segunda-feira, 27 de setembro de 2010

19º ENCONTRO - O Espírito Santo sustenta a Igreja

Iniciamos a última semana do mês de setembro falando da nossa pregação do último final de semana. Desta vez, quem veio falar para todos nós foi o nosso grande amigo Pe. Walace, que esteve na Crisma com a gente durante 1 ano e meio quando era seminarista e agora é pároco da paróquia Santa Terezinha daqui de Araraquara.

Ele deu continuidade às pregações sobre o Espírito Santo e desta vez o tema foi: O Espírito Santo sustenta a Igreja.


A definição mais completa de Igreja é que ela é um Sacramento de Salvação. E todo sacramento é composto de matéria e de forma. Enquanto sacramento, a Igreja é um sinal, um símbolo que nos remete a uma realidade.

Dessa maneira, a Igreja nos remete as realidades divinas do Reino de Deus e o Espírito Santo enviado por Jesus no dia de Pentecostes tem papel fundamental para a concretização dessas realidades divinas.

Assim, a Igreja é constituída por homens, de carne e osso, com erros e defeitos, mas é sustentada pela força do Espírito Santo que esteve presente desde o seu início e se mantém presente nos dias de hoje. É por isso que no decorrer de toda a história, há mais de 2000 anos, a Igreja de Jesus Cristo se mantém de pé.

A Igreja não é clube, onde as pessoas se associam em busca de lazer e diversão. A Igreja é uma comunidade daqueles que acreditam em Jesus e, com fé, procuram viver desde já o Reino de Deus aqui na Terra.

Sendo portadora do Espírito Santo, a Igreja comunica a todos nós a salvação operada por Jesus, convidando homens e mulheres, e de maneira especial os jovens, a aderirem ao projeto de Jesus, formando uma comunidade de fé onde o amor é a lei máxima.

Vivemos nos dias de hoje a busca por uma felicidade momentânea. Hoje o mundo nos oferece várias propostas que nos oferecem a "felicidade" em pouco tempo, mas que acabam levando à destruição do ser humano. Assim, a Igreja, sustentada pelo Espírito Santo, traz que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, aquele que nos promete a vida em abundância e a felicidade eterna.

Atualmente a Igreja tem se preocupado muito com a juventude. Mas qual o motivo de tanta preocupação?

Essa fase da juventude é uma fase de muitas dúvidas, uma fase de escolhas e muitas vezes escolhas erradas. O que escolhemos para nossas vidas quando jovens podem determinar toda a nossa vida no futuro. Escolhas erradas podem nos comprometer e nos afastar de Deus definitivamente.

Por isso, assim como a Igreja é sustentada pelo Espírito Santo, nós jovens temos que nos deixar ser levados por esse mesmo Espírito, pedindo que ele sempre esteja presente em nossas ações e guiando as nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário