segunda-feira, 31 de maio de 2010

10º ENCONTRO - É por amor que Deus se revela

Começamos a semana refletindo um pouco o tema abordado pela Isa e pela Angela no último sábado.

Hoje em dia é impossível imaginar um mundo sem comunicação.

Deus também se comunica conosco, usando a linguagem do amor. A Bíblia é uma dessas formas de comunicação. É por nos amar que Deus se revela a nós, usando de palavras e conceitos humanos para que nós possamos compreender e escutar a Deus. Quem toma a iniciativa de se comunicar é o próprio Deus.


Quem entra em contato com a Bíblia entra em contato com Deus. Pela Bíblia temos tudo o que Deus quis nos contar a respeito de si e do seu amor por nós. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Antes de ser escrita, a palavra de Deus foi vivida, pois Deus caminhou na história com seu povo.

São Paulo em sua carta a Timóteo, nos fala que a Palavra de Deus é sustentáculo da fé e útil para ensinar, repreender, corrigir e formar. Dessa maneira, por meio da Bíblia, Deus nos educa da mesma forma que um pai educa seus filhos, amando, ensinando e também corrigindo.

Deus é o autor da Bíblia. Porém Ele serviu-se dos homens para escrevê-la. Homens e mulheres foram inspirados pelo Espírito Santo para saber o que transmitir através da Bíblia. Cada um escreveu com seu estilo próprio, de acordo com suas capacidades e dons.

A Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento, com um total de 73 livros.

Testamento significa aliança, contato entre duas partes: Deus e a humanidade. O Antigo Testamento revela a criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda de Jesus, a fidelidade a infidelidade do povo de Deus, tudo girando em torno da preparação da vinda de Jesus.

O Novo Testamento narra o nascimento de Jesus, sua vida missionária, morte, ressurreição e ascensão, o nascimento da Igreja, a vivência das primeiras comunidades e a expansão da igreja por todo o mundo.

É preciso ler a Bíblia como Palavra de Deus, isto é, colocando-se em diálogo com Ele. A Palavra de Deus é o alimento do cristão. Ouvir a Palavra é importante, porém não basta ler e memorizar os textos bíblicos. Nós devemos aplicar a Palavra de Deus no nosso dia-a-dia, desenvolvendo a prática e a vivência.

Para auziliar a reflexão à respeito da Palavra de Deus, utilizamos a dinâmica dos objetos em contato com a água:

A água representa a Palavra de Deus e os objetos são as pessoas que escutam essa Palavra.

Pedra: ouve a Palavra de Deus, mas não absorve nada do que ouviu. Não deixa a Palavra transformar sua vida.

Giz: absorve tudo o que ouviu, porém guarda somente para si, não compartilha com ninguém.

Frasco de vidro: da mesma forma que se enche da Palavra, esvazia-se.

Esponja: Fica cheia da Palavra de Deus. É capaz de viver essa Palavra em sua vida e de transmiti-la ao próximo.

È importante paramos para pensar: “Que tipo de cristãos estamos sendo?”

Que a Palavra de Deus seja nossa luz em todos os momentos da nossa vida.

Um comentário:

  1. Mais uma palestra..... e Deus sempre nos ensinando coisas novas.....
    Que nós possamos nos aproximar sempre mais da palavra de Deus!

    ResponderExcluir