Os sacramentos de iniciação cristã, como o próprio nome diz, propiciam à todos iniciar sua vida em Cristo e na Igreja. Esses sacramentos são intimamente interligados.
Pelo Batismo, nos tornamos filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo: a Igreja. O batismo apaga o Pecado Original de nossas vidas, tornando-nos criaturas novas e aptas para fazermos parte da vida cristã. No batismo a criança é levada por seus pais e padrinhos, que se comprometem perante Deus e a Igreja, a educá-la e orientá-la na fé em Cristo.
O sinal do batismo é a água e através dela todos somos marcados com o Espírito Santo.
O Batismo é a porta para os sacramentos!
O Sacramento da Eucaristia é o alimento da nossa fé. Nele encontramos Cristo em sua plenitude, e acreditamos pelos olhos da fé, que não estamos diante de um simples pão e vinho, mas diante do Corpo e Sangue de Jesus.
É o sacramento por excelência, que sustenta todos os outros sacramentos. Nele encontramos também o alimento para o nosso corpo e para nossa alma. Na Eucaristia buscamos abastecer nossa fé através de um íntimo contato com Cristo.
Devido a excelência deste sacramento, é necessário estarmos preparados física e espiritualmente para recebermos Jesus, acreditando no mistério presente na Eucaristia. Não devemos entrar na fila de comunhão por mero rito, ou porque todos vão; não devemos fazer da Eucaristia uma rotina. Devemos ver na Eucaristia o sustento para nossa vida, fazendo do nosso coração uma manjedoura para receber o Corpo e Sangue de Cristo.
O Sacramento da Confirmação, ou Crisma, é um sacramento de maturidade cristã, onde os jovens e adultos confirmam o Espírito Santo recebido no batismo.
É um sacramento que requer ATITUDE por parte de cada pessoa. Nele o jovem/adulto confirma sua fé e se reveste do Espírito Santo para seguir em frente na caminhada.
Se no batismo a criança era levada por seus pais e padrinhos, e estes se comprometiam perante Deus e a Igreja, no sacramento da Confirmação o jovem tem a oportunidade de dar pessoalmente essa resposta e assumir esse compromisso.
Nós, ao sermos marcados exclusivamente pelo Bispo com o óleo do Santo Crisma, somos chamados a seguir a vida cristão e a missão na Igreja. Por isso, o sacramento da confirmação não deve ser visto como o fim (muitas pessoas recebem a Crisma e somem da igreja, voltando, quando voltam, somente para casar), mas como o pontapé inicial para um maior comprometimento com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário