A Pastoral

Com a chegada do Pe. Jorge à paróquia de Nossa Senhora das Graças no ano de 1982, a comunidade foi reestruturada e renovada, com a criação de ministérios e a descoberta de lideranças.

Nesse processo de reestruturação, a Pastoral da Crisma iniciou seus trabalhos na comunidade em maio de 1983, após um longo tempo sem Crisma na paróquia. Neste ano, 265 jovens e adultos foram crismados por Dom Constantino Amstalden.

A partir daí um grupo de leigos da comunidade assumiu os trabalhos com a juventude. Não podemos deixar de citar aqui os nomes de Amatéia Leão Ferreira e Rui Mattos que no final da década de 1980 deram uma consistência maior ao trabalho pastoral. Também não podemos esquecer o importante papel do grupo de jovens da paróquia na Pastoral da Crisma: a Lilian (no início da década de 1990), o André (no meio) e o Pedro (no final dos anos 90), que estiveram à frente dos trabalhos e contribuíram grandiosamente para tornar a Crisma mais atraente aos jovens, com uma metodologia próxima ao que fazemos hoje.

No ano de 2000 a Pastoral passou por uma grande mudança, quando a coordenadora Ivana assumiu os trabalhos com os jovens, adotando novos materiais e uma nova metodologia de trabalho. Acreditando que a juventude deve ser evangelizada pela própria juventude, passou a valorizar mais a figura do jovem catequista (recém crismado ou não) como evangelizador dos crismandos.

De uma turma pequena de catequistas no início do ano 2000, a Pastoral foi crescendo e se fortalecendo em Deus, e hoje contamos com quase 50 catequistas e auxiliares engajados nos trabalhos pastorais.

A partir deste ano (2011) o Mateus assumiu a coordenação da Pastoral da Crisma, procurando dar continuidade ao trabalho da coordenação anterior e desenvolvendo novas idéias para o trabalho com os crismandos e para a formação dos catequistas da Paróquia.

Só temos que agradecer a Deus pela vida de cada um daqueles que fizeram e continuam fazendo parte dessa linda história da Pastoral da Crisma!



O Retirão da Crisma

No ano de 2002 iniciamos um novo "projeto" que faz parte da preparação para a Crisma: o Retirão!!!


Ele é um ponto chave para a Pastoral.

A idéia de um retiro para os crismandos surgiu através do então seminarista em nossa paróquia, e hoje padre em Barra Bonita e grande amigo, Fábio Timóteo. No Retirão os crismandos têm a oportunidade de conhecer e vivenciar o primeiro amor e a primeira experiência com Deus. Todos nós o consideramos como o divisor de águas no ano de preparação, pois depois dele podemos observar as mudanças no comportamento e na atitude de nossos crismandos.

Do ano de 2002 até hoje podemos colher os frutos dessa grande idéia e desse trabalho!

Quem fez o Retirão da Crisma pelo menos uma vez não esquece!!! É um momento único e inesquecível para todos nós!!

Nossos Símbolos

A cada ano desenvolvemos um símbolo para estampar a camiseta da turma:

6 comentários:

  1. Que lindooooo! A mais maraa é a verde! auhauhauha

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, Isa, mas não concordo...
    A mais bonita é a azul escura, de 2001, hehe!!!

    ResponderExcluir
  3. Que nada meninas... a mais linda de todas mesmo é a branca de 2000!!!

    ResponderExcluir
  4. na minha opinião? todas são lindas. mas a mais bonita é a verde, porque foi o ano em que eu crismei, haha :)

    ResponderExcluir