sua casa. O pesquisador concluiu então que a planta usada para fazer a coroa de espinhos de Jesus foi o espinheiro-de-Cristo, arbusto comum no Oriente Médio e que tem espinhos capazes de romper a pele do couro cabeludo.

3) No caminho do Calvário

Jesus cai carregando a cruz



Após toda a flagelação amarraram nos ombros de Jesus a parte horizontal da cruz que pesava aproximadamente 22 quilos e Jesus caminhou por 8 Km, mesmo com todas as dores da flagelação. No caminho sofreu várias quedas que só aumentavam mais o seu sofrimento, pois cada vez que caía, mais sangue perdia e mais os espinhos entravam em sua cabeça.

4) A Crucificação


As mãos de Jesus foram pregadas na cruz com pregos de 12,5cm de comprimento. Esses objetos perfuraram as mãos de Jesus, um pouco abaixo do polegar, numa região onde ficam os nervos medianos que geram muita dor quando são feridos. Segundo o próprio médico, a crueldade foi tanta que os pregos foram colocados de uma maneira que não rompeu totalmente o nervo, mas só o rasgou-o, fazendo com que ele ficasse frágil e sensível, que qualquer movimento da mão já geraria uma dor insuportável.
O mesmo foi feito com os pés de Jesus. Os pregos perfuraram nervos que ao serem atingidos também causavam dores muito fortes e contínuas.

O médico, ao realizar os seus estudos, simulou a crucificação com alguns voluntários (logicamente sem os pregos e sem todas as outras torturas). Todos os voluntários observaram que era impossível encostar as costas na cruz. Eles sentiam fortes câimbras, adormecimento das pernas e falta de ar, o que fazia com que eles tentassem esticar as pernas.

Se para essas pessoas que estavam somente amarradas na posição da crucificação já foi difícil, imagine para Jesus, que com o corpo pendurado e praticamente sem conseguir respirar, não conseguia esticar as pernas por causa dos pregos em seus pés? Buscando alguma forma de respirar ele se apoiava nos pregos dos pés o que certamente lhe causava ainda mais dor.

Um pouco antes de expirar, Jesus já não tinha mais sangue para sangrar. Por isso somente água saía pelas suas feridas.

Segundo o médico, o corpo humano tem 3,5 litros de sangue. Nessas 3 horas Jesus derramou todo o seu sangue. Teve três pregos cravados nos seus membros, uma coroa de espinhos em sua cabeça e um soldado ainda cravou uma lança no seu tórax.

A "Causa Mortis" de Jesus

Para ele a causa da morte foi o choque causado pelos traumas e pelas hemorragias. A isso somaram-se as terríveis dores provenientes dos pregos em suas mãoes e em seus pés, o trauma na caixa torácica, hemorragias pulmonares decorrentes do açoitamento, as dores provocadas pela coroa de espinhos e a perda de mais sangue depois que um dos soldados lhe perfurou o peito, abrindo o átrio direito do coração.

Jesus morreu numa parada cardíaca e respiratória, em razão de choque traumático e hipovolêmico, resultante da crucificação.


Diante de tudo isso, só fica comprovado que Jesus sofreu as piores dores, sentiu em seu corpo os piores castigos, deu a sua vida para a nossa salvação.

Fica para nós a declaração do próprio médico autor desse estudo: “Essas pesquisas realizadas só aumentaram o meu respeito, o meu amor e a minha devoção a Jesus Cristo”.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

16º ENCONTRO - O Filho de Deus se fez um de nós

Segunda-feira. Mais uma semana começando e hoje é dia de falarmos do tema do nosso último encontro.

Dando continuidade à "Saga da Santíssima Trindade", quem fez a pregação foi a Milena e essa pessoa que vos fala (eu, Diogo) e falamos sobre um tema que com certeza daria pra falar por horas e mais horas: a pessoa de Jesus Cristo.


Iniciamos relembrando Adão e Eva que escolheram se afastar de Deus pelo Pecado Original. E desde então o homem rompeu a relação íntima que possuía com Deus e por vontade própria quis ficar longe Dele.

Desde então Deus buscou diversas formas para tentar trazer o homem de volta. Temos como exemplo Moisés e os profetas que anunciavam e alertavam a todos os homens a necessidade de se voltar para Deus. Mas apesar de todos os esforços, o homem ainda insistia em permanecer longe.

Diante de tudo isso, Deus Pai colocou em prática o seu “grande projeto” para trazer os homens de volta à ele: Jesus Cristo!

Doente nossa natureza precisava ser curada. Pelo pecado, todos nós havíamos perdido a posse do bem, rompemos o elo com Deus. Estávamos presos nas trevas, escravizados pelo pecado, mortos e precisávamos ressuscitar.

Assim, Deus enviou seu próprio filho ao mundo com um projeto de salvação para todos nós. Jesus, filho de Deus, se fez homem, se fez um de nós para a nossa salvação, para nos livrar da morte eterna.

Jesus é igual a nós em tudo, menos nos pecado

Como nós, sofreu contrariedades e decepções. Foi um homem compassivo, paciente e amável, compreensivo e sensível. Sentia sede, fome, cansaço. Alegrava-se, ficava comovido e chorava.

Jesus não era um ET ou um ser de outro planeta. Era homem de carne e osso, igual a todos nós, mas se diferenciava, pois Nele não existia o pecado.

Ele foi exemplo de humildade e serviço, pois apesar de Filho de Deus se igualou aos homens, se colocou como servo, lavou os pés dos discípulos, demonstrando em sua vida a sua humanidade.

Ele foi, também, exemplo de obediência, pois desde o início sabia qual era o projeto de Deus, sabia qual era o seu caminho, sabia tudo o que iria passar pela nossa salvação. E mesmo assim foi obediente, cumpriu a missão que Deus confiou a ele. Mesmo sabendo que haveria de morrer na cruz para nos salvar, obedeceu à vontade do Pai.

E obediente até a morte na cruz, Jesus se fez exemplo de amor, doando sua vida e agüentando todo o tipo de castigo, para nos libertar do pecado, para nos livrar da morte, para nos levar de volta ao amor de Deus.

Durante todo o seu calvário Jesus teve medo, suou sangue, foi açoitado, recebeu uma coroa de espinhos em sua cabeça, carregou a cruz e caiu com ela no meio do caminho, teve as mãos e os pés pregados cruelmente no madeiro, derramou todo o seu sangue na cruz. Foi castigado com o pior castigo que um homem poderia merecer.

Mas qual o real sentido da cruz? Por que Jesus, o filho de Deus, passou por tudo isso?

Por um simples motivo: POR VOCÊ! POR MIM! POR CADA UM DE NÓS!


Jesus passou por todo esse sofrimento para a nossa salvação. Para mostrar o seu amor incondicional por cada um de nós. Por isso nós temos que ter Jesus como exemplo para nossas vidas, um exemplo de doação total, pois ele, mesmo sendo Filho de Deus, morreu na cruz por cada um de nós.

Fomos libertos da morte eterna por Jesus, que mesmo sendo Deus se fez homem para nos salvar!

domingo, 29 de agosto de 2010

Paróquia celebrou o Dia do Catequista em missa festiva

No último sábado, 28, na missa das 18:30h, uma bela cerimônia marcou a comemoração do Dia do Catequista na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Esta celebração especial, presidida pelo Pe. Edson, contou com a presença dos catequistas de Batismo, 1ª Eucaristia, Crisma e Catequese de Adultos da paróquia, e foi voltada a ação de graças ao Pai que chama a todos, escolhe e capacita para o trabalho catequético.

Pe. Edson em sua homilia destacou a primeira leitura do livro do Eclesiástico, reiterando que todos os catequistas devem refletir sobre as palavras dos sábios e desejar a sabedoria. E complementando com o Evangelho do 22º Domingo do Tempo Comum, alertou que a palavra central é a humildade.


“Humildade no serviço gratuito à Palavra de Deus, é o que destacamos hoje. Assim, o catequista deve ser luz neste mundo, levando humildemente às crianças, adolescentes, jovens e adultos, a Boa Nova do Amor de Deus”, disse ele.

Logo após a homilia todos os catequistas foram ungidos com o Óleo Santo e rezaram juntos a Oração dos Catequistas.


Todos receberam uma carta de Dom Eugênio Rixen (trechos dela estão na nossa última postagem), presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, e foram homenageados por algumas pessoas da comunidade com botões de rosa, em agradecimento pelos serviços prestados e pela disponibilidade ao serviço pastoral.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dia do Catequista

Amanhã celebramos na missa das 18:30h o "Dia do Catequista". Para fortalecer a importância deste dia, vamos postar hoje alguns trechos de uma carta escrita por Dom Eugênio Rixen, presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, comissão esta a qual nós da Crisma estamos ligados.


Queridos(as) Catequistas

O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade.

Sentimo-os movidos pela força do Espírito, que nos chama e envia. Nesse Espírito, celebrar o Dia do Catequista tem um significado especial, pois são vocês, catequistas, os protagonistas, aqueles que fazem com que o processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE seja possível. Portanto, confiamos em cada um de vocês, com seus dons partilhados, junto com as forças vivas de toda a Igreja, as comunidades, as pastorais, os movimentos, para que a iniciação à vida cristã seja possível.

Ao celebrar o DIA DO CATEQUISTA queremos refletir sobre a vocação do catequista, que é a vocação do Profeta - aquele que fala em nome de Deus e da comunidade. A iniciativa sempre parte de Deus. O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. Catequista é aquele que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.

Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÂO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA.

Catequista, que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho do discipulado, cheio de desafios que o fazem crescer e acabam gerando profundas alegrias.

Catequista, nesse dia acolha o abraço de gratidão de milhares de pessoas, vidas agradecidas pela sua presença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Querido Catequista, PARABÉNS! Que a Força da Palavra continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso missionário!

A bênção amorosa do PAI, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida, na vida da sua comunidade hoje e sempre.

Fraternalmente,

Dom Eugênio Rixen
Presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Por um triz!

Postando um texto muito bom escrito pela Roberta!


Hoje a tarde me deparei com a realidade nua e crua: as coisas realmente acontecem por um triz. Eu estava com uma amiga que, por mais que eu quisesse ir ao encontro dela, coincidentemente veio ao meu encontro. Era alguém com quem eu sentia que precisava muito conversar. Gostava tanto dela que a minha preocupação com o que vinha acontecendo em sua vida estava me consumindo. Por um triz, pronto, ela estava na minha frente!

Ao vê-la logo eu quis saber como ela estava, mas no fundo eu queria tocar na ferida que eu sabia, estava aberta. Enquanto ela sorria e me falava de coisas abstratas, eu pensava “como eu vou falar daquilo com ela...”. Por um triz, achei que Deus podia ter outros planos para aquele momento, mas muito egoísta, tinha certeza de que era pra aquilo mesmo.

De repente o telefone tocou. Era o pai dela que, desesperado disse que havia dado três tiros num cara que ele encontrara dentro de sua casa e desligou! Por um triz eu nem pensei. Só entendi que eu tinha que estar ali por outras razões...

Fiz o possível para acalmá-la uma vez que como qualquer ser humano, ela entrou em estado de desespero, choro, ansiedade. Peguei na mão dela e dei a única coisa que eu tinha: a minha amizade! Então, por um triz eu pensei “Deus me quis aqui”.

Infelizmente enquanto a situação fervilhava, eu tinha que ir embora e não segurar mais a mão da minha amiga. Sai ao encontro de uma outra amiga que, graças a Deus também estava por perto, e a coloquei a par do assunto para que ela pudesse dar o suporte que fosse necessário.

Com toda aquela adrenalina na minha cabeça fui voltando para casa, a pé e pensando. Por um triz, como se vai a vida de alguém, se acaba com alguém, se coloca o outro em situação de choque. Pai, irmão, amigo, polícia ou bandido; tudo se vai por um triz... E prova disso é que a poucos metros de casa me deparei com um acidente de carro que aconteceu enquanto eu dava meus passos lentos, pensativos e de cabeça baixa. O cidadão que estava errado estava visivelmente embriagado, sem camisa e sem condições. Por um triz as coisas não foram piores. Acho que o moço que teve seu carro arranhado percebeu o que eu também vi naquele rapaz e deixou pra lá. Eu ainda tive que dizer pra ele desligar o pisca alerta quando ele saiu...

Ah! E como se não bastasse, uns 15 segundos depois, na mesma direção veio um carro de polícia, tranqüilo que por míseros segundos, teria estado presente na cena anterior. É, foi por um triz.

Acham que acabou? Calma.

Chegando em casa um rapaz que estava conversando com uma das minhas vizinhas perguntou meu nome. Eu questionei “por que?” e ele se explicou. Era um dos moradores da república da frente e por causa do abaixo-assinado, estava se retratando com todos os vizinhos. Bom, eu nem participei do referido documento, mas ouvi as desculpas dele. Por um triz eu acabei sabendo que tem gente pedindo pra eles irem embora e eles estão pedindo uma chance.

Minha conclusão: nem todos tem uma chance. O cara que o pai da minha amiga acertou certamente não está mais entre nós; o moço que continuou em seu carro, embriagado, talvez possa mudar, como os meninos da república também.

Portanto, duas palavras sábias: “A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6, 12) e “Quanto àquele dia e hora, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai”.

Vamos cuidar das nossas vidas com muito apreço, afinal, ainda que seja por um triz, a sua tarde, como a minha, pode virar um artigo que pode servir de alerta para os seus amigos e as pessoas que você ama.


Roberta Maggiotto de Almeida Santos

Publicitária, professora no SENAC, coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia e membro da equipe de coordenação da Pastoral da Crisma.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MOMENTO MUSICAL (20) by Diogo

Mais uma quarta-feira chegando e mais uma música entrando aqui no blog!

A música de hoje, nós tocamos no nosso último encontro da Crisma, após a pregação da Camila e da Roberta. É a música "Abraço de Pai", composta pelo brilhante Walmir Alencar e interpretada por ele e pela cantora Adriana, na gravação do DVD "Adriana Ao Vivo".

Essa canção traduz uma das parábolas mais lindas que encontramos nos Evangelhos: a Parábola do Filho Pródigo, e nos insere e nos leva a experimentar a infinita misericórdia e o grande amor de Deus por cada um de nós.



ABRAÇO DE PAI (Walmir Alencar)

Quanto eu esperei
Ansioso queria te ver
E te falar o que há em mim
Já não podia me conter

Me decidi, Senhor
Hoje quero rasgar meu viver
E te mostrar meu coração
Tudo o que tenho e sou

E por mais que me falem não vou desistir
Eu sei que nada sou, por isso estou aqui
Mas eu sei que o amor que o Senhor tem por mim
É muito mais que o meu, sou gota derramada no mar

Quanto tempo também o Senhor me esperou
Nas tarde encontrou saudade em meu lugar
Mas ao me ver na estrada ao longe voltar
De um salto se alegrou e foi correndo me encontrar

E não me perguntou nem por onde eu andei
Dos bens que eu gastei mais nada me restou
Mas olhando em meus olhos somente me amou
E ao me beijar, me acolheu num abraço de Pai.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nossos Pais

Compartilhando com todos os leitores do blog, a mensagem que foi entregue a todos da Pastoral da Crisma ao final do encontro do último sábado.

Um dia desses, meu pai me levava para o trabalho. Estávamos só nós dois no carro e não dissemos uma palavra sequer durante todo o caminho; porém muitas coisas passavam pela minha cabeça. Quantas vezes eu me chateei com ele? Coisas que ele fez e não gostei. Coisas que eu fiz e ele me chamou a atenção. Mas por mais difícil que seja lidar com tudo isso, ele é meu pai e eu o amo.

Não importa quando, nem onde, nem por quê...
Eles sempre irão olhar nos seus olhos e dizer:
- Filho, cuidado com isso...
- Juízo heim...?!
- Não volte muito tarde...

Estas são frases típicas de pai e mãe.

Eles nunca vão desistir de proteger você.

Às vezes não sentimos mais necessidade de sermos protegidos pelos nossos pais. Já temos muitos amigos, namorado(a), muitas pessoas a nossa volta que consideramos um abrigo melhor do que o “exagero” deles. Além disso, passamos a maior parte de nossa adolescência fugindo, achando careta demais tê-los por perto dizendo que tudo aquilo que fazemos está errado e fora da linha.

Pois é meu caro irmãozinho, eis aí Deus e os pecados.

Façamos uma comparação simples:
Deus é o nosso pai celestial. Seu Pai, meu Pai e Pai dos nossos Pais...
Quantas vezes nós deixamos de ouvir o que esse Deus quer nos dizer? Quantas vezes ele nos deu conselhos e ignoramos? Quantas vezes Ele quis nos proteger, livrar-nos do pecado e nos afastamos Dele por considerar outras pessoas mais dignas de nosso Amor?

Nossos pais são enviados por Deus através do amor para nos educar, guiar e proteger durante todo o tempo que estivermos neste mundo.

Apenas deixo claro que nossos pais são seres humanos, eles podem errar, nos magoar às vezes, afinal o único amor perfeito é o amor de Deus.

Por isso, não importa o quão duro seja seu relacionamento familiar, lembre-se que estas pessoas foram escolhidas por Deus para gerar você, e por mais defeitos que elas tenham, tente perdoá-las e amá-las assim como Jesus amou Maria e José até a morte...

* Se o seu pai, ou mãe já não estão entre nós, converse com Deus em oração e peça pra que estejam em um bom lugar olhando por você.

* Os que têm a honra de tê-los aqui, queiram estar sempre perto deles. Um dia isso pode acabar e com certeza você sentirá falta.

* Se seus pais se separaram, tente entendê-los. Talvez o fato de um dia eles se amarem tenha sido definitivo para que você viesse ao mundo e não significa que te amem menos agora. Eles não vivem juntos, mas você pode estar com eles quando quiser.

* Se errou, peça perdão, aprenda a admitir seus erros.

* Seu pecado nunca será maior do que o amor que o Senhor tem por ti.

Como o filho pródigo, volte. Cada vez que você se arrepende é uma festa no céu.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

15º ENCONTRO - Um só Deus em três pessoas / Deus Pai é nosso Pai!

Mais uma semana começando a todo vapor e chegou a hora de falarmos da pregação do nosso último encontro. Desta vez, a Roberta e a Camila ficaram responsáveis por transmitir a todos nós o tema: Um só Deus em três pessoas / Deus Pai é nosso pai.

O primeiro tema trata sobre a Santíssima Trindade.

Assim como as sagas de filmes que assistimos atualmente em trilogias de sucesso, como “ Crepúsculo”, “Senhor dos Anéis “ e “O Homem Aranha”, iniciamos no último sábado mais uma saga interessantíssima e que ninguém pode perder: o mistério relacionado à Trindade.

Comparando-a às trilogias, deixamos claro, a existência de um Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E em que reside esse mistério? No fato da Santíssima Trindade ser um só Deus em três pessoas. Onde Deus é Pai, é Filho e é Espírito Santo, e essas três pessoas vivem intimamente ligadas: uma não existe sem a outra.

Relembramos a pregação feita pelo Caio no Retirão da Crisma, onde ele diz que vivemos hoje no tempo do Espírito Santo. E assim, iniciamos então, o primeiro capitulo da “saga” da Santissima Trindade: O PAI.

Deus, no seu infinito amor, nos deu um grande presente: o mundo. Ele nos criou à sua imagem e semelhança e colocou em nós todo seu amor, porem com o pecado, nós, ferimos este amor que o Senhor tem por nós, mas Deus é um Pai misericordioso que nos acolhe em todos os momentos de nossas vidas.

Deus não é castigador. Devemos ter em mente que tudo aquilo que julgamos errado em nossas vidas são conseqüência de nossos próprios atos. Nada que tenhamos feito será suficiente para que Deus nos exclua, nós que às vezes o deixamos de lado, mas Ele nunca fará o mesmo.

O Senhor enviou nossos pais aqui na Terra para que durante nossa permanência neste mundo tivéssemos um apoio, cuidado, carinho e amor. As vezes não damos o devido valor a nossos pais, pois julgamos que eles não nos deixam fazer nada daquilo que queremos. Mas o que não entendemos é que nossos pais, assim como Deus, só querem nos proteger.

Deus é o único. Fora Dele não há Deuses. “Eu sou o primeiro e o último, não há outro Deus afora Eu. Eu sou Aquele q é”. (Is 44, 6-8).

Deus é a própria verdade, suas palavras não nos enganam nunca. É por isso que podemos nos entregar com toda confiança à verdade e à fidelidade da sua palavra em todas as coisas.

O amor que Deus tem por Israel é comparado ao amor de um Pai por um Filho (Ozéias, 11,1-3 e 8-9). Hoje Israel somos todos nós: povo de Deus!

O maior exemplo de amor de pai aqui na terra foi dado por José. Ele aceitou ser pai de Jesus Cristo e o amou e protegeu durante todos os anos que esteve ao seu lado. A fé e o amor de Jose pelo Senhor foi muito maior do que o amor que tinha por Maria, pois havia desconfiado dela quando soube de sua gravidez.

Devemos ser como José e acreditar nesse amor que o Senhor tem por nós, entender nossos pais e rezar por eles.

Na parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32), percebemos muito mais do que o arrependimento desse filho. Podemos ver a misericórdia do pai para com ele. O pai o esperou todo o tempo que esteve distante e quando voltou logo vestiu-o com as melhores roupas, matou um novilho e fez uma grande festa. O irmão egoísta pensando somente na herança por ser o filho mais velho não entendeu que, para o pai, só o que importava era o fato do filho mais novo ter “nascido de novo” quando caiu em si e voltou para casa arrependido.

É assim, com todo amor e carinho, que o Senhor nos recebe quando nos arrependemos do nosso pecado. Todas as vezes que voltamos ao Pai arrependidos é uma festa no céu, porque Deus Pai é nosso Pai e nenhum amor no mundo pode ser maior!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Retirão da Crisma 2010 - Parte 2

Prosseguimos com os posts sobre o Retirão da Crisma deste ano!

Dedicamos o espaço de hoje para mostramos em fotos e vídeos um pouco da gincana do teatro, sem dúvida um dos momentos mais divertidos do retiro e que valorizaram bastante a integração entre todos os crismandos e catequistas.

"Moisés abrindo o Mar Vermelho"



"A Multiplicação dos pães"



"Jesus caminha sobre as águas"



"As bodas de Caná"


(Por alguns problemas técnicos ainda não temos disponível o vídeo dessa apresentação)

"Filho pródigo"



"A ressurreição de Lázaro"




Mais fotos do nosso retirão Aqui

Em breve teremos as sínteses das pregações e mais algumas fotos!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MOMENTO MUSICAL (19) by Diogo

Mais uma quarta-feira chegando, mais um dia de música aqui no blog!

Como estamos na semana pós Retirão, vamos postar hoje uma música que tocamos no último sábado: "Anda com Deus" do Ministério Fonte da Vida. Essa música com certeza tocou o coração de muita gente no retiro!



ANDA COM DEUS (Ministério Fonte da Vida)

Anda com Deus, segura na mão de Deus
O choro de uma noite se acaba de manhã
Deus tem vitória!
Busca o amor, busca o perdão
Busca o poder e muita unção
A vitória é garantida, a promessa não falha
Ele vai te abençoar

Para alcançar tem que confiar de todo coração
Para vencer é preciso usar as armas da fé
Pra prevalecer você tem que insistir no poder do Senhor
Crer sem duvidar, a palavra declarar
Para ver acontecer

Anda com Deus, segura na mão de Deus
O choro de uma noite se acaba de manhã
Deus tem vitória!
Busca o amor, busca o perdão
Busca o poder e muita unção
A vitória é garantida, a promessa não falha
Ele vai te abençoar


Excepcionalmente hoje temos um "Bônus Track" no nosso Momento Musical e vou postar mais uma música, só que dessa vez uma mais agitadinha, de animação, que nós tocamos no Retiro e que com certeza vamos tocar mais vezes nesse restinho de ano na Pastoral da Crisma!

É a música "Deus me ama como sou" da Banda Dominus!

Retirão da Crisma 2010 - Parte 1

Neste primeiro post sobre o nosso Retirão, vamos fazer uma síntese geral do retiro.


O dia começou bem cedo no último sábado. Todos chegamos ao CAIC do Vale do Sol às 7:30h, quase madrugada para muitos dos nossos jovens! E desde cedo pode-se perceber a expectativa que existia com relação ao retiro, tanto por parte dos catequistas, da música, dos pregadores, da coordenação, quanto por parte dos crismandos!

E às 8h iniciamos o nosso Retirão de 2010, acolhendo a todos com música e a animação do Mateus para acordar o povo!

Após toda a acolhida e a oração da manhã, tivemos a nossa primeira pregação sobre ESCOLHAS E VOCAÇÃO, feita pelo Fabiano da Comunidade Leão de Judá. Um tema muito importante para a juventude que está vivendo o momento e as dificuldades de realizar escolhas.

Após a pregação, foram formados os seis grupos da gincana, buscando a interação e formação de novas amizades entre os crismandos. Esses grupos ficaram juntos durante todo o dia, participando de momentos de partilha e conversa e momentos de alegria e diversão.

Com os grupos formados iniciamos a primeira parte da Gincana, onde os grupos responderam algumas questões com o auxilio da Bíblia.

No meio da manhã, ouvimos a nossa segunda pregação, feita pelo Mateus que abordou o tema AMIZADE/RELACIONAMENTOS, destacando a importância de termos bons amigos ao nosso redor. Foi um momento forte para pensarmos e agradecermos a Deus pelas nossas amizades e pelas pessoas que fazem parte de nossas vidas.

Após a pregação partimos para a segunda etapa da nossa gincana. o famoso jogo de perguntas e respostas, onde cada crismando devia responder oralmente a uma pergunta direcionada ao grupo. Os efeitos sonoros da prova, executados pelo Robson, divertiram muito o povo!

Ao término da gincana chegou uma das horas mais esperadas do nosso retiro: O ALMOÇO!!! Onde todos pudemos sentar juntos e partilhar bons momentos de conversa e risadas.

Voltamos do almoço com muita música agitada pra espantar a preguiça. Tocamos até a tão esperada "Casinha"!! Após meia hora de música iniciamos a nossa terceira pregação. O tema foi FAMÍLIA e foi realizada pela Roberta que tomou por base o quarto mandamento da lei de Deus e nos alertou sobre a importância e a necessidade de valorizarmos a família.

Após a pregação os grupos se reuniram para partilha e em seguida realizamos a terceira etapa da gincana: a prova do teatro, onde cada grupo teve que representar uma cena específica de uma passagem bíblica. Os temas foram: Moisés abrindo o mar vemelho, Filho pródigo, A multiplicação dos pães, As Bodas de Caná, A Ressurreição de Lázaro e Jesus caminhando sobre as águas.

Depois disso, já estávamos caminhando para o fim do nosso retiro com a quarta e última pregação, realizada pelo Caio da Comunidade Leão de Judá, sobre o ESPÍRITO SANTO. Aquele que está sempre conosco, nos acompanhando e nos iluminando em nossas decisões e em nossa vida.

Após a pregação todos nos dirigimos para a Capela, montada no Anfiteatro do CAIC para um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento. Foi um momento muito forte que com certeza tocou o coração de muitos dos nossos jovens!

Para encerrar o dia tivemos a última etapa da nossa gincana: a "famosa" e tradicional prova dos livros bíblicos!

Por fim, encerramos o dia com o nosso "Incendeia", que já está se tornando marca registrada da Pastoral da Crisma.

Ao fim de mais um retiro, agradecemos a Deus por tudo de bom que Ele realizou em nossos corações e nos corações dos nossos jovens crismandos. Temos certeza que em todas as pregações, orações e até as gincanas, Deus estava presente conosco e pôde de alguma forma tocar o coração dos nossos jovens, que com certeza não saíram de lá da mesma forma que chegaram.


Em breve: fotos e mais detalhes sobre as pregações!

Ainda hoje teremos o nosso Momento Musical. Aguardem!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

9ª Edição do Retirão da Crisma

Postando uma prévia da matéria do nosso Retirão da Crisma que aconteceu no último sábado, que irá para o "Nosso Boletim".


Mais de 100 jovens entre crismandos e catequistas da Pastoral da Crisma estiveram no CAIC do Vale do Sol, no último sábado, 14, para a realização de mais uma edição de seu retiro anual. O encontro começou logo às 8h e seguiu até às 18h com muita música, oração, palestras e gincanas.

Ivana C. Medeiros Túlio, coordenadora da Pastoral conta que nesse ano aconteceram várias novidades, entre elas a introdução das canecas personalizadas que funcionaram tanto pelo lado ecológico como pela lembrança do retiro. “Nosso compromisso é em todos os sentidos” disse.

As palestras, que foram conduzidas por membros do Grupo de Oração Leão de Judá e da pastoral da Crisma, foram voltadas para o sentido dos relacionamentos. “Para eles que estão começando a trilhar seus caminhos, falar de escolhas pessoais e profissionais, amizade e família é fundamental” reforça Ivana que ainda comentou sobre a importância do relacionamento também com Deus, através do Espírito Santo, tema da palestra de encerramento.

Os jovens tiveram também um momento muito especial ao visitarem a capela, montada no anfiteatro do CAIC. Lá, puderam rezar e experimentar estar junto de Jesus Eucarístico.

O encerramento do Retirão ficou para a missa do domingo, 15, às 10h onde junto com toda a comunidade, o grupo Preto, vencedor da gincana, recebeu seu prêmio.

Roberta Maggiotto A. Santos
PasCom - NSG



Durante toda a semana vamos estar falando do Retirão aqui no blog: síntese das pregações, músicas, gincanas e fotos. Acompanhem e comentem!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A melhor escolha na vocação é a que nos faz felizes!

Quantos de nós não crescemos ouvindo a expressão: "O que você vai ser quando crescer?". A pergunta que para muitos vem imediatamente com a resposta: "O mesmo que o meu pai" ou "O mesmo que minha mãe". que o tio, etc., para muitos é uma dúvida que os acompanha por um bom tempo da vida.


Faculdade, estudo, trabalho, ser isso ou aquilo: preocupações diretamente ligadas às expectativas do outro a meu respeito, àquilo que eu representarei na sociedade, na família, para o grupo de amigos.

Ser bem-sucedido ou ser feliz, ser rico ou fazer o que gosta. Geralmente, se associa prazer com atividades que nem sempre dão o retorno financeiro esperado. Daí cabe uma grande questão: "O que eu quero para mim?" "O que significa ser bem-sucedido para mim? Ter dinheiro? Ser gerente? Ser um cozinheiro muito realizado? Ser educador?"

Costumo dizer que a melhor escolha na vocação é aquela que nos faz felizes, que é compatível com nossas possibilidades e que nos gera sustento, pois, de nada adianta ser muito bem-sucedido financeiramente e ser infeliz. Mas, ao mesmo tempo, é muito complicado buscar sem encontrar seu lugar de satisfação.

Outro fator importante é que somos, atualmente, muito críticos com as possibilidades e com nossas escolhas. É natural ao ser humano a busca constante de condições melhores de vida, mas, até onde isso é sadio? Já pensou que pode estar perdendo oportunidades por deixar de observar aquilo que está ao seu redor?

O bom discernimento vocacional se faz observando aquilo que nós gostaríamos de fazer, aquilo para o qual temos habilidade de fazer e aquilo que nos sentimos bem ao fazer.

Acrescento, ainda, que para um bom discernimento é muito importante que façamos o exercício do autoconhecimento, da percepção dos talentos pessoais, das habilidades, das limitações e nossos alvos. Tudo isso, somado a um plano de vida com nossas metas pessoais e profissionais deve ser levado em consideração, para saber o que temos hoje e aonde gostaríamos de chegar e os esforços que deverão ser feitos para que tais metas sejam atingidas.

É importante ressaltar a responsabilidade que deve se fazer presente no momento da escolha, ou seja, é um momento em que cada um deve assumir de forma consciente a construção de um projeto de vida próprio. O objetivo não é necessariamente uma escolha para o resto da vida, mas a possibilidade de realizar escolhas conscientes que sejam coerentes com um modo de ser particular, visando a realização pessoal.

Lembro, também, que para escolher o caminho a ser seguido é importante conhecer as características e as exigências da vocação, seja qual ela for, profissional, religiosa, de discernimento de estado de vida.

É essencial que possamos não apenas escolher, mas aprender a escolher, olhando este processo como algo que está enraizado na história de vida de cada pessoa, e nesse sentido, realmente, não importa a escolha, mas a maneira como esta é realizada, quais os critérios estabeleço para que ela aconteça, como julgar o que é melhor para mim, em cada momento da minha existência, visto que escolhemos o tempo todo, enquanto existirmos.

E não nos esqueçamos de pedir sempre a presença de Deus e do Espírito Santo para que possamos tomar as melhores decisões e seguir os melhores caminhos para as nossas vidas, buscando sempre o que realmente importa: a nossa felicidade!



Fonte: adaptação do texto "O que vou fazer quando crescer?"
de Elaine Ribeiro, Psicóloga e colaboradora da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MOMENTO MUSICAL (18) by Diogo

Semana agitada para nós da Pastoral da Crisma. Estamos a todo vapor nos preparativos para o nosso Retirão, que acontecerá no próximo sábado!

Mesmo com toda a correria desta semana, continuamos com a nossa programação normal no blog. E hoje é dia do nosso Momento Musical!

A música escolhida para hoje é a música "Seja o Centro" do Diante do Trono, um Ministério de Música Evangélico que tem músicas muito bonitas e profundas que podem ser aproveitadas não somente pelos evangélicos, mas também por todos nós que acreditamos na Palavra de Deus e sentimos sua presença em nossas vidas.

O vídeo é da gravação do DVD "Quero me Apaixonar" em São Paulo!

Há algum tempo a gente já a toca na nossa Missa das 10... Aproveitem essa música, pois ela é linda!



SEJA O CENTRO (Diante do Trono)

Seja o centro, seja o tudo
Em meu coração, Senhor
Seja a vida em meu peito
Cada dia aqui e eternamente
Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!

Seja o sol que me aquece
Em meu coração, Senhor
Seja a força que me sustenta
Cada dia aqui e eternamente
Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!

Meu tesouro, minha razão de viver
Meu anseio é te conhecer
Pois não há outro igual a Ti
A quem tenho eu além de Ti
És minha vida, és a fonte, Jesus
Pois não há outro igual a Ti
A quem tenho eu além de Ti
És minha vida, és a fonte, Jesus

Seja o centro, seja o tudo
Em meu coração, Senhor
Seja a vida em meu peito
Cada dia aqui e eternamente
Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!
Jesus! Jesus! Jesus! Jesus!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Agosto: mês das vocações!


O mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. Normalmente a própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus. É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana:

Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio - no qual é comemorado o Dia das Mães - temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.

Ao participarmos dessas celebrações não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade! Todos somos vocacionados à santidade e fora desse caminho não temos como viver bem qualquer que seja a nossa vocação pessoal.

Agosto é o mês vocacional, mas O QUE É VOCAÇÃO?

Seja para constituir família, viver exclusivamente para Deus ou para doar a vida por uma missão, todos os cristãos possuem uma vocação. Ela é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso do Senhor que visa a plena humanização do homem. É dom, graça, eleição cuidadosa, visando a construção do Reino dos Céus. Para compreendermos em profundidade o significado dessa iniciativa divina, precisamos fazer a distinção entre: Vocação Fundamental e Vocação Específica.

Vocação Fundamental: Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa à vida, a ser Filho de Deus, a ser cristão, a ser Igreja. É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. As vocações específicas derivam da vocação fundamental.

Vocação Específica: Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. As vocações específicas são três:

1) Vocação Laical: São todos os leigos que têm carisma e função de anunciar Jesus Cristo, de modo a fazer com que o mundo tenha autonomia. Ele tem a missão de fazer com que o mundo entre em comunhão com o mistério que a Igreja representa. A vocação laical tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. O cristão leigo tem o papel de libertar o mundo dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado (de maneira individual), os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo. Na vocação laical temos o estado de vida matrimonial. Chamados a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a constituir família. A família é chamada a constituir a Igreja doméstica.

2) Vocação Religiosa: A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira "radical". É a entrega da própria vida a Deus. São os freis, frades, freiras, eremitas etc.

3) Vocação Sacerdotal: O sacerdócio ministerial, pelo poder conferido, forma e rege o povo sacerdotal, realiza o Sacrifício Eucarístico na pessoa de Cristo e O oferece a Deus em nome de todo o povo. O ministério ordenado (carisma próprio do diácono, presbítero e bispo) é uma vocação carismática particular. O Espírito Santo - concede esta vocação a alguém e esta vocação converte-se em função. O presbítero é chamado a assumir o ministério hierárquico na Igreja como serviço aos irmãos.

VOCAÇÃO E MISSÃO É A MESMA COISA?

Em latim, vocação significa “chamar”. Sendo assim, Deus chama a mim, a você, ao nosso grupo, nos convidando ao serviço, à doação, à entrega. Nesse chamado, o que Ele mais quer é que nós estejamos junto d'Ele, de Seu Filho Jesus e do Espírito Santo, participando do amor dessa Família do céu e da nossa comunidade. O Todo-poderoso nos chama, mas nos dá também os carismas e as qualidades de que precisamos para assumir esse chamado.

A palavra missão também vem do latim e significa "enviar". É Jesus quem nos envia, como Ele mesmo falou: “Vão e façam meus discípulos todos os povos, ensinando a respeitar tudo o que vos ensinei” (Mt 28,19-20). Não existe chamado sem missão, como também não existe missão se não houver quem possa realizá-la.

Explicando melhor: a vocação, como vimos, é um chamado de Deus para servirmos a todos os irmãos. Esse serviço é a missão. Podemos concluir que vocação e missão não são a mesma coisa, mas elas estão muito ligadas, sendo consequência uma da outra.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

14º ENCONTRO - Ordem e Matrimônio: Sacramentos de Serviço

Retomando os encontros de preparação para a Crisma, depois de uma Copa e 1 mês de férias, voltamos a falar sobre os Sacramentos.

Desta vez a Roberta falou sobre os chamados Sacramentos de Serviço: Ordem e Matrimônio.

Para dar início à exposição do tema, apresentou os pilares de nossa Igreja, a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Sagrado Magistério. Eles são fundamentais para sustentar toda a nossa fé, uma vez que nos ajudam a contar a nossa história desde os tempos mais antigos, até os tempos atuais.

O Sacramento da Ordem nos remete ao sacerdócio. A figura do sacerdote é muito antiga e na bíblia aparecem desde os livros do Êxodo e Levítico. São Paulo na Carta aos Hebreus (Hb 5, 1) diz que “todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados”.

Nessa situação podemos ver a figura do sacerdote muito próxima a de Jesus, só que Ele fez o sacrifício perfeito e definitivo em favor da humanidade (Hb 10, 14). Por isso, todo sacerdote, quando exerce o seu ministério, age na pessoa de Cristo. Vimos ainda que há três graus no Sacramento da Ordem: episcopado (bispos), presbiterado (sacerdote) e diaconado.

Quanto ao Sacramento do Matrimônio vimos que a vocação para ele existe desde a criação, pois Deus fez homem e mulher, um para o outro, à sua imagem e semelhança. Deus abençoa o relacionamento entre eles e os torna fecundos (Gn 1, 28).

O Matrimônio é o sacramento da aliança entre o casal, entre eles e Deus, Cristo e sua Igreja. Por isso deve ser ministrado na igreja, dentro da missa, quando todos os demais sacramentos culminam naquele momento e no compromisso diante de Deus, o casal assume um compromisso indissolúvel (Mt 19, 6) e de fidelidade. Só existe se houver escolha livre e mútua.

De qualquer forma, esses sacramentos nos mostram que todos somos chamados ao serviço na igreja e na comunidade, de acordo com a nossa condição e nossa vocação. Porém, todos como comunidade sacerdotal e membros de uma nação santa (I Pd 2, 5.9).

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MOMENTO MUSICAL (17) by Diogo

Apesar da pouca atualização do blog esta semana, não podia faltar o nosso Momento Musical!

A música de hoje é "Tudo posso", composta por Celina Borges e interpretada por ela mesma e pelo Pe. Fábio de Melo na gravação do seu CD e DVD "Eu e o Tempo".

Uma música que com certeza já tocou o coração de milhares de pessoas e não foi diferente com todos nós da Pastoral da Crisma. Por isso a compartilhamos com vocês!



TUDO POSSO (Pe. Fábio de Melo e Celina Borges)

Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim
E ali está!

Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar está à espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
Mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma a certeza da vitória

Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir

Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar está à espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
Mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma a certeza da vitória

Mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma a certeza da vitória eu vou sofrendo
Mas seguindo enquanto tantos não entendem
Vou cantando nossa história profetizando
Que eu posso! Tudo posso!