segunda-feira, 10 de maio de 2010

8º ENCONTRO - Rezar é buscar a intimidade de Deus

Fala galera!
Hoje é segunda-feira e como de costume, é dia de falarmos da pregação do último sábado. Pra mim (Diogo) foi uma grande alegria estar fazendo a pregação, ainda mais por ter a oportunidade de falar de um tema tão importante – a intimidade com Deus através da oração – com a minha melhor amiga Milena.

Nos dias de hoje, muitas perguntas podem ficar martelando a nossa cabeça: em quem confiamos? Em quem podemos confiar? Podemos confiar em quem não conhecemos? O que fazer quando nos sentimos vazios? Deus é onipotente, onipresente e onisciente; como eu posso me aproximar Dele?

A resposta para todas essas perguntas consiste numa simples palavra: ORAÇÃO

Rezar é criar um elo com o Pai, entregando a Ele tudo que temos e somos, nossas alegrias e tristezas, angústias e preocupações. Através da oração o Criador (Deus) e a criatura (nós) se encontram. Nela entramos em intimidade com Deus e descobrimos que somente com Ele nossa vida tem sentido.

Mas o que é INTIMIDADE?

Intimidade é familiaridade, amizade. Ser íntimo é ser confidente, é conversar, conviver, trocar experiências, rir juntos, chorar juntos.

Na nossa vida, todos nós temos pelo menos uma pessoa que nós podemos contar em todos os momentos. Aquele amigo ou amiga que sabemos que vai estar ao nosso lado independente de qualquer fato. Quando rezamos, Deus assume esse papel de confidente, de melhor amigo.

Por isso devemos esquecer a idéia de que Deus é um Deus distante. Como aquele melhor amigo, Ele está ao nosso lado sempre e, por isso, quando rezamos devemos falar com Deus como falamos com nossos amigos. Ele não quer palavras bonitas, mas sim uma oração sincera que venha do fundo do nosso coração.

Para que a nossa oração seja eficaz devemos:
- ver Deus como um amigo que podemos confiar sempre
- ter fé e ousadia
- acreditar que Deus existe e que Ele tudo pode
- acreditar que aquilo que pedimos é necessário para nós

Assim, devemos rezar sempre!

Todos os dias, Deus está ao nosso lado, esperando um olhar, um simples “oi”. E nós, por muitas vezes nos esquecemos Dele.

Deus, assim como aquele melhor amigo que temos na terra, se alegra com nossas alegrias, se entristece com nossas tristezas, nos estende a mão quando caímos e nos carrega nos braços quando pensamos em desistir no meio do caminho.

Somente através da fé e da oração podemos compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade de Deus, ou seja, conhecer seu amor e fazer parte da sua intimidade.

Assim como percebemos apenas com um olhar como aquele nosso melhor amigo está se sentindo, se ele está bem ou não, devemos ser sensíveis aos sinais e à presença de Deus em nossas vidas. Muitas pessoas deixam de acreditar por não sentir Deus a seu lado e por não conseguir ver quantas maravilhas Ele nos oferece.

Que nós possamos ver Deus como um amigo íntimo, aquele melhor amigo que podemos contar.

Por isso, quando nos perguntarem quem é Deus para nós, possamos falar que Ele, além de nosso Pai, é também nosso grande amigo.

5 comentários:

  1. Pra mim também foi um prazer pregar com meu melhor amigo. Amigo pela fé com certeza!!!

    Com essa pregação, gostaríamos de levar a todos o quanto é bom poder contar com Deus assim como contamos com um grande amigo. Não importa onde vc esteja, Deus estará sempre do seu lado. E a oração é o jeito mais eficiente e delicioso de se encontrar com Deus. Se deixe intimidar com Ele, ore e agradeça todos os dias pela sua vida, por mais que ela tenha problemas, Deus é o caminho!! Foi muito bom levar essa mensagem pra vocês, porque com certeza ela falou muito forte pra mim e pro Diogo. Espero que tenham gostado!!
    bjos a todoss Mi

    ResponderExcluir
  2. Amigos pela fé com certeza!

    Realmente foi uma satisfação muito grande levar essa mensagem pra todos, pois primeiramente ela tocou muito forte o meu coração e o coração da Milena. Acredito que ela mexeu bastante com o pessoal!

    E tbm espero que tenham gostado!
    Beijos e abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  3. Então imaginem pra mim ver meu filho pregando... pra mim é uma alegria só. Deus plantou em meu coração e no coração dele a semente de evangelizar. Apenas reguei com minha intervenção de mãe e minhas orações. Deus seja louvado por sua via, meu filho!
    Ivana

    ResponderExcluir
  4. A pregação foi mto boa! Só veio nos reforçar e nos fazer acordar...... Deus está sempre nos esperando e ele está pertinhooooo!

    ResponderExcluir
  5. Ameiii a pregação dessa sábado!
    Foi realmente emocionante,foi como um "despertar" para mim!
    Que Deus proteja vcs,realmente ele usou vcs através das palavras.
    um bjão

    ResponderExcluir