segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Santíssima Trindade: um só Deus em três pessoas


Iniciamos a semana falando do encontro do último sábado. Desta vez quem levou a pregação para todos nós foram a Natália e a Priscila e falaram sobre a Santíssima Trindade.

Nossa Fé católica nos ensina que há um só Deus em três Pessoas iguais e realmente distintas, Pai , Filho e Espírito Santo. As três Pessoas divinas são consubstanciais, isto é, possuem a mesma substância divina. Este é o Mistério da Santíssima Trindade.

DEUS PAI – Não foi criado e nem gerado. É o “princípio e o fim, princípio sem princípio”; por si só, é Princípio de Vida, de quem tudo procede; possui absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. Atribui-se ao Pai a Criação do mundo.

DEUS FILHO – Procede eternamente do Pai, por quem foi gerado, não criado. Gerado pelo Pai porque assumiu no tempo Sua natureza humana, para nossa Salvação. É Ele Eterno e consubstancial ao Pai (da mesma natureza e substância). Atribui-se ao Filho a Redenção do Mundo. 

DEUS ESPÍRITO SANTO – Procede do Pai e do Filho; é como uma expiração, sopro de amor consubstancial entre o Pai e o Filho; pode-se dizer que Deus em sua vida íntima é amor, que se personaliza no Espírito Santo. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus; depois no dia de Pentecostes sobre os discípulos. Habita nos corações dos fiéis com o dom da caridade. Atribui-se ao Espírito Santo a Santificação do mundo.

As três pessoas da Santíssima Trindade são um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade.

Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria.

Trata-se, portanto, de um grande mistério, central da fé cristã

Ao participarmos da Santa Missa observamos que, desde o início, quando nos benzemos, até o momento da bênção trinitária final, constantemente o sacerdote invoca a Santíssima Trindade, particularmente durante a pregação eucarística. As orações que o padre pronuncia após a consagração, que por certo são dignas de serem ouvidas com atenção e recolhimento, são dirigidas a Deus Pai, por mediação de Jesus Cristo, em unidade com o Espírito Santo

E é na missa onde o cristão logra vislumbrar, pela graça do Espírito Santo, o mistério da Santíssima Trindade. 
Assim, o Pai é pura Paternidade, o Filho é pura Filiação e o Espírito Santo, puro nexo de Amor. Eles saem um ao encontro do outro em perfeita comunhão.

É desta forma que devemos conhecer a mensagem a Santíssima Trindade, mesmo sem alcançar os segredos do seu mistério. Desta maneira, devemos nos comprometer a adquirir certas atitudes nas nossas relações humanas. A Igreja nos convida a “glorificar a Santíssima Trindade”, como manifestação da celebração. Não há melhor forma de fazê-lo, senão revisando as relações com nossos irmãos, para melhorá-las e assim viver a unidade querida por Jesus: “Que todos sejam um”.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fazer a diferença

"Hoje eu fiz a diferença". Ouvi essa frase de uma aluna de 14 anos na última sexta-feira, 21, logo após fazermos em grupo, a plantação de mais de 20 mudas de árvores no canteiro central ao lado do CAIC - Vale do Sol. Conversando com o engenheiro da prefeitura, foi confirmada a informação que naquele mesmo lugar, já haviam sido plantadas muitas outras mudas em outras diversar ações como aquela. Depois, uma das coordenadoras da escola nos informou que ali, para aquele mesmo local, estava sendo aprovado um projeto para transformar o canteiro em estacionamento. Não bastassem essas informações, veio ainda mais uma: as árvores dificilmente cresceriam por causa da depredação humana.

Eu refleti algumas coisas desse dia pra cá. Primeiro: aquele dia 21 era muito especial para mim, porque eu estava fazendo 2 anos e 8 meses de casada; sem querer, acabou caindo num dia em que eu fiz algo diferente e inusitado, afinal, o que se programa para um dia desses, normalmente, é cabelo, maquiagem, depilação e um jantar romântico à luz de velas. Segundo: a prefeitura tarda, mas não falha; demorou um pouco para o pessoal deles chegar no local, mas depois, foi tudo muito rápido e especial. Terceiro: só discurso, não basta. Ao ponto que meus alunos iam plantando as mudas, eu só ia orientando e tirando fotos (claro). E eles sutilmente (até parece!) me cobraram para que eu também fizesse o mesmo e eu pus a mão na massa. Quarto: ouvi a aluna dizer aquela frase do começo do texto e pensei - afinal, o que é fazer a diferença sendo que em poucos dias, talvez, nada mais daquilo estará lá? E o mais surpreendente é o fato que aquela menina parecia ter se desenvolvido pouco no curso...

Lembro então da parábola do semeador, contada por Jesus. Sementes caem em todos os lugares, e sempre tem quem as regue. Umas vão dar frutos, outras não. O nosso trabalho com a evangelização dos jovens é muito semelhante a tudo isso que relatei... Há terrenos que sabemos que jamais vingarão, mas que mesmo assim, precisam ser semeados, regados e cuidados. As informações podem ser contrárias, mas sempre haverá supresas porque a causa é maior do que quem a operacionaliza. O fim, é mais importante que o meio. Todo dia é dia de fazermos a diferença e aos sábados e domingos, ditos os dias de descanso, são para nós dia de plantação e colheita. Portanto, mãos à obra como eu disse para eles, naquele dia, falo pra vocês hoje e para mim também, claro!

Roberta Maggiotto de Almeida Santos
Coordenação

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MOMENTO MUSICAL (40) by Diogo

Mais uma quarta-feira chegando e vamos ao nosso Momento Musical.

A música de hoje é do grupo Anjos de Resgate e se chama "Seja Luz". Nós tocamos essa música no final da pregação do Breno no último sábado. Essa música nos apresenta um convite a missão de sermos santos e levarmos a luz de Deus a todo o mundo.


SEJA LUZ (Anjos de Resgate)

Todo aquele que entrega a vida nas mãos de Jesus
Absorve, armazena o poder da tua luz
Vendo uma vela acesa, coloque sobre a mesa
Pra anunciar o Reino do Céu às nações, assim seja

Luz, seja luz para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus
Seja luz, mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz
Que é Jesus, é Jesus

Vem Espírito Santo traz luz ao meu coração
Faz de mim um luzeiro pra vida do meu irmão
Vou semear a sua paz, quero ensinar o seu amor
Unja-me, dai-me a graça de ser o seu servo, Senhor

Luz, seja luz para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus
Seja luz, mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz
Que é Jesus, é Jesus

terça-feira, 25 de outubro de 2011

[Re-post] Precisamos de Santos

Postando novamente aqui no blog. Entregamos esta carta no final da pregação do último sábado.



"Carta aos Jovens" escrita por João Paulo II em uma das muitas "Jornadas da Juventude" que ele conduziu.


João Paulo II foi para nós jovens, um carinhoso Pastor que sempre, em suas manifestações, acolhia e amava intensamente toda a juventude, dando as direções para uma vida feliz e completa em Deus.

“Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(João Paulo II)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Santidade

A pregação do último encontro da Crisma ficou sob a responsabilidade do Breno, que nos falou sobre Santidade.

Ele iniciou a pregação com simples perguntas: "Quem quer ser santo? O que é ser santo?". E vamos refletir sobre essas perguntas.

Santidade é o principal atributo de Deus e uma qualidade a ser desenvolvida em seus seguidores, ou seja, em cada um de nós. Santidade significa separação e vem de sagrado, consagrado a Deus.

A Santidade nos aproxima de Deus, e é agradável a Deus. Ao buscarmos a Santidade estamos optando por estar cada vez mais perto de Deus e cada vez mais longe do pecado..

Porém, não basta somente falar de santidade. É preciso vivê-la. Esse é o testemunho.

Sem a santidade, ninguém verá o Senhor, isto é, não entrará no Reino de Deus. A santidade não pode ser protelada para se buscar nos momentos de agonia, de sofrimentos, na vida.

Quem não se preparar e tiver vida santa na terra, não terá santidade na Eternidade. A santidade é requerida na vida presente.

Todo aquele que crê em Deus Santo deve buscar ser santo. Ser santo não é sugestão, mas imperativo para todo aquele que se tornou filho de Deus.

Deus é 100% santo e essa qualidade de ser santo deve fazer parte da vida do cristão.

Para ser Santo não é necessário que nós nos fechemos em mosteiros, conventos, ou mesmo dentro de casa. Somos jovens, temos que aproveitar nossas vidas, vivê-la intensamente, mas tendo sempre em mente o caminho que devemos seguir: o caminho da Santidade. Lembremos sempre daquela passagem: "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém".

Refletindo sobre a passagem: "Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa" (Exodo 3,5) podemos pensar que hoje nós somos esta terra santa, onde Deus quer se fazer presente. Mas para que isso aconteça é necessário que nós nos abramos à Santidade para sermos "Santos como o Pai é Santo".

Para ilustrar exemplos de Santidade, o Breno citou o Papa João Paulo II que já é beato da nossa Igreja e está em processo de canonização e a história de Chiara Badano que nós já postamos aqui no blog.

Enfim, todos somos convidados à Santidade e devemos viver a nossa vida da melhor maneira possível, com diversão, com amizades e com responsabilidade, sabendo sempre que o caminho que devemos seguir é o caminho da Santidade.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A bicicleta de Deus

Uma boa história para refletirmos!


Numa noite quente de verão, um jovem foi falar com um velho sábio:
"Mestre, como posso ter a certeza de que estou vivendo bem a minha vida? Como posso ter a certeza de que tudo o que faço é o que Deus me pede para fazer?"

O velho sábio sorriu e disse:
"Uma noite eu fui dormir com o coração muito aflito, tentando responder, sem sucesso, a essas perguntas. Foi então que tive um sonho: sonhei com uma bicicleta com dois selins e vi que a minha vida era como uma corrida de bicicleta para duas pessoas. E vi que Deus estava sentado no selim atrás de mim e me ajudava a pedalar.
Ora aconteceu que Deus me disse para mudarmos de lugar. Eu concordei, e a partir daquele momento, minha vida nunca mais foi a mesma. Deus tinha tornado minha vida feliz e emocionante.

Mas o que aconteceu desde quando mudamos de lugar?

Percebi que quando eu estava a frente, conduzindo, eu sabia o caminho. Tudo era chato e previsível. Mas quando Deus começou a me guiar, tudo ficou diferente. Ele conhecia lindos atalhos, tudo era maravilhoso, o vento tocava meu rosto e Deus continuava a dizer: 'pedala, pedala'.

Por vezes fiquei preocupado e ansioso e perguntei a Deus: 'Senhor, para onde está me levando?', Ele apenas sorriu e não respondeu. Entretando, sem entender por quê, comecei a confiar. Logo esqueci a minha vida chata e me entreguei à aventura. E quando eu dizia: 'Senhor, estou com medo', Ele se voltava para trás, tocava a minha mão e imediatamente uma grande serenidade substituía o medo.

No começo não confiei n'Ele e pensava que poderia me guiar por conta própria pelo caminho, mas Ele conhecia todos os segredos da bicicleta, todos os caminhos a serem seguidos. E quando pensava em não aguentar mais para seguir em frente, Ele apenas sorriu e disse: 'Não se preocupe. Tu somente pedalas, mas sou eu quem te guio'".

Essa é uma história que nos encoraja ao abandono confiante nos braços de Deus.

A vida é como pedalar uma bicicleta. Só vamos cair se pararmos de pedalar!

Coloquemos a nossa vida nas mãos de Deus!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MOMENTO MUSICAL (39) by Diogo

Depois de muito tempo voltamos com o nosso Momento Musical.

A música de hoje é a música que nós tocamos ao final da pregação do último sábado sobre Nossa Senhora. Ela se chama "Regaço Acolhedor" e é da Irmã Kelly Patrícia.

Essa música é uma verdadeira oração à Nossa Senhora.


Maria, Mãe de Jesus


Maria era uma virgem de Nazaré. Filha de Joaquim e Ana, foi educada no templo e estava prometida a José desde os doze anos. Quando tinha 15 anos, recebeu a visita do anjo Gabriel que a saudou dizendo: "Ave Cheia de Graça! O Senhor está contigo". No início Maria se perturbou, mas sdepois da explicação do anjo, aceitou o projeto de Deus.

Maria é o instrumento de re-ligação entre Deus e os homens por meio de Jesus. Deus quis precisar de Maria para trazer o Salvador ao mundo.

Como cristãos devemos admirar, venerar, imitar e pedir a intercessão de Nossa Senhora, que foi exemplo de serviço, obediência, intercessão, coragem e força, além de ter sido discípula, pois se manteve firme na missão mesmo depois da crucificação de Jesus.

Sua maior doação foi a entrega do seu filho para salvar a humanidade.

Maria fez-se mãe de todos os homens quando do alto da cruz, Jesus a entregou para João como Mãe.

Temos que seguir os exemplos que Maria nos dá e permitir que, assim como aconteceu com Maria, deixemos Deus nos mostrar e realizar os projetos que ele tem para cada um de nós.

Que como Maria, nós possamos também dizer sim à vontade de Deus em nossas vidas.

Tainã Tanzi
(Ministério da Comunicação)

Cruz da Jornada Mundial da Juventude e Ícone Mariano em São Carlos

Preparando a próxima Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se no Rio de Janeiro, em 2013, a cruz – dada aos jovens pelo saudoso Papa, o Beato João Paulo II, em 1984 – juntamente com o ícone mariano, está a percorrer as dioceses brasileiras.

Na quinta-feira, 13 de outubro de 2011, foi a vez de nossa Diocese acolher os símbolos, trazidos da Diocese de Piracicaba. Durante toda a sexta-feira, 14, ficaram em exposição na Catedral, onde se realizaram, de hora em hora, sucessivos momentos de oração, por parte das paróquias e de alguns colégios da cidade. Foram também celebradas Missas, ao longo do dia.

À noite, a partir das 19h30min, deu-se a solene Celebração Eucarística, presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Sérgio Machado. Vários padres estiveram presentes, bem como diáconos, seminaristas e religiosas. Algo talvez inédito na história da Catedral foi a superlotação de jovens, de diversas cidades. Terminada a Celebração, houve, no subsolo, o “Bote Fé”, show de bandas católicas. A cruz e o ícone seguiram para a Diocese de Marília.

Fonte: Diocese de São Carlos

Retirão da Crisma 2011 - 10 Anos de Retirão!

Este ano de 2011 é um ano muito especial para a Pastoral da Crisma, pois neste ano aconteceu a 10ª edição do nosso Retirão com o lema: "As redes foram lançadas, deixe-se pescar".

Especialmente neste ano o Retiro voltou a acontecer em dois dias, nos quais os jovens puderam se reunir e passar momentos bons de alegria, novas amizades, escuta e oração.

O Retiro deste ano aconteceu nos dias 01 e 02 de outubro, na escola CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso (antiga Rádio Morada do Sol) e começou logo cedo, com a chegada dos crismandos às 7:30h.

Iniciamos o Retiro por volta das 8h com muita música e animação para espantar o sono e animar os jovens.

Após toda a acolhida e a oração da manhã, tivemos a nossa primeira pregação sobre ESCOLHAS E VOCAÇÃO, novamente feita pelo Fabiano da Comunidade Leão de Judá. Um tema muito importante para a juventude que está vivendo o momento e as dificuldades de realizar escolhas para a vida.

Após a pregação, foram formados os seis grupos da gincana, buscando a interação e formação de novas amizades entre os crismandos. Esses grupos ficaram juntos durante todo o Retiro, participando de momentos de partilha e conversa e momentos de alegria e diversão.

Com os grupos formados iniciamos a primeira parte da Gincana, onde os grupos responderam algumas questões com o auxilio da Bíblia.

Prosseguindo a parte da manhã do nosso Retirão, ouvimos a segunda pregação, feita pelo Rodrigo da Comunidade Leão de Judá, que abordou o tema AMIZADE, destacando a importância de termos bons amigos ao nosso redor. Foi um momento muito bom para refletirmos e agradecermos a Deus pelas nossas amizades e pelas pessoas que fazem parte de nossas vidas.

Ao término da segunda pregação partimos para o almoço.

Iniciando a tarde, voltamos com música para espantar aquele soninho vespertino e logo após as músicas iniciamos a segunda prova da gincana. O jogo de Perguntas e Respostas no qual os grupos se enfrentavam. Mais uma vez os efeitos sonoros e as musiquinhas tocadas entre uma música e outra animaram o povo.

Após a gincana tivemos a 3ª pregação do Retiro, feita pelo Caio, também do Leão de Judá, sobre ORAÇÃO E FÉ. Com essa pregação pudemos refletir melhor sobre a importância desses dois instrumentos na nossa vida e como através da oração e da fé nós podemos superar as barreiras que existem em nossa vida.
Após um pequeno intervalinho para o café voltamos com a 4ª pregação, sobre REBELDIA X OBEDIÊNCIA, feita pelo Juliano, da Comunidade Shalom de Araraquara. Um tema muito atual e presente na vida dos jovens, que na adolescência podem apresentar muitas características de rebeldia. Foi muito bom para refletirmos sobre os benefícios de sermos obedientes a Deus e aos nossos pais.
Após a pregação, já no fim da tarde, os crismandos foram liberados para o banho nas dependências da escola. Após o banho os grupos se reuniram para ensaiar o teatro que teriam que apresentar para a 3ª prova da gincana.

No início da noite todos se reuniram para o jantar e depois voltamos para o Anfiteatro, onde tivemos a 5ª pregação: ESPÍRITO SANTO, feita pelo Alceu. Que nos mostrou a importância de nos abrirmos ao Santo Espírito, pois ele está sempre conosco, nos acompanhando e nos iluminando em nossas decisões e em nossa vida.
Após a pregação todos nos dirigimos para a Capela, montada na sala anexa ao Anfiteatro, para um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento. Foi um momento muito forte que com certeza tocou o coração de muitos dos nossos jovens!
Depois desse momento especial de encontro com Jesus Sacramentado, todos se dirigiram para a parte externa da escola para assistir um teatro preparado pelo Grupo de Dança e Teatro Ruah, especialmente para o Retirão da Crisma. Eles refizeram muito bem um vídeo chamado "Lifehouse Everything Skit" e com certeza, através dos seus dons, tocaram o coração e emocionaram muitos dos que puderam assistir.


Após a apresentação do Ruah, os grupos apresentaram os teatros na Gincana 3. Os temas foram:

Moisés abrindo o Mar Vermelho

O Filho Pródigo

A multiplicação dos pães

As bodas de Caná

A ressurreição de Lázaro

Jesus caminha sobre as águas

Muitos crismandos nos surpreenderam com as suas atuações e com a criatividade que mostraram nas cenas. Como não falar do @DeusTodoPoderoso e do @Moises_O_Cara!!!

Com o término das apresentações encerramos o primeiro dia do Retirão e dormimos na escola mesmo.

O domingo começou logo cedo, com o despertar às 7:30h. Todos os presentes se reuniram para o café da manhã e iniciamos o Retiro com música e com a oração da manhã.

Após a oração tivemos a última pregação do Retirão de 2011, feita pela Tânia, da Comunidade Shalom de Araraquara, sobre FAMÍLIA.

Para fechar este momento com chave de ouro todos os crismandos receberam cartas de seus pais, irmãos, avós, tios e familiares, que demonstraram em cada palavra todo o amor, carinho e orgulho que sentiam de seus filhos. Foi um momento muito especial e emocionante para os crismandos, ainda mais porque após lerem as cartas já puderam encontrar seus pais. Foi demais!!
Por fim, encerramos o Retirão deste ano com a Santa Missa às 10h, celebrada pelo nosso pároco Pe. Edson, na presença dos crismandos, pais e familiares.

No fim da celebração, o coordenador da Pastoral da Crisma, Mateus, anunciou a classificação final da gincana e o Grupo Verde Escuro foi declarado vencedor e recebeu seus prêmios das mãos do Pe. Edson.

Antes da Bênção Final, todos os crismandos foram convidados a um gesto simbólico. Todos receberam um peixe com seus nomes e foi colocada uma rede na qual eles puderam lançar seus peixes, como prova de que naquele final de semana eles se deixaram pescar pelas redes lançadas pelo Senhor.
Por fim, encerramos o Retiro com o nosso "Incendeia", que já é uma marca registrada da Pastoral da Crisma.

Ao fim de mais um retiro, agradecemos a Deus por tudo de bom que Ele realizou em nossos corações e nos corações dos nossos jovens crismandos. Temos certeza que Deus esteva presente conosco e pôde de alguma forma tocar o coração dos nossos jovens, que com certeza não saíram de lá da mesma forma que chegaram.


Mais fotos do Retirão AQUI

Sacramentos de Serviço: Ordem e Matrimônio

Para finalizar a temática dos Sacramentos, a pregação foi feita pelo João Paulo, seminarista que está nos acompanhando este ano.

Ele sintetizou todos os sacramentos de iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) e os sacramentos de cura (Confissão e Unção dos Enfermos) e iniciou sua fala sobre os Sacramentos de Serviço.

Pelo sacramento do Matrimônio, o homem e a mulher se unem perante Deus e a Igreja, para procriar e ensinar a seus filhos a Palavra de Deus.

O Matrimônio é o sacramento da aliança entre o casal, entre eles e Deus, Cristo e sua Igreja. Por isso deve ser ministrado na igreja, dentro da missa, quando todos os demais sacramentos culminam naquele momento e no compromisso diante de Deus, o casal assume um compromisso indissolúvel (Mt 19, 6) e de fidelidade. Só existe se houver escolha livre e mútua.

O Sacramento da Ordem consiste na ordenação de ministros, diáconos e sacerdotes que tem a vocação e se colocam a serviço da Igreja e do povo de Deus como os apóstolos. São homens como todos nós que se colocam à disposição de Deus para levar o Evangelho a todos os povos.

Esses sacramentos nos mostram que todos somos chamados ao serviço na igreja e na comunidade, de acordo com a nossa condição e nossa vocação.

Tainã Tanzi
(Ministério da Comunicação)

Sacramentos de Cura: Confissão e Unção dos Enfermos

Encerramos a primeira parte do nosso "intensivo" dos Sacramentos. Agora iniciamos os Sacramentos de Cura. Quem falou conosco sobre a Confissão e a Unção dos Enfermos foi o Pe. Walace, pároco da paróquia de Santa Terezinha e que esteve na Crisma em nossa paróquia nos anos em que foi seminarista.

Esses dois sacramentos manifestam a ação de Deus quanto à cura em nossas vidas. Pela ação de Deus e com nossa fé podemos ser curados.

Começando pela Confissão. Quando nos confessamos, o padre impõe as mãos sobre nossa cabeça e faz a oração de absolvição, o que significa que nossos pecados estão perdoados.

A Confissão é importante, porque o pecado é algo que nos afasta de Deus, dos nossos irmãos e de nós mesmos. O pecado não é algo ruim, pois se fosse ninguém o faria. Ruins são as suas conseqüências. Através da confissão, Jesus estende sua mão para nós e apaga nossos precados, porém, as marcas ficam para podermos comparar como éramos antes e como somos agora, sem o pecado.

A Unção dos Enfermos é o sacramento que alivia o sofrimento.

O padre, ao dar a unção, unge a testa e as mãos da pessoa. Isso mostra que Deus está conosco sempre, inclusive nos sofrimentos.

Deus, como todo pai, deixou uma herança para seus filhos e oferece os sacramentos de cura para nós constantemente e assim, nos prepara para que possamos receber a herança: o Reino dos Céus, e para aprendermos a viver o amor e a bondade que lá paira.

Tudo o que fazemos e buscamos é para a nossa felicidade. Deus também oferece os sacramentos para que possamos ser felizes.

Quando pecarmos ou estivermos sofrendo, podemos nos confessar ou receber a unção dos enfermos, sempre lembrando que Deus estará sempre conosco, disposto a nos levantar, pois Ele nos ama a cada um de nós.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)

Sacramentos de Iniciação Crista - Parte 2: Confirmação ou Crisma

Prosseguindo na temática dos Sacramentos, continuamos com o último sacramento de Iniciação Cristã: a Confirmação ou Crisma e quem pregou para nós foi a Ivana, que coordenou a Pastoral da Crisma por 11 anos.

A Crisma é a confirmação do sacramento do Batismo.

No dia que fomos batizados, quem respondeu por nós foram nossos pais e padrinhos. No sacramento da Crisma, nós mesmos damos essa resposta a Deus e à Igreja.

No dia da Crisma o bispo unge a fronte de cada jovem com o óleo mais perfumado da Igreja e, com isso, cada um passa a ter em mãos a missão de ser sal e luz no mundo. Sal para dar sabor e luz para iluminar por onde passar.

E por que o óleo?
No tempo de Jesus, os soldados ungiam seus corpos com óleo antes das batalhas. Por isso, com o óleo do Crisma, nós somos ungidos para as batalhas da vida.

O sacramento da Crisma marca o fechamento do ciclo dos sacramentos de iniciação cristã e mostra que nós já somos maduros na fé.

A Crisma é também o sacramento da amizade, uma época da vida propícia para se fazer amigos na fé. Se temos amigos sinceros, eles podem nos ajudar a caminhar e a fortalecer a nossa fé.

Finalmente, nós temos que exalar o perfume de Cristo, ou seja, nos colocarmos a serviço dele.

Depois de firmemente confirmarmos o nosso SIM no dia da Crisma, nós temos que ser sinal de Deus na Terra e espalhar sua palavra com fé, alegria e perseverança.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)

Sacramentos de Iniciação Cristá - Parte 1: Batismo e Eucaristia

Ainda no mês de setembro tivemos um "intensivão" sobre os Sacramentos da Igreja, que são sinais visíveis de Deus!

Os Sacramentos se dividem em Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço.

Quem iniciou as temáticas sobre os sacramentos foi o Ronaldo, coordenador da Catequese de nossa paróquia e ele nos falous sobre o Batismo e a Eucaristia.

Iniciando sua pregação, ele nos disse que Jesus deu aos apóstolos o poder de batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo é o sacramento do nascimento, que tira de nós o pecado original e nos faz novos. Ficamos marcados pelo amor e nos tornamos filhos e filhas de Deus.

No Batismo, os pais confirmam por seus filhos que eles querem ser cristãos e os padrinhos servem como exemplo. Por isso, precisam ser pessoas firmes na fé e que irão ajudar seus afilhados a serem cristãos convictos.

O Batismo pode ser representado por alguns símbolos: a água, que representa a pessoa sendo lavada e renovada; o óleo, que representa a força; a vela, que representa a luz de Jesus; e a veste branca, que representa a pureza.

Quanto ao Sacramento da Eucaristia, Ronaldo nos disse que Jesus, ao consagrar o pão e o vinho na última ceia, se fez presente para nós. Então, todas as vezes que comungamos, estamos recebendo Jesus Vivo.

Quando o padre consagra o pão e o vinho na missa, acontece a substanciação e as duas espécies, apesar de manterem a mesma forma, apresentam a essência de Cristo. O pão é Corpo de Cristo e o vinho é Sangue de Cristo.

Da mesma forma que nosso corpo precisa de alimento para se sustentar fisicamente, nós precisamos também do alimento espiritual para sustentar nossa alma e nossa fé. E Jesus é nosso alimento. Por isso é necessário irmos à missa para recebermos esse alimento.

Somos pecadores e precisamos nos renovar, pois Jesus se entrega a nós de corpo, sangue, alma e divindade.

Assim, Batismo e Eucaristia são sacramentos importantes que ficam conosco e nos acompanham durante toda a nossa vida.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)

Igreja: Povo de Deus

No início do mês de setembro ouvimos um pouco sobre a Igreja, através do nosso pároco Pe. Edson.

Ele nos explicou a definição de Igreja, que nada mais é do que POVO DE DEUS.

Para começar, pegamos a passagem de Mateus 16,13-20, na qual Jesus pergunta aos discípulos: "Quem dizeis que eu sou?". Depois de algumas definições, Pedro responde: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Assim, Jesus confere a Pedro a missão de espalhar a sua Igreja pelo mundo e entrega-lhe as chaves dos céus.

A igreja é sacramento e ação da presença de Deus. A construção "Igreja" só tem sentido quando há pessoas dentro dela, fazendo valer o seu significado.

A igreja nasceu no dia de Pentecostes pela ação do Espírito Santo. Esse mesmo Espírito nós recebemos no dia do nosso Batismo, quando Deus nos convoca a proclamar sua palavra.

Quando uma pessoa é levada ao Batismo, a Igreja nasce em seu coração.

O centro da Igreja é Jesus. É ele, juntamente com o Espírito Santo, que fortalece a nossa fé e nos faz sermos fiéis a ela.

A Igreja tem uma hierarquia composta pelo papa, pelos cardeais, bispos, arcebispos, padres, diáconos e o povo de Deus, e se mantém assim para cumprir valores em harmonia, integridade e fé. Também trabalha e luta por um mundo melhor e para anunciar cada vez mais o Evangelho de Deus.

Igreja é vida em comunhão e participação. Nela, todos somos importantes e responsáveis; todos trabalham juntos e caminham na mesma direção.

Jovens: a Igreja espera que nós façamos valer o Sacramento da Confirmação, pois o presente da Igreja depende de cada um de nós. Temos que ser conscientes de que Deus quis precisar de nós, que Jesus é o Filho de Deus vivo, assim como Pedro entendeu.

Enfim, a Igreja é povo de Deus e nós somos esse povo.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)