segunda-feira, 13 de setembro de 2010

17º ENCONTRO - O Espírito Santo está na origem da vida / O Espírito Santo escolheu e preparou Maria

Iniciamos mais uma semana e hoje é dia de falarmos da pregação do último sábado, que fechou a "Saga da Santíssima Tridade" e iniciou uma outra sequência que será levada até o final da preparação dos crismandos: o Espírito Santo. E quem levou o tema pra gente foram o Demétrius e a Leka.


O Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, está presente e atua no mundo desde que este foi criado. Assim, o Espírito de Deus participou da obra da criação.

Tendo participado da obra da criação, o Espírito também participou da obra de salvação. O homem e a mulher estavam desfigurados pelo pecado e pela ação do Espírito Santo o homem pode retomar o caminho, pois o próprio Espírito preparou a vinda do Salvador.

Mas para que esse projeto de salvação fosse concretizado no meio dos homens, Deus e o Espírito Santo precisaram de uma pessoa: MARIA!


O nome de Maria vem do hebraico "Miryam", que significa amada, senhora. Nascida em Nazaré, filha de Joaquim e Ana, foi concebida sem a mancha do pecado original. Assim, Maria desde o seu nascimento já foi preparada para ser a mãe de Jesus.

O Espírito Santo preparou com a sua graça, o coração de Maria, para que ela recebesse em si, o Filho de Deus.

Maria era uma jovem entre muitas outras do seu tempo, mas mesmo assim se fez obediente à vontade de Deus e disse seu SIM, sem medo ou perturbação, e se lançou profundamente nos projeto de Deus.

Por Eva, a primeira mulher, o pecado entrou no mundo. Por Maria, a salvação entrou no mundo. Em Maria, o Espírito Santo encontrou a Mãe que o Filho precisava para vir ao mundo e se fazer um de nós. É com o Espírito Santo e pelo Espírito Santo que Maria dá a luz ao Messias.

Maria acompanhou de perto a vida pública de Jesus, colocando-se à serviço ao discipulado. Nas Bodas de Caná, ela intercedeu ao Filho pela falta de vinho, acompanhou de perto o primeiro milagre de Jesus. Ela foi um exemplo de mulher forte e fiel que, mesmo vendo seu filho ser flagelado, açoitado e maltratado, manteve fixo o seu olhar de amor sobre Jesus, dando forças à Ele para que a missão se cumprisse. Ela sofreu as dores do Filho em silêncio, de pé.

E do alto da Cruz, o próprio Jesus faz de Maria a Mãe de todos nós ao dizer: "Mulher eis aí teu filho, filho eis aí tua Mãe". Assim, Maria passa a ser a Mãe de todos os homens, a Mãe do Céu!

Por isso, nós cristãos admiramos, veneramos e procuramos imitar o exemplo de obediência, força e serviço de Maria. E pedimos a sua intercessão em todos os dias de nossa vida, pois através dela podemos chegar até Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário