sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Paróquia inicia a Novena em louvor à Nossa Senhora das Graças

Paróquia Nossa Senhora das Graças deu início na noite de ontem, 18, às festividades da padroeira com a Novena em louvor a Nossa Senhora, na celebração eucarística das 19h30. O tema da Novena deste ano é: "Sob o olhar de Nossa Senhora das Graças, nos 50 anos de história, caminhamos rumo ao Jubileu".

O primeiro dia da novena contou com a participação dos paroquianos e pastorais que foram responsáveis pela organização da celebração. A imagem de Nossa Senhora foi recebida, no início da missa com rojões e salva de palmas dos presentes e foi colocada no altar sob uma réplica em miniatura da igreja onde uma luz a iluminou.


Durante a missa Padre Edson Aparecido Franco de Godoy refletiu sobre a passagem de Lucas 5, 1-11, onde Jesus convida Pedro a lançar as redes para águas mais profundas.

Fazendo uma analogia aos paroquianos, Padre Edson ressaltou que Jesus chama hoje a todos a avançar para águas mais profundas e como Jesus fez com Pedro, transformar cada cristão em pescadores de homens. “As pessoas que estão as margens precisam ser atraídas pela palavra de Deus e todos nós somos pescadores”, afirmou.

A programação festiva seguirá até próximo dia 27 com a festa da padroeira. No dia 26 haverá a noite do pastel e quermesse nos dias 20, 21 ,27 e 28 de novembro. No dia 28, após a missa, também será dado o resultado do 3° Concurso Boneca Viva.

A programação completa da Novena em louvor a Nossa Padroeira vc encontra AQUI.

Exposição marca 50 anos de paróquia


A exposição “50 anos, um jubileu de histórias”, que conta a história da paróquia Nossa Senhora das Graças e de seus paroquianos, foi aberta ao final da celebração de abertura da Novena.

A exposição foi idealizada pela Pastoral da Comunicação (PasCom) da paróquia que ressaltou a importância da igreja como parte da história da cidade. A organização e montagem da exposição foram feitas a partir da campanha “Vamos recontar essa história?”, com apoio da Uniara, e que obteve cópias de fotos da construção da igreja, de cerimônias, atos religiosos e festividades antigas e novas. Um dos documentos mais valiosos é a Ata de Criação da paróquia, datada de 1961 que foi resgatada, fotografada e estará em lugar de destaque para apreciação de todos os visitantes.

O material foi organizado em 10 painéis que além de expor o material pesquisado e arrecadado, também mostrará os trabalhos feitos com o tema do jubileu pelas crianças da catequese para 1ª Eucaristia desse ano.

A exposição ficará aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 11h, até o dia 18 de fevereiro de 2011, data em que será realizada uma missa solene comemorando os 50 anos da paróquia.

Pastoral da Comunicação (PasCom)
Paróquia Nossa Senhora das Graças

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mensagem da Pastoral da Crisma

A preparação para a Crisma se encerrou com a celebração do Sacramento da Confirmação no último domingo, dia 14.

Durante este ano nos encontramos aos sábados e tivermos a oportunidade de aprender a nos conhecer melhor, fazermos novas amizades, estreitarmos laços de companheirismo e entrarmos em contato mais profundo com a vida e os ensinamentos de Jesus.

Ao término da preparação, queridos jovens crismados, e não mais crismandos, vocês assumiram um compromisso de integrarem a nossa comunidade, colocando seus dons e talentos a serviço da Igreja.

Pedimos a Jesus que os abençoe a cada dia de suas vidas, que Ele abençoe também às suas famílias e que Nossa Senhora das Graças, nossa Mãe e padroeira, derrame suas bênçãos sobre cada um de vocês.

Agradecemos também a presença de Dom Paulo Sérgio Machado, nosso bispo, que presidiu a celebração; ao Pe. Edson e ao Pe. Antonio, pastores da nossa paróquia, pela presença amiga e pela confiança depositada em nosso trabalho.

Agradecemos a todos os crismados, pela confiança que depositaram nos catequistas e pela caminhada que fizemos juntos neste ano.

Agradecemos a Deus pela vida de todos os catequistas e auxiliares, que acreditando na nossa missão de "jovens evangelizando jovens", se mantiveram unidos em torno da Palavra de Deus anunciada.

E agradecemos, por fim, à Ivana, nossa coordenadora, pelo incentivo, pela organização, pela dedicação e pelo carinho com que acolheu a todos os jovens durante esses 11 anos que esteve à frente da Pastoral da Crisma.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MOMENTO MUSICAL (31) by Diogo

Após uma semana de paralisação do blog, voltamos hoje com o nosso Momento Musical!

Encerramos a preparação para a Crisma deste ano. Foram nove meses de muito trabalho, muita alegria e muita dedicação na evangelização dos nossos jovens. Temos a certeza de que a semente foi lançada no coração de cada um e podemos ter a satisfação de que concluímos mais um ano muito bom.

Durante todo o tempo de preparação conhecemos pessoas novas, ampliamos nossas amizades e com certeza estreitamos laços com muitas pessoas. Por isso dedico a música de hoje, "Eternos Amigos" da nova formação do Anjos de Resgate, a todos os jovens crismados neste ano de 2010 e a todos os catequistas que se dedicaram ao trabalho da Pastoral da Crisma. Com certeza a fé de Deus no faz eternos amigos!



ETERNOS AMIGOS (Anjos do Resgate)

Se eu tentasse definir
Quão especial tu és pra mim
Palavras não teriam fim
Definir o amor não dá
Então direi apenas obrigado
Sei que entenderás

Precioso és para Deus e para mim
Se acaso precisar podes contar comigo
Precioso és para Deus e para mim
Que a fé de Deus nos faça eternos amigos

Quero e vou renunciar
Dar-te de mim mesmo
Para ser muito mais contigo
Sabes bem quem sou e como sou
Por favor, insista em me perdoar
Não desista de me amar

Precioso és para Deus e para mim
Se acaso precisar podes contar comigo
Precioso és para Deus e para mim
Que a fé de Deus nos faça eternos amigos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sacramento da Crisma - Fotos

Paróquia celebra o Sacramento da Confirmação de 62 jovens

No último domingo, 14 de novembro foi celebrada a missa do Crisma na igreja Nossa Senhora das Graças com a presença de Dom Paulo Sérgio Machado que presidiu o rito, acompanhado do Pe. Edson Aparecido Franco de Godoy e Pe. Antonio Desan que concelebraram.


Os 62 jovens que receberam o sacramento foram preparados de março a novembro deste ano.

Os crismandos estavam acompanhados de seus padrinhos e familiares de forma que a igreja ficou repleta de pessoas que, ansiosas, participaram ativamente da celebração. Este foi o caso dos jovens crismados Victor (1ª Leitura), Alyssa (salmo), Bárbara (2ª Leitura), Leonardo, Guilherme e Mateus (oração da comunidade) que fizeram parte da equipe litúrgica.


Dirigindo-se aos jovens, Dom Paulo ressaltou a importância de se viver o hoje como um presente de Deus, pois, a exemplo do sacramento que eles estavam para receber, outros como o Batismo e a Ordem só se recebem uma vez na vida.


Dada a sua importância, ele explicou que quem ministra o Sacramento do Crisma é o Bispo com o óleo que foi abençoado na Semana Santa. “Este óleo é o perfume de Cristo e vocês serão ungidos com ele, marcados com esse sinal” disse Dom Paulo que na sequência, realizou o ritual de imposição das mãos sobre cada crismando e a unção do óleo do Crisma.

Em 2010 a coordenação da Pastoral da Crisma procurou inovar em várias coisas. Uma delas foi realizar, além dos encontros aos sábados e a 9ª edição do Retirão, um mini-retiro, em maio. Também foi colocado no ar o blog da pastoral e a escolha do modelo da camiseta via votação on line. “Temos que falar com o jovem na linguagem que eles entendem e gostam. Por isso nos atualizamos!” disse Ivana C. Medeiros Túlio, coordenadora da pastoral nos últimos 10 anos, muito homenageada e saudada nessa missa.

Por Roberta Maggiotto de Almeida Santos
PasCom - Par. Nossa Senhora das Graças

Retomando as atividades

A semana que antecede a celebração do Sacramento da Crisma é sempre uma correria por aqui. A preocupação e o corre corre para acertar os últimos detalhes acabaram paralisando as atividades do nosso blog.

Porém, hoje retomamos as nossas atividades com algumas mudanças, principalmente no layout do nosso blog! Críticas, elogios e sugestões podem ser feitas na parte dos comentários deste post.

Logo mais já estará disponível aqui a cobertura da Celebração Solene onde nossos 62 jovens receberam o Sacramento da Confirmação pelas mãos do nosso Bispo D. Paulo Sérgio Machado.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Presente

Nada na vida acontece em vão!


Se um dia ao acordar, você encontrasse, ao lado da sua cama, um lindo pacote embrulhado com fitas coloridas, você o abriria, antes mesmo de lavar o rosto, rasgando o papel, curioso para ver o que havia dentro.

Talvez houvesse ali algo de que você nem gostasse muito. Então você guardaria a caixa, pensando no que fazer com aquele presente aparentemente "inútil".

Mas no dia seguinte, lá está outra caixa. Mais uma vez, você abre correndo, e dessa vez há alguma coisa da qual você gosta muito. Uma lembrança de alguém distante, uma roupa que você viu na vitrine, a chave de um carro novo, um casaco para os dias de frio ou simplesmente um ramo de flores de alguém que se lembrou de você.


E isso acontece todos os dias, mas nós nem percebemos...

Todos os dias quando acordamos, lá está, à nossa frente, uma caixa de presentes enviada por Deus, especialmente para nós: um dia inteirinho para usarmos da melhor forma possível!

Às vezes ele vem cheio de problemas, coisas que não conseguimos resolver, tristezas, decepções, lágrimas. Mas outras vezes, ele vem cheio de surpresas boas, alegrias, vitórias e conquistas.

O mais importante é que, todos os dias, Deus embrulha para nós, enquanto dormimos, com todo o carinho, nosso presente: O DIA SEGUINTE! Ele cerca nosso dia com fitas coloridas, não importa o que esteja por vir.

A esse dia quando acordamos, chamamos PRESENTE! O PRESENTE de Deus pra nós.

Nem sempre Ele nos manda o que esperamos, o que queremos, mas Ele sempre, sempre e sempre, nos manda o melhor, o de que precisamos, e que é sempre muito mais do que merecemos.

Abra seu PRESENTE todos os dias, primeiro agradecendo a quem o mandou, sem se importar com o que vem dentro do "pacote“.

Sem dúvida, Ele não se engana na remessa dos pacotes. Se não veio hoje o PRESENTE que você esperava, espere.

Abra o de amanhã com mais carinho, pois a qualquer momento, os sonhos e planos de Deus pra você chegarão, embrulhadinhos pra PRESENTE!

DEUS não atende as nossas vontades, e sim nossas necessidades.


Contribuição da Isa via e-mail.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A existência de Deus

Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.

Era um homem bastante inteligente mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material.

Um certo dia, estava ele fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.

Muito nervoso e após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio.

Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro, entregou-o à criança, que agradeceu e saiu dali às pressas.

Minutos depois, percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança e, se aquela mãe o tomasse, teria uma morte instantânea.

Desesperado, tentou alcançar a criança mas não teve êxito.
Gritou em desespero... e o tempo passava e nada acontecia.

Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino.

O tempo passava e ele, de joelhos ficava pensando que a mulher poderia já estar morta e, certamente, ele teria de pagar por isso.

Refletiu sobre suas intemperança, sobre seu mau humor, principalmente sobre sua insensatez.

De repente, sentiu uma mão tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com a criança em prantos.

Naquele momento ficou desconsolado. Mas tinha uma certeza: Deus, de fato, não existia. Já podia imaginar o que estava para lhe acontecer. O choro e o olhar triste daquela criança lhe atravessava a alma.

No entanto, como um lampejo de sabedoria, perguntou ao menino o que lhe havia acontecido. Então aquela criança começou a dizer:
- "Senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?"

Deus existe e te conhece pelo teu nome.

Ele sempre tem o melhor para você, por mais que as circunstâncias mostrem o contrário.

Creia neste amor que é maior do que qualquer um dos seus problemas, mesmo que estes sejam grandes e de difícil resolução.

Creia na vida melhor que Ele tem preparada para você!

Creia neste amor!

Creia em todos os instantes deste dia como se fossem milagres realizados só para você, pois você é, com toda certeza, um dos milagres de Deus aqui na Terra.



Contribuição da Priscila via e-mail.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MOMENTO MUSICAL (30) by Diogo

O Feriadão prolongado do Dia de Finados paralisou as atividades do nosso blog. Mas como o feriado já passou, voltamos à nossa programação normal. E vamos caminhando a passos largos para o fim da preparação para a Crisma e para o final do ano.

Mas enquanto o Natal não chega, continuamos com o nosso Momento Musical.

Temos hoje a música "Manda teus anjos" do Anjos do Resgate. Uma música que eu particularmente gosto muito tanto pela letra quanto pela parte musical mesmo, os arranjos instrumentais e vocais são show de bola!



MANDA TEUS ANJOS (Anjos do Resgate)

Manda teus anjos sobre nós
E abençoa todos que esperam em Vós
Manda teus anjos pra nos ensinar
A te louvar e glorificar

Envia também teu Espírito de paz e amor
O meu coração tem sede do meu Criador
Envia Senhor os teus anjos pra nos resgatar
Pra nos proteger de todo o mal
Para nos guiar, Senhor

Manda teus anjos sobre nós
E abençoa todos que esperam em Vós
Manda teus anjos pra nos ensinar
A te louvar e glorificar

Quando acordo olho o céu e canto meu louvor
De todas as manhãs Tu és o meu Senhor
Levantai-nos ó meu Deus e estende tuas mãos
Tu és o meu refúgio, das minhas opressões Senhor

Confio em Vós
Revela tua face para nós
Levanta-te
E põe o teu escudo sobre nós
Manda teus anjos

Manda teus anjos sobre nós
E abençoa todos que esperam em Vós
Manda teus anjos pra nos ensinar
A te louvar e glorificar
A te louvar e glorificar
A te louvar e te amar!