A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou neste ano um trabalho intenso de preparação para a festa de Pentecostes. Tudo começou na sexta-feira, 14 de maio, às 19h30, com a missa de abertura da novena do Divino Espírito Santo, seguida no dia 16, domingo, com a abertura do III Cerco de Jericó. Com o tema central “A comunidade é sacramento da presença do Espírito Santo”, os eventos seguiram incessantemente até a vigília de Pentecostes, na noite do dia 22.
Durante os nove dias de oração os frutos do Espírito Santo - amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si - foram meditados. O Amor, tema da missa de abertura, foi o conteúdo ideal para que Pe. Edson o fundamentasse como preceito: “Ele é a fonte de qualquer comportamento verdadeiramente humano; quem vive o amor tem condições de discernir todas as situações e responder de forma positiva diante de todos os problemas da vida”. Por isso mesmo, ao longo de toda a programação, os leigos de todas as pastorais e movimentos da paróquia se engajaram.
Como novidade, a edição deste ano do Cerco de Jericó trouxe a Santa Missa diária às 6 horas da manhã e a oração do Terço da Misericórdia, diariamente às 15h. Ao final do Cerco foi possível chegar à soma de 240 rosários e 48.000 ave-marias rezadas. Segundo o Pe. Edson, “os números são sim expressivos, porém a vivência do momento de Pentecostes que estamos atravessando é que fará maior sentido em nossa vivência cristã”. Segundo dados levantados, aproximadamente 3.000 fiéis passaram pela paróquia durante esses dias.
Motivo de toda essa preparação, no sábado, 22, foi realizada a missa solene da Vigília de Pentecostes presidida pelo Pe. Edson, acompanhado do Cônego Antonio Desan. No momento do Ato Penitencial, o Pe. Edson realizou a queima dos pedidos da comunidade, depositados diante do Santíssimo Sacramento durante esses dias de oração. “Encerramos agora o retiro espiritual de nossa paróquia, elevando a Deus os nossos pedidos e permitindo que as barreiras caiam, pelo poder do nome de Jesus” disse o pároco, ressaltando que a celebração do Pentecostes é o aniversário da Igreja, portanto de fundamental importância para os católicos.
Fonte: Pastoral da Comunicação NSG (PasCom)
Texto: Roberta, Diogo e Maurício
Fotos: Breno e Mateus
Nenhum comentário:
Postar um comentário