sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aceite o desafio de ser um jovem com qualidade de vida!

Para fechar a semana, o último post com a temática JUVENTUDE, relacionado ao DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.


Há uma frase muito interessante que diz: “A juventude é um dos períodos mais preciosos da vida de uma pessoa e, entretanto, um dos mais difíceis.”

Sabemos que ser jovem hoje em dia não é nada fácil, parece que com o decorrer dos anos tornou-se mais complicado vivenciar um mundo cheio de modernidades, globalização e em constantes mudanças; a impressão que temos é que antes era mais simples.

Conta-se que um adolescente/jovem fez o seguinte comentário: “Em casa discordo dos meus pais para defender minha geração; na escola defendo meus pais. Estou sempre em oposição.”, o destacamos aqui é que: ser adolescente ou jovem muitas vezes é contestar, e se auto afirmar faz parte dessa fase, porém podemos ter menos turbulência, para se ter uma adolescência/juventude de qualidade é preciso enfrentar alguns desafios e tomar decisões de maneira correta.

O que será que nos traz qualidade de vida nesse período chamado juventude? Devemos considerar quatro pontos importantes:

1. Buscar uma IDENTIDADE CORRETA

Responder a pergunta “quem sou eu?” pode ser complicado. Somente a palavra de Deus pode dizer quem somos. A bíblia nos indica que somos Filhos, herdeiros (Romanos 8,14-15); somos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5,13-14); somos amigos de Deus (João 15,15). Daí a importância de estar envolvido num ambiente social apropriado com líderes positivos e afetivos, os quais transmitam uma escala de valores segundo a palavra de Deus.

Ter modelos para identificação é fundamental, durante a transição da adolescência o jovem é vulnerável às influências internas e externas: sociais, éticas, morais, etc. e é de grande valor o vínculo com o próprio lar, assim como ter relacionamento com líderes ou amigos cristãos que sejam exemplos a serem seguidos; o que evita maiores riscos, além de favorecer a segurança emocional.

Porém infelizmente muitos lares não dão condições para o jovem formar uma identidade segundo o plano divino, por isso busque uma igreja, ou uma comunidade que possa te oferecer referenciais de como ser um jovem segundo o plano de Deus, isso não é caretice, mas é amor próprio.

Precisamos de um referencial, um modelo, um mentor, busque no lugar correto, não se espelhe em exemplos negativos. Creia que em Jesus você é mais que vencedor! Durante o processo de reorganização de personalidade o jovem precisa provar a si mesmo e para os outros que não é mais criança, assim decida pelo melhor e mostre ser capaz de escolher certo.

2. Desenvolver uma AUTO-IMAGEM positiva

É o segundo ponto, baseado em Provérbios 23,7 que nos diz que assim como imaginamos na nossa alma, assim somos. Esse texto nos ensina muitas coisas como por exemplo: Devemos aceitar-se fisicamente com nossas características pessoais. Muita cautela deve ser tomada para que não se sinta inadequado ou rejeitado para isso acontecer é necessário um bom relacionamento com Deus, isso significa cultivar uma vida espiritual, ir à igreja, participar de um grupo que incentive o crescimento espiritual, pois, só em Deus encontramos uma auto-imagem correta e satisfatória, só através do Espírito Santo podemos ter nossas feridas ou distorções emocionais curadas, e é claro somente o amor de Deus nos supre plenamente.

Aceitar-se, confiar nas próprias habilidades, e possibilidades são elementos fundamentais que crescem através do conhecimento da palavra de Deus, é preciso crer que Ele está sempre nos capacitando, ajudando, amando e aceitando-nos incondicionalmente.

3. Escolher seus RELACIONAMENTOS com cuidado.

O jovem tem necessidade de se sentir seguro e aceito pelo meio onde vive e isto varia com a própria autoconfiança. Em geral, sente-se seguro quando tem a afeição dos pais e a aceitação do grupo e/ou do(s) amigo(s). Por isso muitas vezes faz-se escolhas erradas buscando aceitação; tenha cuidado, busque agir pela razão, não cultive amizades que irão te influenciar de maneira negativa.

4. Descobrir a PATERNIDADE DE DEUS pela sua vida.

Em II CORÍNTIOS 6,18, Deus nos diz: ”eu lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”. Esse texto fala que se tivermos uma aliança com Deus, ELE será nosso Pai. Ele pode nos suprir e nos surpreender com seu amor, compreensão e aceitação.

Todas as carências que um jovem possa ter podem ser supridas em Deus; é, parece exagero, mas não julgue antes de se aventurar nesse desafio que é conhecer mais desse Pai amoroso.

Conhecer a paternidade de Deus vai muito além do que saber alguns versículos e histórias da bíblia. É ter um relacionamento verdadeiro com alguém que jamais irá nos decepcionar, é ser entendido e acolhido a qualquer momento, é se achegar diante de um amigo que não nos julga pelos erros, é encontrar um abraço terno a qualquer momento, é ser admirado e encorajado, é ser compreendido perfeitamente sem que precisemos explicar, é desfrutar de algo radical…

Descubra esse Pai maravilhoso ao fechar a porta de seu quarto e falar abertamente com Ele, todos os dias através da oração, pois orar nada mais é do que conversar com Deus.

Acredite: Deus é o maior interessado em que tudo vá bem com você, Ele estará no controle se você entregar-se a Ele.

Conhecer a Deus não é caretice… é perfeitamente o que precisamos, pois, Deus se encaixa perfeitamente no vazio que temos no peito antes de conhecê-lo.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O desafio de ser jovem!

Vamos dar continuidade às reflexões voltadas ao tema JUVENTUDE que está sendo abordado durante essa semana aqui no blog.


Existe um filósofo francês que diz a seguinte frase: “O jovem não foi feito para o prazer, mas sim para o desafio” (Paul Claudel). Nesta mesma linha de pensamento, o nosso querido João Paulo II, em uma de suas mensagens a juventude, já nos alertava sobre este grande anseio do mundo moderno em desafiar, ou melhor, “Não vos conformar com este mundo, mas transformai-vos renovando vossa maneira de pensar e julgar” (Romanos 12,2).

Então veja agora o que João Paulo II nos disse a nós jovens: “É próprio da condição humana e, particularmente, da juventude buscar o absoluto, o sentido e a plenitude da existência. Amados jovens, não vos contentem com nada menos do que os mais altos ideais! Não vos deixes desanimar por aqueles que, desiludidos da vida, se tornaram surdos aos anseios mais profundos e autênticos do seu coração. Tendes razão para não vos resignardes com diversão insípidas, modas passageiras e projetos redutivos. Se mantiverdes com ardor os vossos anelos pelo Senhor, sabereis evitar a mediocridade e o conformismo, tão espalhados na sociedade”.

É por isso que se faz necessário uma juventude nova restaurada a imagem e semelhança de Deus, uma juventude autêntica aos valores do Evangelho, disposta a querer superar os prazeres desta vida tão cheia de supostas vantagens e facilidades.

É necessário que nós jovens de HOJE restaurados tenhamos o desejo e coragem de superar esses desafios desta vida pós-moderna.

Que tenhamos a coragem e o ardor e uma grande vontade de levantar uma juventude nova para um mundo novo, onde poderemos viver de fato como jovens novos, restaurados e criados a imagem do criador, para fazer a diferença. Vamos juntos embarcar nesta grande AVENTURA que é SER DIFERENTE, não por dinheiro, poder, status, modas passageiras e diversão exagerada e tantas outras coisas, mas pelo que realmente nos torna diferente JESUS CRISTO.

Ele sim nos torna diferentes autênticos! Então vamos buscar as coisas do alto onde se encontra escondida em JESUS CRISTO a nova juventude, nos fazendo espalhar, semear e revelar ao mundo está NOVA GERAÇÃO capaz de incendiar o mundo.

Uma nova geração de jovens transfigurados que lutam contra a correnteza e que tem apenas uma vontade um desejo SER DIFERENTE. Queremos sim assumir toda a nossa juventude neste propósito e ser aquilo que Deus imaginou e sonhou para cada um de nós, e que através de nossa ousadia possamos contagiar está juventude que ainda anda perdida sem direção, sem rumo certo.

E que sejamos de fato “SAL e LUZ” renovando nossa maneira de pensar, julgar e agir.

Vamos juntos a partir deste dia que se chama HOJE trilhar um novo caminho, onde possamos distinguir o que é da vontade de Deus o que lhe agrada, o que é perfeito. Somente assim poderemos transformar este mundo, renovando sua forma de pensar e agir, fazendo assim tornar-se realidade este grande projeto de Deus: O DESAFIO DE SER JOVEM!

Jovem, o caminho se faz caminhando!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MOMENTO MUSICAL (29) by Diogo

Mais um Momento Musical na área!

A música desta semana não será a música "Tudo posso" que cantamos no final da nossa pregação no útimo sábado, pois ela já apareceu aqui no blog no MOMENTO MUSICAL (17).

A escolhida de hoje é a música "Jovem" da Missão Louvor e Glória. Uma música que traz uma mensagem importante para a juventude e tem muito a ver com o assunto da semana que foi o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.



JOVEM (Missão Louvor e Glória)

Jovem, quantas vezes você disse não dá mais
Ninguém me ama, eu não tenho paz
O sofrimento feriu teu coração
O sofrimento feriu teu coração

Jovem, talvez perdestes a razão do teu viver
A angústia tomou conta do teu ser
Mas existe solução pra você
Mas existe solução pra você

Há alguém que te ama e faz de tudo por você
Dá o mundo, dá a vida pra te ver feliz
Esse alguém é Jesus, está diante de você e diz
Jovem pare de sofrer

Há alguém que te ama e faz de tudo por você
Dá o mundo, dá a vida pra te ver feliz
Esse alguém é Jesus, está diante de você e diz
Jovem eu tenho vida pra você

Jovem, Jesus Cristo é tudo que tu sempre quis
Só Jesus pode fazer você feliz
Aceite-o agora como teu Senhor
Aceite-o agora como teu Senhor

Jovem, vida nova Ele tem para te dar
Amigos verdadeiros pra te amar
E o consolo pra quando você chorar
E o consolo pra quando você chorar

Há alguém que te ama e faz de tudo por você
Dá o mundo, dá a vida pra te ver feliz
Esse alguém é Jesus, está diante de você e diz
Jovem pare de sofrer

Há alguém que te ama e faz de tudo por você
Dá o mundo, dá a vida pra te ver feliz
Esse alguém é Jesus, está diante de você e diz
Jovem eu tenho vida pra você

terça-feira, 26 de outubro de 2010

22º ENCONTRO - O Espírito Santo nos envia para evangelizar

Excepcionalmente nesta semana não iniciamos as atividades do blog com o resumo da pregação do nosso último encontro. Demos preferência aos posts voltados ao Dia Nacional da Juventude.

Mas hoje estamos aqui pra falar um pouco da pregação do último sábado. A penúltima deste ano de 2010. Desta vez eu (Diogo) e a minha super companheira de pregação Milena, ficamos responsáveis por levar o tema para os crismandos e catequistas. E nós falamos que "O Espírito Santo nos envia para evangelizar".


Chegamos ao último capítulo da nossa seqüência do Espírito Santo. Durante os últimos encontros nós vimos que o Espírito Santo esteve presente desde a Criação e continuou presente na história da humanidade ao preparar Maria e conduzir Jesus durante toda a sua vida e sua missão.

O Espírito santo também se mostra fortemente presente na história sustentando a Igreja e dando a cada um de nós os seus dons e os seus frutos.

Assim, o Espírito Santo está presente dentro de cada um de nós. Tendo isso em mente, o que devemos fazer? Deixá-lo quietinho, adormecido dentro do nosso coração? A resposta é NÃO!

Com a força do Espírito Santo somos enviados a uma missão muito importante: a missão de EVANGELIZAR.

Por que será que muitas vezes não temos coragem de falar de Deus e dar testemunho Dele para outras pessoas?

Muitas vezes nós pensamos que falar de Deus é careta, que se nós falarmos de Deus na escola ou para nos nossos amigos ele vão rir de nós. Temos a idéia de que falar de Deus é colocar a bíblia embaixo do braço e sair falando Dele para os outros.

Porém, EVANGELIZAR NÃO É SÓ FALAR DE DEUS!

Evangelizar é também fazer o bem sempre que possível, é amar o próximo como a si mesmo, é ajudar alguém que gostamos em momentos de dificuldade e tristeza, é agir com as pessoas da mesma forma que Jesus agiria, guiados sempre pelo Espírito Santo.

Quantas vezes nós estamos mal, chateados e alguém vem conversar com a gente e fala aquilo que nós precisamos ouvir e faz com que nos sintamos melhores?! Ou então, quando estamos num dia ruim, onde nada dá certo e de repente acontece algo que muda o nosso dia e nos faz ver as coisas de outra forma e nos faz sentir bem?!

Com certeza na maioria dessas ocasiões, é Deus que age e se mostra a nós através das pessoas e das situações.

E por isso devemos parar para refletir: para quê estamos vivendo? Temos dado a Deus o que é de Deus? Tenho depositado minhas alegrias e confianças em coisas banais ou no que realmente vale a pena?

Não estamos nesse mundo à toa, parados esperando a vida passar. Todos somos convidados a nos colocar a serviço, a dizer o nosso sim, e com a força do Espírito Santo evangelizar.

Isso não significa que temos que sair por aí tentando mudar o mundo. Se procurarmos melhorar inicialmente nas pequenas coisas, dentro de nossa casa, de nossa família ou do nosso bairro, já estaremos dando um grande passo. E é o Espírito Santo que nos capacita nessa missão

Por isso devemos sempre estar abertos a ouvir a voz de Deus e nos deixarmos impulsionar pelo Espírito Santo. Assim, todos nós que recebemos este Espírito no dia do nosso batismo e confirmamos na Crisma devemos ser um meio de comunicação entre Deus e as pessoas que estão à nossa volta.

Como vemos no Evangelho de São Mateus 5, 13-16, todos nós devemos ser SAL e LUZ para as pessoas que estão ao nosso redor. Devemos ser sal que dá sabor à vida das pessoas que convivem com a gente e ser luz para iluminar o caminho dessas pessoas.

O Espírito Santo nos envia a evangelizar. E evangelizar é isso: ser sal e luz para as pessoas, de tal forma que estas pessoas vejam que podemos fazer a diferença!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude: muita reza, luta e festa!



Por Dom Canísio Klaus

No dia 24 de outubro a Igreja Católica no Brasil comemora os 25 anos do Dia Nacional da Juventude. A data surgiu em 1985, no embalo do Ano Internacional da Juventude. Ao longo deste período, muitas coisas bonitas aconteceram e que nos motivam a comemorar. É por isso que o Dia Nacional da Juventude de 2010 tem por lema "Juventude: muita reza, muita luta, muita festa", em marcha contra a violência.


Diferentemente do que ordinariamente se diz, a juventude reza. Ela não gosta de rezar do jeito dos adultos. Também não quer mais rezar do jeito das crianças. Mas os jovens procuram a oração. Eles recorrem à oração diante de desafios a serem enfrentados. Rezam sem muitos formulismos e são ecléticos. Se valem de elementos de várias religiões, sem se preocuparem com a ortodoxia da fé. Quando rezam em grupos, reúnem, sem nenhum escrúpulo, elementos das religiões orientais, cristãs, africanas e indígenas. Para a Igreja fica o desafio de auscultar caminhos para mexer com o coração dos jovens em sua prática religiosa. Já que eles gostam de rezar, cabe a nós ajudá-los a terem uma fé mais esclarecida, oferecendo-lhes espaço para o encontro com o divino.

A humanidade deve muito ao espírito de luta da juventude. É este espírito que impede a humanidade de se acomodar. Sem ele a história teria tomado outros rumos.

O movimento estudantil de 1968 tornou-se marca para a democracia. A juventude na rua foi decisiva para a volta das eleições diretas no Brasil, e os jovens com as caras pintadas apressaram a cassação do presidente Collor.

A sensibilidade para as causas ecológicas e o grito da juventude em 1992: “Ouça o eco da Vida”, criaram ambiente favorável para a implementação de políticas de preservação do meio ambiente.

Nos últimos anos, o clamor contra o extermínio de jovens provocou a adoção de políticas de segurança pública e alertou para o uso e abuso da violência policial contra os jovens, principalmente os negros e pobres. Com razão João Paulo II afirma que “os jovens não temem o sacrifício, mas, sim, uma vida sem sentido”.

Para a juventude tudo é motivo de festa. Ela faz festa com coisas muito simples. Enquanto trabalham e estudam durante a semana, os jovens vão planejando a festa do sábado e do domingo. A própria luta se torna festa. A oração se torna festa. Estar com os amigos é festa para eles. Não se sentem à vontade com pessoas estressadas e preocupadas com o amanhã. Para desespero de muitos adultos, curtir o presente é a receita para construir um amanhã melhor. Acreditam na paz como “dom de Deus” e reivindicam liberdade, dizendo que “a vida floresce quando a liberdade acontece”.

Enquanto saudamos a juventude por seu dia, formulamos votos de que as comemorações do Dia Nacional da Juventude (24 de outubro) motivem nossas lideranças a abrirem as portas das comunidades para que o jeito de rezar, lutar e fazer festa da juventude encontre acolhida no seio da Igreja. E que a partir deste jeito as comunidades se renovem e nos unamos “em marcha contra a violência”!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mensagem da CNBB para o Dia Nacional da Juventude

No próximo domingo, dia 24, várias dioceses do Brasil celebrarão o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que este ano comemora 25 anos de caminhada, “DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história”. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para aspectos de interesse dos próprios jovens, como educação, políticas públicas, comunicação e tantos outros. É um apelo da juventude à sociedade.

Por isso postamos hoje uma mensagem do Setor Juventude da CNBB para todos nós jovens.

Mensagem do Setor Juventude pelo Dia Nacional da Juventude “Muita reza, muita luta, muita festa!”. Este é o slogan de 25 anos do Dia Nacional da Juventude, que acontece no próximo dia 24 em todo o país.

Para celebrar a data, o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem, assinada pelo bispo referencial do Setor, dom Eduardo Pinheiro e pelo assessor nacional, padre Carlos Sávio da Costa, na qual parabeniza a todos os jovens do Brasil.

25 anos do DNJ

O mês de outubro, dedicado ao aprofundamento da dimensão missionária da nossa vocação de discípulo, foi escolhido para contemplar um dos maiores eventos de juventude da Igreja em nosso país: o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Estamos comemorando 25 anos de sua existência. Motivado pela promulgação do Ano Internacional da Juventude, pela ONU em 1985, o DNJ nasceu por iniciativa da Pastoral da Juventude e sempre quis ser um momento especial de manifestação da beleza, da força e do compromisso da nossa juventude. Percebendo a necessidade de proclamar bem alto a boa-nova de Jesus Cristo, este evento de massa vai às ruas e aos grandes espaços públicos para, juntamente com várias outras expressões de juventude, cantar a força da vida e mostrar a todos o quanto ainda se tem a aprender com o dinamismo juvenil.

Parabéns a todos aqueles e aquelas que, durante esses anos, não só mantêm acesa a chama deste evento, mas, através dele, provocam um olhar mais carinhoso, verdadeiro e respeitoso com relação a nossa juventude.

Este significativo Jubileu coincide com a manifestação que os jovens católicos, sob a orientação das pastorais da juventude, fazem nas praças para um ‘basta à violência juvenil’. A juventude é portadora de riquezas imensas, sonhos ousados, coração generoso, espiritualidade vibrante, muita energia e criatividade, e não podemos deixar que a violência social e cultural comprometa o presente que Deus nos concede com a vida dos jovens para a vida de nosso povo.

Ao festejar esta data memorável, vamos, todos, renovar nossa paixão pela juventude motivando-a, sobretudo, à paixão por Aquele que, chamando-nos de amigos, se coloca como o único Caminho, Verdade e Vida.

Brasília, 22 de outubro de 2010

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB
Bispo referencial para a Juventude-CNBB

Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor do Setor Juventude-CNBB

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

É necessário saber perder!

Nem sempre as coisas são como queremos e idealizamos, e é bom que isso seja assim, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós.

Perder faz parte da vida e aceitar a própria condição limitada é sinal de sabedoria. É horrível conviver com alguém que crê ser absoluto e acredita que todos têm o dever de satisfazer suas vontades.

Há muitos pais que estragam seus filhos, porque não lhes ensinam que o “não” também faz crescer, e que a queda pode também ensinar. Há filhos que não aprendem, em casa, que na vida nós também perdemos. Precisamos aprender a lidar com nossos fracassos. Muitos não suportam os fracassos próprios da vida, porque foram educados somente para ganhar.

Para superarmos as quedas impostas pela vida precisamos ter a humildade de saber perder.

As pessoas não são obrigadas a ser e a fazer o que queremos; elas não são obrigadas a corresponder às nossas expectativas.

A maturidade se expressa quando o coração consegue deixar livre um outro coração que não quis pertencer a ele nem corresponder a seus desejos.

O fato de sermos contrariados é uma experiência que nos faz mais fortes, pois, compreendemos que nossa maneira de pensar não é a única nem a melhor, e que não estamos sempre certos. Precisamos saber perder e sair de cena quando erramos, quando não estamos com a razão.

Perfeição cristã não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre. Não temos a obrigação de acertar sempre, mas temos sim o dever de aprender com nossos erros. Quem não sabe perder perde sempre, pois acaba sendo humilhado pelo fato de não aceitar a própria fraqueza; querendo, assim, ser o que não é e fazer o que ainda não é capaz.

Quem não sabe perder busca sempre levar vantagem sobre tudo e todos, tornando-se alguém insuportável e arrogante.

A humildade é escola da virtude, e grandeza é aceitar com ternura aquilo que se é.

A vida não diz sempre "sim", e a alma se torna grande quando é capaz de sorrir também diante do “não”.Aceitar que nem todos nos amam, que não somos bons nem os melhores em tudo, são expressões de um coração que compreendeu verdadeiramente o que significa “viver bem”.

A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas um trampolim a nos lançar nos braços da vitória.

Pensemos nisso!


Fonte: adaptação do texto "Quem não sabe perder, perde sempe" de Adriano Zandoná, Seminarista da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MOMENTO MUSICAL (28) by Diogo

O mês de outubro está passando muito rápido, já estamos há menos de um mês para a Crisma. E a música de hoje está muito ligada ao Sacramento da Confirmação, onde os crismandos confirmarão o Espírito Santo que receberam no dia do seu Batismo.

Por isso, temos hoje no Momento Musical a música "Eu preciso de Ti", do Pe. Cleidimar Moreira, da Comunidade Canção Nova. Essa música nós tocamos no último sábado, antes da pregação dos "Frutos do Espírito Santo".

É uma música muito boa que tem como letra uma oração muito forte e profunda ao Espírito Santo.



EU PRECISO DE TI (Cleidimar Moreira)

Eu preciso de Ti, meu Senhor
Eu preciso de Ti
Quero caminhar contigo
E não mais andar sozinho
Eu preciso de Ti

Eu preciso de Ti, meu Senhor
Eu preciso de Ti
Quero caminhar contigo
E não mais andar sozinho
Eu preciso de Ti

Por isso vem Espírito Santo
Oh vem, Espírito Santo
Oh vem, Espírito Santo
Oh vem, Espírito Santo

Vem curar as minhas feridas
Fecundar-me com nova vida
Inundar-me com teu amor
E fazer-me crescer em tua graça, Senhor

Nós precisamos de Ti, meu Senhor
Nós precisamos de Ti
Queremos caminhar contigo
E não mais andar sozinhos
Precisamos de Ti.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Juventude: Tesouro da Humanidade

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo" (Ef 6,1).


A juventude é chamada de "a flor da idade", porque é bela, forte, cheia de vida e desafios. Mas, muitos jovens estão sofrendo em nossos dias, porque não sabem o sentido da vida e porque não lhes foi mostrada a sua beleza conforme a vontade de Deus.

Muitos ainda não sabem o valor que têm, por isso desprezam sua própria existência e a dos outros. Perdidos no tempo e no espaço, debatem-se, muitas vezes, no tenebroso mundo do crime, das drogas, da violência, do sexo sem compromisso e de outras coias.

O maior tesouro da humanidade é a sua juventude. No entanto, em que estado ela se encontra? A quantas anda este tesouro de carne e espírito? Tenho-o visto desprezado, entregue às drogas, ferido pelas armas, destruído pelo álcool, carente de amor e de vida.

Que belo tesouro desvalorizado!

O jovem não tem o direito de abandonar-se ou deixar sua vida se estragar; pois ele é a mais bela obra do Criador. Muitos já perderam o magnífico sentido da vida, mas Deus tem um plano e uma vontade para a vida de cada um.

Leia esta estória:

Havia, na Índia, um sábio que desvendava os mistérios da vida das pessoas; ele era muito procurado. Certa vez, um jovem desconfiado e ousado, quis testar a sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e se apresentou diante do homem de cabelos e barbas já brancos.

- O senhor é sábio mesmo?

- Dizem que eu sou.

- Então, responda-me: o que eu tenho em minhas mãos?

- Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.

- É verdade, o senhor acertou! Parece que é sábio mesmo. Mas me diga, o pássaro está vivo ou está morto?

O sábio agora estava numa situação difícil; se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!

- Então, senhor sábio, o passarinho está vivo ou está morto? Responda-me. O senhor não é sábio?

O velho abaixou a cabeça e pensou um pouco.

Depois respondeu ao jovem:

- Depende de você!

Pensativo e cabisbaixo o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho e começou a chorar.

Você jovem tem um passarinho dentro de você. Matá-lo ou deixá-lo viver depende exclusivamente de você, pois você recebeu o dom mais precioso deste mundo: a liberdade.

Este pássaro de ouro, que é sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em suas mãos. Eu lhe pergunto: o que você vai fazer dela?

Depende de você! A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que de fato é inteiramente seu. O resto é seu, mas está fora de você. Não culpe ninguém pela vida que você está levando.

Paul Claudel, um teatrólogo francês convertido, disse que "o jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio". Só Cristo pode dar ao jovem o máximo. Jesus lhe revela a sua beleza e o seu valor; Ele lhe mostra a grandeza de ser “filho amado de Deus”.

O jovem cristão, como já foi dito, deve honrar os seus pais, como ensina o quarto mandamento; deve ser fiel a seus amigos e irmãos, estudar e trabalhar, nunca perder tempo e jamais jogar a vida fora com coisas vazias. Terá que descansar e pode se divertir, mas de maneira saudável, sem pecar, sem fazer do prazer um fim, mas apenas um meio de descansar e poder viver bem fazendo o bem aos outros.

O jovem cristão é também um evangelizador; especialmente sendo exemplo no meio de seus amigos, sem ter vergonha de sua fé e de sua Igreja.

Fica para nós esse desafio!



Fonte: adaptação do texto "A juventude é o maior tesouro da humanidade"do Prof. Felipe Aquino, da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

21º ENCONTRO - Os frutos do Espírito Santo

Mais uma semana começando e hoje é dia de falarmos da pregação do encontro de sábado. Desta vez, um quarteto formado pela Angela, pela Isabela, pela Natália e pela Priscila, levaram o tema para todos nós: FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO!

No encontro anterior, o Mateus falou para todos nós sobre os Dons do Espírito Santo, que são presentes, ou graças, que Deus, através do Espírito Santo concede a cada um de nós e nos ajudam nas mais diversas situações que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Os frutos do Espírito Santo, por sua vez, são a resposta que damos à presença do Espírito Santo em nós. São ações e atitudes, que fazemos em nossas vidas e que são movidas por inspiração do Espírito Santo para que não pratiquemos às obras da carne, mas pelo contrário, vivamos segundo o Espírito Santo.


Os frutos do Espírito Santo são doze:

A Caridade, que é a busca desprendida de Deus e do próximo, procurando sempre fazer o bem a todos. Consiste em amar a todos, sem distinção e sem esperar nada em troca.

A Alegria, que se trata de um estado de Espírito, a felicidade por estarmos na presença de Deus.

A Paz que é uma atitude de serenidade, força e calma diante de tudo e de todos. É a sensação de bem-estar, tranqüilidade.

A Paciência, que consiste na persistência e na busca do bem, sem desanimar diante das dificuldades da vida.

A Longanimidade que é a firmeza e a perseverança de ânimo.

A Bondade é a opção pelo bem e a rejeição de tudo o que é mal e do que não é de Deus

A Benignidade que consiste em fazer coisas boas, praticar a misericórdia para com aqueles que convivem conosco

A Mansidão é a serenidade interior, a calma, a tranqüilidade

A Fidelidade que é a adesão total e a lealdade para com Deus

A Modéstia que consiste no desapego de tudo o que é passageiro e que não nos leva a Deus. É ser simples.

A Continência é o uso moderado dos prazeres deste mundo. “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”

A Castidade que consiste no domínio da sexualidade.

Deus nos criou e amou tanto que nos deu de presente a liberdade, respeitando nossas escolhas.

Se somos livres, podemos escolher qualquer caminho. Quando nós não nos deixamos guiar pelo Espírito Santo somos semelhantes a uma árvore seca, sem vida, sem frutos.

Nós, como filhos de Deus, guiados pelo Espírito Santo, devemos ser árvores boas que dêem bons frutos e frutos que permaneçam e sejam presentes a cada dia de nossas vidas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Votação Encerrada: Camiseta Azul Marinho foi a escolhida!

Na última sexta-feira, às 23:59 foi encerrada a votação para a camiseta da Crisma deste ano de 2010.

A votação que ficou aberta por duas semanas recebeu 75 votos no total.

A camiseta escolhida foi a AZUL MARINHO, que recebeu 35 votos (aproximadamente 47% do total)


As outras duas opções menos votadas foram a camiseta vermelha, que recebeu 26 votos (aproximadamente 35%) e a camiseta azul royal, que foi a menos votada com 14 votos (18% do total).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Votação para a Camiseta da Crisma se encerra nesta sexta-feira

Durante duas semanas a "Votação para a Camiseta da Crisma" vem movimentando o nosso blog!!



A quantidade de acessos e votos nos primeiros dias da enquete foi surpreendente e o total de votos até o dia de hoje superou as expectativas que a gente tinha com relação a essa enquete.

Mas a votação ainda não acabou! E se você ainda não votou, vai lá em cima e dê o seu voto!!!

A enquete fica no ar até hoje, às 23:59h.

No nosso encontro de amanhã, às 14h no Centro de Pastoral, nós divulgamos o resultado final da enquete!!

E aguardem, que logo logo virá mais uma enquete pra vocês!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quanto custamos para os outros?

Um homem chegou a casa tarde do trabalho, cansado e irritado encontrou o seu filho de 5 anos esperando por ele na porta.

- "Pai, posso fazer-lhe uma pergunta?"
- "O que é?" - respondeu o homem.
- "Pai, quanto você ganha em uma hora?"
- "Isso não é da sua conta. Porque você esta perguntando uma coisa dessas?", o homem disse agressivo.
- "Eu só quero saber . Por favor me diga, quanto você ganha em uma hora?"
- "Se você quer saber, eu ganho R$ 50 por hora."
- "Ah..." o menino respondeu, com sua cabeça para baixo.
- "Pai, pode me emprestar R$ 25,00?"

O pai estava furioso:
- "Essa é a única razão pela qual você me perguntou isso? Pensa que é assim que você pode conseguir algum dinheiro para comprar um brinquedo ou algum outro disparate? Vá direto para o seu quarto e vá para a cama. Pense sobre o quanto você está sendo egoísta, eu não trabalho duramente todos os dias para tais infantilidades."

O menino foi calado para o seu quarto e fechou a porta.

O homem sentou e começou a ficar ainda mais nervoso sobre as questões do menino.
- Como ele ousa fazer essas perguntas só para ganhar algum dinheiro?

Após cerca de uma hora, o homem tinha se acalmado e começou a pensar.

Talvez houvesse algo que ele realmente precisava comprar com esses R$ 25,00 e ele realmente não pedia dinheiro com muita freqüência. O homem foi para a porta do quarto do menino e abriu a porta.
- "Você está dormindo, meu filho?", ele perguntou.
- "Não pai, estou acordado", respondeu o garoto.
- "Eu estive pensando, talvez eu tenha sido muito duro com você a pouco?", afirmou o homem. "Tive um longo dia e acabei descarregando em você. Aqui estão os R$ 25 que você me pediu."

O menino se levantou sorrindo:
- "Oh, obrigado pai!" gritou.

Então, chegando em seu travesseiro ele puxou alguns trocados amassados.

O homem viu que o menino já tinha algum dinheiro, e começou a se enfurecer novamente.

O menino lentamente contou o seu dinheiro , em seguida olhou para seu pai.
- "Por que você quer mais dinheiro se você já tinha?" - grunhiu o pai.
- "Porque eu não tinha o suficiente, mas agora eu tenho", respondeu o menino.
- "Papai, eu tenho R$ 50 agora. Posso comprar uma hora do seu tempo? Por favor, chegue em casa mais cedo amanhã. Eu gostaria de jantar com você."

O pai foi destroçado...

Ele colocou seus braços em torno de seu filho, e pediu o seu perdão.



Essa é apenas uma pequena lembrança a todos nós que trabalhamos arduamente na vida.
Não devemos deixar escorregar através dos nossos dedos o tempo sem ter passado algum desse tempo com aqueles que realmente importam para nós, os que estão perto de nossos corações.

Não se esqueça de compartilhar esses R$ 50 no valor do seu tempo com alguém que você ama.

Se morrermos amanhã, a empresa para a qual estamos trabalhando, poderá facilmente substituir-nos em uma questão de horas.

Mas a família e amigos que deixamos para trás irão sentir essa perda para o resto de suas vidas.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Contribuição da Priscila via e-mail.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Momento Musical (27) by Diogo

Nesta semana em que celebramos a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, o nosso Momento Musical não pode deixar de lembrar de Nossa Mãe.

Por isso hoje temos a música "Virgem do Silêncio", interpretada pelo quarteto de cantoras católicas Adrielle Lopes, Dayana Cardoso, Jean e Karla Fioravante.

Uma música linda que nos aproxima de Nossa Senhora



VIRGEM DO SILÊNCIO

Nossa Senhora Virgem do Silêncio
Quero sempre te amar
Deitar em teu colo, sentir teu perfume
Teu carinho materno ganhar

Nossa Senhora Virgem do Silêncio
Quero sempre te amar
Deitar em teu colo, sentir teu perfume
Teu carinho materno ganhar

Lágrimas de sangue nos teus olhos
Estigma e martírio da alma
Mãezinha minha vida
Na Igreja quero consumir

Quero estar ao teu lado na cruz
Sofrendo as dores de Jesus
E dizer que na loucura
Da cruz vou seguir

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nossa Senhora Aparecida: a Padroeira do Brasil

Comemoramos hoje, 12 de outubro, a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.


O Brasil está unido, de norte a sul, de leste a oeste, para essa grande festa de nossa excelsa padroeira: a Virgem da Conceição, Aparecida das águas do Rio Paraíba, no vale do mesmo nome, no ano de 1717. A devoção a Virgem Maria que nos abre o caminho mais rápido para contemplarmos a Santíssima Trindade.

No majestoso Santuário Nacional de Nossa Senhora, na paulista Aparecida, ou nas Catedrais, Igrejas Matrizes, Igrejas Filiais e Capelanias de todo o imenso território nacional os fiéis precedidos de seus Pastores, louvam a Deus, por intermédio de sua Mãe que nos legou o mais simples e profundo modo de seguir a Jesus Cristo, o Redentor: “Fazei tudo o que Ele vos Disser!”.(Jo 2,5)

Maria deve ser colocada, dentro de um bom entendimento da liturgia de hoje, como a intercessora do povo, como principal padroeira do povo Brasileiro.


A Virgem Aparecida nos traz recordações importantes na vida cristã: como a ternura maternal da Virgem, sua dedicação a Jesus como mulher de fé, seu serviço prestado a toda a humanidade. Em Maria temos o mais perfeito exemplo do discípulo e da discípula de Jesus, que sabe cumprir os mandamentos e fazer realizar a única vontade do Pai, que se concretiza na salvação do povo de Deus.

A Virgem Maria deve ser apresentada como o Modelo acabado de fidelidade do ser humano a Deus. Maria da fraternidade. Maria da acolhida. Maria da graça. Maria da partilha. Maria da misericórdia. Maria da graça santificante. Maria da generosidade. Maria do serviço!

História e Devoção

Relembramos assim, a visita do Conde de Assumar, em 1717, em Guaratinguetá, quando os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso foram escalados para pescar peixes para a refeição da visita ilustre, sendo este dia uma sexta-feira, dia de abstinência de carne. Os homens simples do Vale do Paraíba nada pescaram. Quando já estavam quase desanimando jogaram a rede e retiram uma imagem pequena de Nossa Senhora da Conceição, um pouco enegreada pela água, sem a cabeça. Outro arremesso. Veio a cabeça da imagem. Assim prosseguiu mais um arremesso e veio a pesca abundante. Deus abençoava, naquele momento, os três pescadores.

A imagem da Virgem da Conceição, feita de barro cozido, enegrecida pelas águas e pelo tempo, medindo 36 cm, foi levada para o culto divino. Em 1745 foi construída uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. Nascia, assim, a devoção a Virgem Aparecida, Mãe do Povo Brasileiro.

Em 1888 foi substituída a primitiva capela por uma Igreja. Em 1894 a Igreja e a devoção a Nossa Senhora foi enriquecida pela presença dos Missionários Redentoristas que passaram a gerir o Santuário Nacional.

Desde 1953, a festa de Nossa Senhora Aparecida, tem como dia de celebração o dia 12 de outubro. Desde 1930 Nossa Senhora Aparecida abençoa o povo brasileiro como sua Padroeira Nacional. Em 4 de Julho de 1980 o Sumo Pontífice João Paulo II, de venerável memória, consagrou o novo Santuário Nacional. Em 13 de maio de 2007, o Sumo Pontífice Reinante, Papa Bento XVI, abriu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e caribenho nos fazendo o doce convite para “sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo para que todos tenham vida e vida plenamente”.

Na véspera deste memorável encontro, no interior da majestosa Basílica, o Santo Padre rezara o terço com os ministros sagrados e o povo de Deus, na mais cândida homenagem a Maria que abençoa o povo brasileiro.

A história ensina que Maria é a verdadeira salvaguarda da fé; em cada crise, a Igreja reúne-se à volta d'Ela. Só assim os discípulos do Senhor poderão ser para os outros sal da terra a luz do mundo (Mt 5,13-14).

“Feliz do povo, cujo Senhor é Deus, cuja Rainha é a Mãe de Deus!” Assim proclamava o Papa Pio XII e assim poderá exclamar essa arquidiocese de Aparecida, se devidamente souber voltar os olhos para Aquela que gerou, por obra do Espírito Santo, o Verbo feito carne. É que a missão essencial da Igreja consiste precisamente em fazer nascer Cristo no coração dos fiéis pela ação do mesmo Espírito Santo, através da evangelização.

Salvos das águas pela fé e pelo Batismo, os cristãos podem atingir algo daquilo que contemplam na Virgem Aparecida, a Imaculada, se seguirem o seu conselho: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”.

Esta parte fica como a nossa missão na festa da Virgem Maria Aparecida.

Pe. Wagner Augusto Portugal
Vigário Judicial da Diocese de Campanha-MG

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida aguarda 165 mil romeiros de todo o Brasil para a festa da padroeira

Amanhã, dia 12, acontece a tão esperada Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida. A novena em preparação à festa, teve início no último dia 3. Ontem, dia 10, a novena celebrou o tema “Maria: olhar que evangeliza”. Ainda ontem, a novena fez memória aos Missionários Redentoristas responsáveis pelos cuidados ao Santuário Nacional e da devoção a Nossa Senhora Aparecida.


Até este domingo passaram pelo Santuário cerca de 85 mil devotos. Amanhã o Santuário espera receber 165 mil. Em 2009 passaram pelo local durante todo o ano 9.554.485 visitantes. Cerca de 46.598 a mais que 2008.

Todos os anos, a festa reflete um tema geral e um tema diário. Em 2010, o tema geral é "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". Os temas diários estão relacionados aos milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Nesta segunda-feira, 11, encerramento da novena em preparação à festa da Padroeira, o bispo de Blumenau-SC, dom Giuseppe Negri, preside uma reflexão no Santuário, e amanhã, o arcebispo emérito de Belo Horizonte-MG, cardeal Serafim Fernandes de Araújo, preside a missa solene.

Desde o dia 6, participaram da novena o bispo de Crato-CE, dom Fernando Panico, o arcebispo de Florianópolis-SC, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e o arcebispo de Pouso Alegre-MG, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho.

Na quinta-feira, esteve no Santuário Nacional, o bispo de São Félix-MT, dom Leonardo Ulrich Steiner, e nesta sexta-feira, o bispo auxiliar de Salvador-BA, dom Josafá Menezes da Silva, fez a pregação da noite.

No sábado, 7º dia da novena, o arcebispo de Maringá-PR, dom Anuar Battisti, presidiu uma reflexão no Santuário e hoje, 11, é a vez do bispo Emérito de Rubiataba-GO, dom José Carlos de Oliveira.

Para o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, receber os pastores da Igreja de todo o Brasil, faz pulsar ainda mais forte o coração católico do Brasil.

"No Santuário Nacional, maior Santuário Mariano do Mundo, nos unimos em oração com todo o Brasil. E em momentos de reflexão, trocamos olhares com a Mãe Aparecida. É muito bom estarmos juntos celebrando a nossa padroeira", disse padre Darci.

O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, participa da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio em Roma. Neste domingo, 11, dom Damasceno enviou uma mensagem especial a todos os religiosos e devotos de Nossa Senhora Aparecida.

“Saúdo a todos os presentes neste Santuário e aos que participam da novena pelos Meios de Comunicação Social. Durante a Celebração Eucarística, junto ao túmulo de São Pedro, rezei pelos fiéis da Arquidiocese de Aparecida, pela família Campanha dos Devotos e por todo o povo brasileiro”, diz um trecho da mensagem.

(Fonte: http://www.cnbb.org.br)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Encerrando Ciclos


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.

Pode dizer para si que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa, nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..

E lembra-te: “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão”


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O mundo não conhece Deus

O mundo não conhece Deus. As civilizações se desenvolvem, a tecnologia avança, o homem conquista grandes descobertas; mas o mundo ainda não conhece Deus.

Há aqueles que não O conhecem, porque sempre viveram em um ambiente de crendices, superstições, idolatrias e buscas de filosofias que não são cristãs. É como o Espiritismo que nega a ressurreição de Cristo e, por isso, incompatível com a fé cristã católica, sendo até antagônica. Estes precisam que um missionário lhes mostre, com palavras, meditações e ações, a existência de um Deus uno e trino – Pai, Filho e Espírito Santo – que nos ama e que quer ser amado por nós, principalmente através do amor aos nossos semelhantes.

Há aqueles que já foram informados sobre esse Pai amantíssimo, mas a ganância, a violência e o egoísmo não lhes deixam conhecer realmente o projeto de felicidade que Deus tem para nós. É preciso que alguém lhes abra os olhos e os faça enxergar e viver as maravilhas do céu, cujo caminho não é o mais fácil, mas, certamente, o mais seguro.

Infelizmente, há também aqueles que conhecem a ternura e o amor de Deus, mas se acham tão melhores do que os outros, que se assentam em sua altivez, esquecendo-se de que a humildade e a simplicidade nos conservam mais perto do Pai; e que o orgulho nos afasta d'Ele.

Para todos esses, urge que surjam missionários dispostos a mostrar ao mundo o Deus verdadeiro, que é amoroso, simples, que aplaude a humildade e o serviço espontâneo e desinteressado.

O mês de outubro é considerado, no seio da Igreja Católica, como o mês das missões para lembrar-nos de nos tornar missionários, levando a Palavra de Deus a todos que, de uma maneira ou de outra, não a conhecem realmente.

O Santo Padre Bento XVI em sua mensagem para o Dia das Missões de 2010 nos exorta: “Queridos irmãos e irmãs, que o Dia Mundial das Missões seja ocasião útil para compreender sempre melhor que o testemunho do amor, alma da Missão, diz respeito a todos. De fato, servir o Evangelho não deve ser considerado uma aventura solitária, mas um compromisso compartilhado de todas as comunidades. Ao lado dos que estão na linha de frente das fronteiras da evangelização – e refiro-me aqui com gratidão aos missionários e missionárias -, muitos outros, crianças, jovens e adultos, com sua oração e cooperação, contribuem, de várias formas, para a difusão do Reino de Deus na terra. Desejo que esta coparticipação, graças à colaboração de todos, aumente sempre”.

Por isso, como nos convoca o Santo Padre, não sejamos individualistas, vivendo uma fé intimista, mas, na missão de juntos construirmos a Igreja, nos coloquemos como discípulos-missionários de Jesus Cristo. Coloquemos a mão no arado e nos apresentemos ao nosso pároco para que possamos, como missionários, levar o amor de Deus e a caridade àqueles que ainda não vivem uma fé que nos coloca no espírito de redes de comunidade, na partilha e na caridade.

Por isso é preciso que nós, que somos cristãos conscientes, tomemos o mês de outubro como ocasião de reflexão e de ponto de partida para um trabalho que, embora seja árduo, é compensador e nos ajudará a construir um mundo melhor, que cada vez mais de pareça com o céu.


Fonte: adaptação do texto "O mundo não conhece Deus"
do Pe. Wagner Augusto Portugal, diocese de Campanha-MG


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MOMENTO MUSICAL (26) by Diogo

Semana movimentada aqui no nosso blog. A votação para a camiseta da Crisma deste ano está sendo agitada. E para a surpresa de muitos, inclusive a minha, a camiseta azul marinho está disparando na frente das outras.

Mas ainda temos 9 dias pela frente e muita coisa pode acontecer!

Enquanto o fim da votação não chega, continuamos com a nossa programação normal, e hoje é dia de música.

Geralmente eu procuro postar aqui às quartas-feiras as músicas que a gente toca após a pregação do último encontro, mas quando nós não tocamos nenhuma música especial, eu acabo escolhendo as músicas mais por afinidade e por gosto mesmo, músicas que em algum determinado momento da vida me tocaram bastante o coração ou me fizeram refletir.

Por isso, a música de hoje se chama "Com tua mão" da cantora Suely Façanha. Uma música linda desta cantora da Comunidade Shalom que sempre me tocou bastante e espero que aconteça o mesmo com vocês.



COM TUA MÃO (Suely Façanha)

Com Tua mão, ó meu Senhor, segura a minha
Pois não me atrevo a um passo só sem Teu amparo
Sem Teu apoio
Com Tua mão, ó meu Senhor, segura a minha
Pois não me atrevo a um passo só sem Teu amparo
Sem Teu apoio eu não darei

Eu só iria fraquejar
Eu andaria a vacilar
Sem Tua mão a me sustentar
Mas se Tua mão me segurar
Eu correrei até voar
Subirei apoiada em Ti

Com Tua mão, ó meu Senhor, segura a minha
Pois não me atrevo a um passo só sem Teu amparo
Sem Teu apoio eu não darei

Eu só iria fraquejar
Eu andaria a vacilar
Sem Tua mão a me sustentar
Mas se Tua mão me segurar
Eu correrei até voar
Subirei apoiada em Ti

Eu só iria fraquejar
Eu andaria a vacilar
Sem Tua mão a me sustentar
Mas se Tua mão me segurar
Eu correrei até voar
Subirei apoiada em Ti

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dez conselhos do Papa Bento XVI aos jovens!


Converse com Deus

"Algum de vocês poderia, talvez, se identificar com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: 'Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar'. Durante estes dias vocês podem recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar".

Conte a Ele suas tristezas e alegrias

"Abram seus corações a Deus. Deixem-se surpreender por Cristo. Dê a Ele o 'direito de falar com vocês' durante estes dias. Abram as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentem as vossas alegrias e as vossas tristezas a Cristo, deixando que ele ilumine, com a Sua luz, a sua mente e toque com a sua graça os seus corações".

Não desconfie de Cristo

"Queridos jovens, a felicidade que vocês buscam, a felicidade que vocês têm o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, que está oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Digam, como Maria, o vosso 'sim' ao Deus que quer se entregar a vós. Repito-vos, hoje, o que disse no princípio de meu pontificado: 'Quem deixa Cristo entrar na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta'. Estejam plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo".

Estejam alegres: queiram ser santos

"Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um 'alto grau' da vida cristã. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impulsionados a comunicar aos outros a experiência própria. A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido a todos para que se esforcem nestes dias por servir sem medo a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo permite a cada um apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no nosso dia-a-dia".

Deus: tema de conversa com os amigos

"São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com coisas insignificantes. Portanto, é urgente darmos testemunhos do amor que se encontramos em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita de testemunhos verdadeiros para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros".

Ir à Missa no Domingo

“Não deixem de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela brote a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Vamos nos comprometer com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia, será possível redescobrir, também, o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente.”

Demonstre que Deus não é triste

“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Não podemos guardar uma grande alegria para nós mesmos. É necessário transmiti-la. Em várias partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.”

Conheça a fé

“Ajudem os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a Ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.”

Ajudar: ser útil

“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente com nós mesmos, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim nos daremos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades. Eu sei que vocês, como jovens, aspiram a coisas grandes, que querem se comprometer com um mundo melhor. Por isso, demonstrai aos homens, demonstrai ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes.”

Ler a Bíblia

"O segredo para ter um 'coração que entenda' é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, convido a todos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo.

Em resumo:

“Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e a pondo em prática: eis aqui, jovens do terceiro milênio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo - ainda que não saiba - espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder a Ele com generosidade. Não tenhais medo; confiai n'Ele e vocês não ficarão decepcionados".



(Fonte: http://www.comshalom.org)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Votação para a Camiseta 2010

Assim como ficou acertado no nosso último encontro, a cor da camiseta da Crisma deste ano de 2010 vai ser escolhida pelos nossos jovens!

Por isso estamos lançando a partir de hoje uma enquete onde todos podem entrar e votar na camiseta de sua preferência. A votação se inicia hoje e vai até o dia 15 de outubro, encerrando a votação às 23:59h. No nosso encontro do dia 16 de outubro, nós divulgamos o resultado final!

Vale lembrar que não é possível votar mais de uma vez.

As opções de voto são as seguintes:






Azul Marinho











Azul Royal












Vermelha







A enquete está disponível no topo do nosso blog!

20º ENCONTRO - O Espírito Santo e seus dons

Mais uma semana começando e estamos entrando na reta final da prepração para a Crisma deste ano de 2010. Só temos mais três encontros antes do grande dia em que nossos jovens receberão o Sacramento da Confirmação.

Mas vamos falar do nosso último encontro!

Desta vez, quem fez a pregação para todos nós foi o Mateus, que já pregou pra gente no Mini Retiro e no Retirão da Crisma. E ele falou de um tema importantíssimo que são os DONS DO ESPÍRITO SANTO!


O Espírito Santo está presente desde o início do Universo. Em Gênesis nós vemos que "o Espírito pairava sobre as águas". E por estar presente, ao lado de Deus, desde o início de tudo, o Espírito Santo participou ativamente da Criação de tudo o que existe.

O Espírito Santo também esteve presente em todos os momentos da vida de Jesus. Todas as ações, todas as atitudes e palavras da vida dele eram guiadas pela unção, poder e graça do Espírito. Este mesmo Espírito era íntimo de Jesus e por isso deu DONS que Jesus, ao se fazer homem como todos nós, carregou por toda a sua vida.

Da mesma maneira, o Espírito Santo é uma PESSOA que nos conhece inteiramente e intimamente e assim como fez com Jesus, ele também nos dá os seus dons através do nosso Batismo.

Mas o que são dons?

Dons são qualidades, presentes que recebemos especialmente de Deus, no dia do nosso batismo, que nos ajudam nas mais diversas situações que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Pelo Batismo, recebemos esses presentes de Deus e no dia da nossa Crisma nós abrimos este presente que estava guardado em nosso coração. Assim, pela Crisma, os dons do Espírito Santo se afloram no nosso coração inteiramente, em sua plenitude.

A partir daí nós recebemos os 7 dons do Espírito Santo.

O dom da SABEDORIA, que nos leva a enxergar as coisas por todos os ângulos, com os olhos de Deus, contra a cegueira espiritual.

O dom da CIÊNCIA, que nos auxiliar a discernir e saber distinguir o que é de Deus e o que não é, o que é bom e o que é ruim para as nossas vidas.

O dom do ENTENDIMENTO, que nos possibilita compreender a cada dia as verdades da fé e nos leva a acreditar no que não vemos.

O dom do CONSELHO, que nos faz saber a hora certa de agir e como agir. Popularmente falando, esse dom pode ser traduzido como a nossa "voz da consciência".

O dom da FORTALEZA, que nos dá a convicção, força e alimenta a nossa fé nas coisas de Deus, de modo que não desistamos no meio do caminho.

O dom da PIEDADE, que não é a mesma coisa que dó. Esse dom faz com que nós, filhos de Deus, valorizemos a nossa filiação, enxergando as coisas de Deus com amor e nos leva a enxergar as belezas de Deus no mundo e nas pessoas a nossa volta.

O dom do TEMOR DE DEUS, que também não é ter medo de Deus. É o dom que nos leva a não pecar, pois isso vai machucar o coração de Deus. O temor é muito mais respeito do que medo.

No dia da Crisma, 14 de novembro, todos os jovens terão a oportunidade de abrir todos esses presentes que já estão guardados em seus corações. O Espírito Santo dá esses presentes a cada um de nós, sem exigir nada em troca. Cabe a cada um de nós sabermos aproveitar cada um, pedindo sempre ao Espírito que nos dê os seus dons a cada dia.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Novidades no blog!

Olá galera!

Iniciamos o mês de outubro e temos algumas novidades no nosso blog.

Primeiramente, colocamos a Caixa de Pesquisa do Google em nosso blog, para facilitar a busca de algum post específico, de algum link ou qualquer conteúdo na web, sem precisar sair do blog para isso.

Em segundo lugar, colocamos também os links que podemos acessar para buscar informações da Igreja e do mundo católico, bem como a Bíblia Online, onde podemos acessar a Palavra de Deus na frente do computador, e o link do nosso perfil da Crisma no orkut.

Por fim, concluímos a nossa sessão dos "Extras" no blog. Nele vocês podem encontrar a História da nossa Paróquia, que neste ano comemora os seus 50 anos de existência; uma breve biografia dos nossos Pastores, Pe. Antonio e Pe. Edson; a história da Pastoral da Crisma, incluindo os símbolos de todas as nossas camisetas desde o ano de 2000; os nomes dos Crismandos que se preparam para o Sacramento da Crisma deste ano; e por fim, quem são os Catequistas que estão trabalhando conosco na Pastoral neste ano.

E não vamos parar por aí. Já estamos pensando em algumas mudanças no layout e no design do nosso blog. Além disso, em breve teremos aqui no blog algumas enquetes pra movimentar um pouco mais e contar com uma participação maior de todos vocês. E vocês ainda nos ajudarão a escolher a camiseta da Crisma deste ano.

Aguardem!!!