História da Paróquia



Conta-se que, por volta de 1952, um padre redentorista – Pe. Rubem Leme Galvão – e mais dois padres redentoristas, andando de bicicleta pelo bairro da Fonte, encontraram muitas pessoas saindo do estádio da Ferroviária, após um jogo de futebol. Resolveram dar-lhes a oportunidade de participarem da Santa Missa à tarde, pois até aquele momento as Missas eram celebradas somente pela manhã.

Assim, montaram um altar, em uma barraca coberta com encerado e usaram um pedaço de trilho como sino para chamar as pessoas que saiam do estádio para a participação na Missa.

A 1ª missa foi celebrada pelo padre Galvão. E outras se sucederam. Tendo em vista a boa participação do povo, foi construída uma capela.

Era o início da paróquia Nossa Senhora das Graças que foi criada em 18 de fevereiro de 1961, por Dom Ruy Serra. Nossa paróquia completará 50 anos em 2011.


Seu primeiro pároco foi o Pe. José Andreata que incumbiu-se da construção da chamada “igreja redonda” – uma novidade para a época. A pedra fundamental foi lançada em 22 de agosto de 1964 e sua construção durou aproximadamente 4 anos. Nessa época, eram concorridíssimas as quermesses realizadas defronte ao estádio da Ferroviária.

As pinturas da igreja, em estilo impressionista, narram a história da salvação, procurando mostrar, esteticamente, as distorções e limitações do homem que necessita de Deus para ser salvo e curado. As pinturas causaram bastante polêmica na época. Externamente, há 24 quadros bíblicos estilizados, confeccionados em ferro moldado.

Pe. Andreata foi pároco por 9 anos.
Pe. Pedro Gerson Zaninari foi seu sucessor e atuou como pároco por 12 anos.
Em 1982, o Pe. Carlos Antonio Jorge assumiu a paróquia e ficou à frente dela até o ano de 1987.

No dia 4 de março de 1987, recebemos o Pe. Antônio Desan como vigário paroquial. Ele assumiu a paróquia com a saída do Pe. Jorge, em agosto de 1987, sendo nosso pároco até 4 de agosto de 2007. Durante os 20 anos que esteve à frente da paróquia, aprendemos com ele a amar esta paróquia, a amar a Igreja e a servir aos nossos irmãos espelhando-nos no exemplo de Jesus Cristo. Pe. Antônio, sempre muito atento e obediente à Igreja, deu continuidade ao trabalho de seu antecessor. Seu exemplo de homem de fé e de oração foram e são marcantes para nossa paróquia.

Dia 29 de junho de 2007, a paróquia celebrou com muita alegria o Jubileu Sacerdotal do Pe. Antônio Desan. E, no dia 5 de agosto deste ano, o Pe. Edson de Godoy assumiu como 5º pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, tendo o Pe. Antônio como vigário paroquial.

Neste ano de 2010 toda a paróquia começa a se preparar para o seu Jubileu de Ouro, isto é, seus 50 anos de existência. Toda a comunidade está envolvida desde o dia 21 de fevereiro nas comemorações do ano jubilar e especialmente para este tempo de festa foram criados o selo da paróquia junto aos Correios, o hino do Jubileu (composto por Carlos Alberto Gonçalves, o grande Carlinhos da missa das 8hs) e a oração do jubileu.

Além disso já estão programadas uma série de atividades para movimentar a paróquia neste ano: programação religiosa com missa mensais especiais, celebradas por padres convidados; retiros; romarias; eventos culturais; e campanha de arrecadação de materiais audio-visuais que resultará numa exposição na época da comemoração dos 50 anos da paróquia, em fevereiro de 2011.