quinta-feira, 23 de junho de 2011

[Re-post] Corpus Christi: celebração do Corpo e Sangue de Cristo

Postamos esse texto no ano passado, mas vale muita a pena repostá-lo aqui no dia de hoje! Lembremos que hoje é muito mais do que um simples feriado. É dia Santo!




Infelizmente o dia de hoje é vivido por muitas pessoas apenas como um feriado qualquer, um dia de descanso ou um dia para fazer qualquer outra coisa que não sejam os afazeres do dia-a-dia.

Mas devemos ter em mente que hoje, mais do que um feriado, é um DIA SANTO. Corpus Christi: dia em que celebramos o Corpo de Cristo. E muitas vezes não damos a devida importância a esse dia por não sabermos o seu significado e o que ele representa para nós cristãos.

Conta a história, que um sacerdote chamado Pedro de Praga, homem de bons costumes, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma para pedir o Dom da Fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente angustiado pela dúvida. Na hora da consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando todos os panos do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

Diante deste milagre, o Papa Urbano IV, que na época governava a Igreja, solicitou que os objetos milagrosos fossem encaminhados para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico.

Objetos milagrosos em exposição na Catedral de Santa Prisca


Com isso, a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Cristo no pão consagrado. E em 11 de agosto de 1264, o Papa lançou para o mundo católico a Bula "Transiturus", com o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra ao Corpo do Senhor.

Foi em uma quinta-feira que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, na Última Ceia com seus discípulos. Por esse motivo celebra-se a festa de Corpus Christi na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade e sessenta dias após a Páscoa.

Então, meu irmão, hoje não é um simples feriado, é um DIA SANTO, dia de celebração, dia de festa em solenidade ao Corpo de Cristo!

Como estamos vivendo este dia? Enxergamos a presença de Cristo na Hóstia Consagrada ou temos dúvidas assim como o sacerdote Pedro de Praga? Somos cristãos quentes e cheios de fé ou cristãos mornos ou frios que vivem esse dia de Corpus Christi sem lhe dar a devida importância?


Paulo Augusto Medeiros


Catequista de Primeira Eucaristia na paróquia, membro da equipe de liturgia das 10h e grande colaborador do blog!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

MOMENTO MUSICAL (38) by Diogo

Chegou a hora de mais uma música aqui no blog!

Semana curta, feriado de Corpus Christi chegando e por este motivo, a música que trago hoje pra todos é a "Invade minh'alma" do Anjos do Resgate. Uma música curtinha, porém muito bonita que falam sobre o Corpo e Sangue do Senhor.



INVADE MINH'ALMA (Anjos do Resgate)

Invade minh'alma, me ama e me acalma
E sonda o meu ser, me cura e me salva
Tua intimidade quero conhecer
Um manso e humilde também quero ser

Invade minh'alma e faz-me fiel
Teu Corpo e Teu Sangue me levam ao céu
Invade minh'alma e faz-me fiel, meu Senhor
Teu Corpo e Teu Sangue me levam ao céu

terça-feira, 21 de junho de 2011

Espaço da Pri: As três peneiras

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.

Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz

Se desejamos amar ao próximo como a nós mesmos, e se somos gratos a Deus, devemos parar de reclamar das coisas e matá-las segundo a nossa moral. Temos que viver segundo os frutos do Espírito, e não como as obras da carne... Pense bem!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

[Divulgação] Doadores de sangue com urgência




O Hemonúcleo Regional de Araraquara da UNESP solicita à população que doe sangue com urgência, para que o mesmo não falte para os pacientes dos hospitais de Araraquara e Região.

A necessidade de transfusões de sangue tem aumentado muito devido a acidentes, cirurgias, hemorragias gástricas, pacientes com diversos tipos de câncer, urgências, entre outros. O Hemonúcleo precisa de todos os tipos sanguíneos e com urgência de: (O) NEGATIVO e (A) NEGATIVO.

Contamos com a colaboração de todos!

Horário para Doação de Sangue: segunda à sexta-feira, das 07:00h às 19:00h, ou aos sábados, das 08:00h às 12:00h.


Orientações básicas:

· Apresentar carteira de identidade (RG),ou carteira de habilitação (CNH), ou carteira profissional;

· Ter entre 18 e 65 anos;(agora jovens com 16 e 17 anos também podem doar, desde que autorizado pelos responsáveis.)

· Pesar mais de 50kg;

· Estar bem de saúde e comunicar se está tomando medicamento;

· Não estar em jejum;

· Não comer alimentos gordurosos (carne gorda,feijoada,ovo, maionese, fritura);

· Não fumar 01 hora antes e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

· Após o almoço aguardar 03 horas para doar sangue.


Hemonúcleo Regional de Araraquara: 3301-6102

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara – UNESP
Rua Expedicionários do Brasil, 1621, Centro. Entrada pela lateral na Alameda da Saudade.

Sangue salva vidas! A Doação é o maior ato que temos de amor ao próximo!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

MOMENTO MUSICAL (37) by Diogo

Mais uma quarta-feira chegando e seguimos com o nosso Momento Musical.

No último final de semana a Igreja celebrou a festa de Pentecostes, relembrando a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora no cénaculo.

Em nossa paróquia, no sábado aconteceu a Vigília de Pentecostes e nessa celebração aconteceu a primeira apresentação do Ministério de Música e Dança da paróquia, composto por jovens da nossa Pastoral da Crisma: o RUAH, que significa, sopro do Espírito Santo.

A música de hoje é a que eles apresentaram na Vigília, tem o mesmo nome do grupo -"Ruah"- e é da Irmã Kelly Patrícia. Infelizmente não tinha nenhum vídeo no Youtube com a apresentação dessa música. O único que encontrei é do Adriano Azevedo, baterista, que postou em seu Canal a gravação da música em estúdio. Mas mesmo assim vale a pena ouvir.

Vale aqui dar os PARABÉNS a toda galerinha do RUAH que com muito esforço e dedicação superaram a ansiedade da primeira apresentação e mandaram muito bem!





RUAH (Irmã Kelly Patrícia)

Ruah, Ruah
Ruah, Ruah
Seirei, Seirei
Seirei, Seirei

Veni Creator Spiritus
Veni Creator Spiritus

Enche os nossos corações com teu amor
Enche os nossos corações com os teus dons

Sabedoria, Inteligência, Conselho e Fortaleza
Ciência, Piedade e Temor de Deus

OBS:
Ruah = Espírito Santo em hebraico
Seirei = Espírito Santo em japonês
Veni Creator Spiritus = Vem Espírito Santo em latim

terça-feira, 14 de junho de 2011

Espaço da Pri: Amor à primeira vista!

Um garoto, que já estava com 17 anos, nasceu com uma doença que não tinha cura. Podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais, sob o cuidado constante de sua mãe.

Um dia decidiu sair sozinho, e com a permissão da mãe, caminhou pelo seu quarteirão, olhando as vitrines e as pessoas que andavam pela rua.

Ao passar por uma loja de discos, notou a presença de uma garota, mais ou menos de sua idade, que parecia ser feita de ternura e beleza. Amor à primeira vista.

Abriu a porta e entrou, com o olhar fixo naquela moça surpreendente. Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. Quando o viu, ela sorriu e lhe perguntou se podia ajudá-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele havia visto. A emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria um CD.

Pegou o primeiro que encontrou, sem olhar de quem era, e disse:

– Esse aqui!

– Quer que embrulhe pra presente? - perguntou a garota, sorrindo ainda mais.

Ele balançou a cabeça pra dizer que sim, e disse:

– É para mim mesmo, mas eu gostaria que você o embrulhasse para presente.

Ela saiu do balcão e voltou pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu, louco de vontade de ficar por ali, admirando aquela figura quase divina.

Daquele dia em diante, todas as tardes voltava à loja de discos e comprava um CD qualquer. Todas às vezes a garota fazia um embrulho cada vez mais bem feito, que ele guardava no seu quarto, sem sequer abrir.

Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação dela, e assim, por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce, não tinha coragem para convidá-la para sair e conversar. Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou muito a chamá-la para dar um passeio. Um dia ele se encheu de coragem e foi para a loja. Como todos os dias, comprou outro CD, e como sempre, ela foi embrulhá-lo.

Quando ela não estava vendo, deixou um papel com seu nome e telefone no balcão, e saiu da loja correndo.

Depois de alguns dias, o telefone tocou, e a mãe do jovem atendeu. Era a garota perguntando por ele. A mãe, desconsolada, nem perguntou quem era, começou a soluçar e disse:

– Você não sabe? Faleceu esta manhã.

Depois do enterro, a mãe entrou no quarto do filho, para olhar suas roupas e ficou surpresa com a quantidade de CDs, todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao fazê-lo, viu cair um pedaço de papel, onde estava escrito:

“Você é muito simpático, não quer me convidar pra sair? Eu adoraria.”

Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papel que dizia o mesmo, e assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de carinho, e esperança de conhecer aquele rapaz.

Assim é a vida. Não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que você sente. Diga-o já; amanhã pode ser muito tarde. Não deixe para amanhã, o que pode fazer hoje! Quem sabe não dê mais tempo...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vigília de Pentecostes foi celebrada na paróquia

A Vigília de Pentecostes deste ano na nossa paróquia foi realizada no último sábado, 11, na missa das 18h30. A liturgia própria do dia levou os presentes a refletir sobre o poder do Espírito Santo em várias circunstâncias.

Pe. Edson refletiu sobre a profecia do livro de Ezequiel sobre os ossos ressequidos. "O Espírito soprou sobre eles e deu a vida; era o que faltava para que aqueles ossos voltassem a ser o que eram e fossem reconstruídos" disse. Ele também ressaltou a presença de Jesus, no Evangelho, sendo a água viva, meditando sobre as águas que muitas vezes as pessoas tomam e não se saciam. "Buscamos água em muitas fontes, na maioria das vezes, que não são limpas como as falsas religiões, seitas e crenças" alertou Pe. Edson, que completou sua fala afirmando que só Deus, em Jesus, na graça do Espírito é quem pode nos saciar e dar vida nova.

Após o encerramento da homilia, o Grupo de Dança e Teatro Ruah, Ministério que brotou da Pastoral da Crisma fez sua primeira apresentação. Encenando a chegada do Espírito sobre os ossos ressequidos, eles fizeram a coreografia auxiliados por membros da comunidade.


Veja mais fotos AQUI

Roberta Maggiotto A. Santos
PasCom

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Atitudes Benditas

Postando um e-mail que recebi há algum tempo da Isabela Sgobbi e que vale a pena compartilhar.


Algumas atitudes benditas que devemos valorizar no nosso dia-a-dia.

ACORDAR

Decida ter um bom dia. Então, ao abrir os olhos e espreguiçar o corpo, agradeça a Deus pela noite de sono, pela cama, pelo teto, pela coberta, pelo travesseiro, por ter acordado para um novo dia.

VESTIR

Vista-te, em primeiro lugar, de bom humor, de um sorriso agradável, de uma esperança renovada; senão, não vai adiantar escolher uma bela e elegante roupa se a face não estiver condizente.

LAVAR AS MÃOS E O ROSTO

Lavar as mãos e o rosto não é somente uma atitude de higiene corporal, mas de higiene espiritual. Este ato contribui para lavar os olhos que choraram de tristeza, das marcas de dor, fisionomia de derrota... Ao lavar o rosto jogue todos esses sentimentos que trazem angústia pelo ralo.

FALAR

Quando falar, pronuncie apenas palavras que abençoem a vida de alguém; se vai repreender alguém, faça-o com amor e sabedoria; proclame a sua opinião apenas quando foi solicitada; fale o necessário e somente e quando tiver algo de bom a acrescentar.

CALAR

Saber falar é sábio; mas saber calar é divino. Neste dia, cala-te para não contender; cala-te para não ferir; cala-te para não julgar; cala-te para não pecar. O Senhor Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, com o propósito de ouvirmos mais e falarmos menos.

ERGUER A CABEÇA

Estar triste é normal, mas viver triste não é atitude daquele que crê em Jesus. Ergue, agora, a tua cabeça e contemple o céu. Veja, sinta e alegra-te com esta maravilha que Deus, hoje, te proporcionou. Muitos não podem ter este privilégio – são cegos ou já se foram. Não esqueça, Jesus venceu o mundo para te dar vitória.

ESFORÇAR

As pessoas têm sonhos a alcançar, planos a realizar e projetos a concretizar, mas poucos estão dispostos a esforçar-se para consumá-los. Tenha bom ânimo e esforça-te em tua caminhada.

POSICIONAR

Tomar uma posição na vida é buscar aquilo que dá sentido a ela. Posiciona o teu caminho n’Aquele que pode endireitar teus maus caminhos; posiciona o teu querer n’Aquele que quer o melhor para a tua vida; posiciona o teu sonho ou projeto em direção Aquele que pode realizá-lo; posiciona a tua fé n’Aquele que te ama mais do que imaginas; posiciona-te perante Aquele que te fez, para receberes as bênçãos prometidas. Posiciona-te aos pés de Jesus Cristo e espera n’Ele que, tudo o mais, Ele fará.

ORAR

Gostas de conversar? Pois saiba que orar é conversar com Jesus. Da mesma maneira que conversas com alguém, fale com Ele que está com os ouvidos atentos, os olhos abertos e as mãos estendida à oração que fizeres. Ele é o melhor Amigo, que não cansa de te ouvir; Ele é o Pai mais amoroso, que faz o impossível para te abençoar; Ele é o Companheiro mais fiel, que está do teu lado em todos os momento; Ele é o Senhor dos céus e da terra, que criou tudo para te fazer feliz; Ele é o Deus Todo-Poderoso, que tudo pode, tudo vê, tudo sabe e nunca te abandonará.

CRER

Creia que terás um dia abençoado, e terás. Creia que serás um bom amigo neste dia, e serás. Creia que irás consolar um coração aflito, e consolarás. Creia que dar é melhor que receber, e receberás muito mais do que tens pedido ou imaginado. Creia que Jesus é o Filho de Deus, que derramou Seu precioso sangue na cruz do calvário pelos teus pecados;, e serás chamado, também, de Filho de Deus; creia nas Escrituras Sagradas e nas palavras pregadas por Jesus e será salvo, tu e a tua casa.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Obcecados pelo melhor

O post de hoje é um texto da jornalista Leila Ferreira. Foi uma grande colaboração do nosso amigo Orlando Pires e é muito bom para nossa reflexão.


Estamos obcecados com "o melhor". Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do "melhor".

Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.

Bom não basta.

O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com "o melhor".
Isso até que outro "melhor" apareça - e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer.

Novas marcas surgem a todo instante. Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém do que podemos ter.

O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego. Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter.

Cada comercial na TV nos convence de que merecemos ter mais do que temos. Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor, amando melhor, ganhando melhores salários.

Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o melhor tênis.

Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente.

Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o melhor cargo da empresa? E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o espaço do meu quarto? O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o "melhor chef"? Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado porqu e agora existe um melhor e dez vezes mais caro? O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"?

Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixado ansiosos e nos impedido de desfrutar o "bom" que já temos.

A casa que é pequena, mas nos acolhe. O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria. A TV que está velha, mas nunca deu defeito. O homem (A mulher) que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os (as) homens (mulheres) "perfeitos". As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo... O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem. O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer.

Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso?

Ou será que isso já é o melhor e na busca do "melhor" a gente nem percebeu?

(Leila Ferreira é uma jornalista mineira com mestrado em Letras e doutorado em Comunicação, em Londres. Apesar disso, optou por viver uma vidinha mais simples, em Belo Horizonte.)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MOMENTO MUSICAL (36) by Diogo

O Momento Musical de hoje vem com a música "Qual é a chave" da cantora católica Adriana. Nós tocamos essa música no nosso encontro do último sábado. Uma música muito bonita que ajuda muito a nossa reflexão.




Qual é a chave (Adriana)

Qual é a chave, qual é o segredo
Que abre as portas do teu coração
Qual é a chave, qual é o segredo
Que abre as portas do teu coração

Por que não falar se Ele quer te ouvir?
Por que se esconder se Ele está aqui?
Por que não aceitar se Ele quer te dar?
Por que insistir em resistir?

Pois Ele tem muito pra te falar
Quer te amar, te perdoar
Mas é você que tem que abrir o coração

Deixa Jesus te consolar
Deixa Jesus te abençoar
Deixa Jesus te dar a tua salvação

terça-feira, 7 de junho de 2011

Espaço da Pri: Pedras no Caminho


Imagine que você está andando por uma estrada muito bonita e admirando a sua beleza. Quanto mais você anda, mais belo vai se tornando o caminho e você não vê a hora de chegar ao final dele, imaginando a imensa beleza que lhe aguarda.

Ao longo do caminho que antes era largo, plano e sem sobressaltos, começam a surgir pequenas pedras e você desvia delas com facilidade. Só que, aos poucos, as pedras vão se tornando maiores e exigindo, de você, maior cuidado e atenção para não tropeçar nelas.

Em alguns momentos, distraído pela bela paisagem, você descuida-se e acaba por tropeçar e cair. Mas você não desiste porque quer chegar, de qualquer jeito, ao fim deste caminho.

No continuar da caminhada e depois de várias quedas você já traz, em seu corpo, feridas provocadas pelas pedras. Às vezes, sentindo-se cansado, tem vontade de parar. Mas a paisagem à sua frente o encanta e faz com que você continue.

De repente, quando você menos espera, depara-se com um enorme muro. Este muro é tão alto e tão imenso que não tem como desviar dele. Então, você se vê obrigado a parar, interrompendo, assim, sua jornada. Você fica ali, parado, olhando o muro e pensa: o que fazer? E agora, como vou alcançar o meu objetivo?

Você tem várias opções: pode retornar o caminho... Mas, de que adiantaria, depois de todo o seu esforço, desistir e não receber a merecida recompensa? Você pode ficar aí mesmo, onde está, e satisfazer-se com a beleza deste lugar... Mas por que ter tão pouco, se existe algo muito melhor além do muro? Você pode entregar-se à tristeza e ficar chorando, sem reagir e nada fazer...

Mas, qual o sentido de tantas pedras e feridas pelo caminho para, agora, só encontrar tristeza? Você pode revoltar-se contra esta injustiça, desesperar-se, xingar e atirar-se contra o muro, debatendo-se contra ele... Mas tudo o que consegue é, apenas, ferir-se cada vez mais e o muro continua ali, intacto.

Quando, finalmente, cansado de atirar-se contra ele, resolve sentar-se um pouco e descansar, e, então, olhando ao seu redor, começa a pensar qual o sentido de tudo isto... Por que primeiro tantas pedras e, agora, este muro imenso e impossível de ser escalado?

Então você começa a compreender que as pedras do início do caminho eram, apenas, para lhe preparar para o confronto com este enorme muro já que, através das quedas e tropeços provocados pelas pedras, você aprendeu a cair e levantar-se e adquiriu forças, desenvolvendo, em si, persistência e coragem, para enfrentar obstáculos maiores e mais difíceis de serme ultrapassados.

Mas de que adianta saber tudo isto, se este muro é intransponível? Será que é mesmo?

Pense bem! Acalme-se e procure buscar a solução para este problema. Olhe ao seu redor. Quantas pedras você vê? Existe um sentido para que elas estejam aí. Use-as a seu favor. Encare-as como lições de vida e aprendizado. Mas não pense que elas servem somente para isto. Elas têm uma importância muito maior e são elas que o ajudarão a escalar este muro.

Comece por juntá-las, uma a uma, e vá, aos poucos, formando uma pilha com elas, encostada ao muro. Construa uma ponte. É tão fácil! A solução esteve aí, todo o tempo. Mas, transtornado pelo desânimo e pela revolta, você não conseguia percebê-la. Mas, agora que está calmo, que buscou dentro de si as respostas, a solução surgiu, como um milagre, iluminando o seu caminho. Para isto servem os pequenos problemas que enfrentamos ao longo de nossa vida. São peças de uma ponte que devemos construir, para alcançarmos o nosso objetivo final: a felicidade plena, total e absoluta.

Assim é a nossa jornada, a nossa caminhada nesta vida terrena. Obstáculos existem, o percurso não é fácil. Mas temos que saber enxergar ao longe. As pedras de hoje nos incomodam, não sabemos por que precisamos disto... será que Deus não me ama? Por que ele permite que eu passe por isso? Pelo contrário, são estes obstáculos, vencidos, que farão a sua ponte amanhã

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pastoral da Crisma participa do Cerco de Jericó

No último sábado, dia 4, a Pastoral da Crisma teve o seu horário de adoração e oração no Cerco de Jericó que está acontecendo em nossa paróquia.

Porém, antes disso, tivemos o nosso encontro normalmente. E nele, a Roberta nos falou um pouco sobre algo muito importante para todos nós cristãos: a Fé!

Ela buscou mostrar, através de exemplos práticos, como a Fé deve estar presente em nossas vidas. A fé é a nossa entrega a Deus. Se nós deixarmos Ele agir no nosso coração, tudo pode acontecer. A nossa entrega a Deus só depende de nós mesmos. Basta acreditar e rezar que tudo pode se tornar realidade.

Como citam várias passagens da Bíblia, "a sua Fé te curou". Fé é entregar-se plenamente, é acreditar no inacreditável, crer no impossível. Fé é um ato de inteligência. Nada é impossível aos olhos de Deus, precisamos acreditar para alcançar o que desejamos.

Ao final da pregação, todos se dirigiram à Igreja para iniciar as orações. No primeiro horário, catequistas e crismandos se reuniram para rezar o terço. No segundo horário os crismandos foram liberados e os catequistas continuaram as orações diante de Jesus Sacramentado. Foi um momento muito bom em comunidade.


O Cerco de Jericó prossegue durante toda essa semana e se encerra no próximo sábado.

Equipe de Comunicação da Crisma

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Abertura do IV Cerco de Jericó e Novena ao Divino Espírito Santo

Nesta quinta-feira, 02 de junho, na missa das 19h a Paróquia Nossa Senhora das Graças celebrou a abertura do IV Cerco de Jericó e Novena ao Divino Espírito Santo que tem como tema a passagem dos Atos dos Apóstolos 2, 42: “Unidos nos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”.

A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Edson que, no início da celebração ressaltou a importância desses dois momentos fortes na paróquia: “Estamos iniciando a caminhada nesses nove dias de oração. Devemos pedir que, pelo poder da oração, o Espírito Santo nos ajude a derrubar as muralhas que existem em nossas vidas”.

Para complementar, Pe. Edson em sua homília citou os apóstolos reunidos no dia de Pentecostes como sendo a primeira Igreja; a igreja de Jerusalém e como a ação do Espírito Santo transformou suas vidas. “O Espírito Santo continua mais do que nunca atuando em nossas vidas com a sua força renovadora, da mesma forma que atuou nos discípulos em Pentecostes. Ele vem para inundar o coração do homem e da mulher e a face da terra, fazendo com que a humanidade inteira conheça a Boa Nova da Salvação”, disse ele.

Após a homília, toda a comunidade reunida rezou o primeiro dia da Novena ao Divino Espírito Santo.

Antes do encerramento da celebração, Pe. Edson reforçou a importância do Cerco de Jericó e da Novena: “Nesses dias devemos pedir ao Pai que Ele continue enviando sobre nós o Espírito Santo”. Precedendo a bênção de envio, o Santíssimo Sacramento foi exposto para o início das orações do Cerco de Jericó, que se estenderão por todos os dias, das 7h às 24h e se encerrarão no dia 11 de junho ao meio-dia.

Neste ano também, serão celebradas duas missas por dia, a primeira na parte da manhã, às 6h e a segunda à noite, às 19h. Venham participar deste momento intenso, derrubando as muralhas pelo poder da oração.

O Cerco de Jericó e a Novena de Pentecostes serão encerrados solenemente com a Vigília de Pentecostes, no dia 11 de junho, na missa das 18:30h.


Diogo Tulio
PasCom – NSG

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hoje terá início o Cerco de Jericó e a Novena ao Divino Espírito Santo em nossa paróquia

Hoje, na missa das 19h terá início o Cerco de Jericó e a Novena ao Divino Espírito Santo em nossa paróquia. Mas o que é o Cerco de Jericó? Muitas pessoas não sabem o que significa e qual a história dessa importante passagem bíblica.

Por isso, hoje vamos compartilhar aqui um vídeo ilustrativo sobre a história do Cerco, que recebemos do Ronaldo Sgobbi, coordenador da Catequese de nossa Paróquia.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

MOMENTO MUSICAL (35) by Diogo

Quarta-feira é dia de música!

A música que ouviremos hoje é a mesma que foi tocada no último encontro da Crisma: "Onde está o teu irmão" do grupo Adoração e Vida, que tem como vocalista Walmir Alencar (ex-Vida Reluz) e que já apareceu em outras músicas aqui no blog.





ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO (Adoração e Vida)

Onde estará aquele que eu concebi
Confiei aos cuidados teus
E agora não está aqui
Onde andará o que um dia se descuidou
Acaso os erros que cometeu
São maiores que os teus

Onde se esconde aquele que foi difamado
Não pudeste limpar ao menos seu nome
Olha sou eu, se ele sofre sou eu
Falam de mim, pois seu rosto é o meu

Como receberás o sol no outro dia
A luz te lembrará o semblante dele
Em cada manhã verás sua imagem
Até que consoles o meu coração
Onde está o teu irmão

Como estará aquele que adoeceu
Quando a enfermidade chegou
Teu compromisso acabou
Como andará o que era de tua casa
Novamente responderás
Acaso sou eu o seu guarda

Braços fortes te dei pra levantá-lo
Meu amor eu te dei pra aliviar a dor
Que ele enfrentou por querer e não ser fiel
Mas igual a ti ele espera o céu

Como receberás o sol no outro dia
A luz te lembrará o semblante dele
Em cada manhã verás sua imagem
Até que consoles o meu coração
Onde está o teu irmão