quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quando começa uma amizade?

"Amigo nunca é alguém que você escolhe"


Por experiência própria, posso afirmar que amigo nunca é alguém que você escolhe. Amizade é dom, vem de Deus e por isso mesmo, muitas vezes, se manifesta em nossas vidas de maneira surpreendente. Quando você vê, pronto: ganhou um amigo!

Todo o processo de amizade é um processo de separação. Um amigo é alguém que era comum, mas foi separado para o que há de mais especial em nosso interior. Ele saiu do comum e foi colocado no santuário do nosso coração. Nele nós depositamos o que há de mais sagrado, sem medo de que seja usado contra nós ou que não seja dado o devido valor. Uma amizade é sagrada por trazer em si o que há de mais puro no coração das pessoas. Ela consiste no intocável, naquilo que não se consegue dizer, mas apenas viver e sentir!

É bonito perceber que quando alguém vai sendo formado por Deus, para ser nosso amigo, as coisas que dizem respeito à essa pessoa passam a ser importantes para nós. As alegrias dela são as nossas alegrias, as tristezas dela são as nossas tristezas.

Amizade é um processo que pode ser construído com anos ou com minutos. Quando falamos de amigos o tempo é o que menos importa. Amizade não conhece tempo, porque é dom, é um presente de Deus para nós.

Quando menos percebemos, aquele que era só mais um, entra e faz parte da nossa vida de tal modo que não há como dividir ou separar. Como dizia Santo Agostinho: "Um amigo é metade da alma".

Então, quando começa uma amizade?

Quando paramos de buscá-la por nós mesmos e deixamos Deus nos surpreender com o que Ele tem de melhor. Ele nos dá companheiros de viagem que não nos deixam caminhar sozinhos. Alguém que tem a capacidade de olhar e entender tudo o que se passa com a gente, mesmo quando não dizemos uma só palavra!

Devemos agradecer a Deus todos os dias por aqueles que Ele preparou e colocou ao nosso lado!


Fonte: adaptação do texto "Quando começa uma amizade" de Renan Félix
Seminarista da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário