terça-feira, 26 de outubro de 2010

22º ENCONTRO - O Espírito Santo nos envia para evangelizar

Excepcionalmente nesta semana não iniciamos as atividades do blog com o resumo da pregação do nosso último encontro. Demos preferência aos posts voltados ao Dia Nacional da Juventude.

Mas hoje estamos aqui pra falar um pouco da pregação do último sábado. A penúltima deste ano de 2010. Desta vez eu (Diogo) e a minha super companheira de pregação Milena, ficamos responsáveis por levar o tema para os crismandos e catequistas. E nós falamos que "O Espírito Santo nos envia para evangelizar".


Chegamos ao último capítulo da nossa seqüência do Espírito Santo. Durante os últimos encontros nós vimos que o Espírito Santo esteve presente desde a Criação e continuou presente na história da humanidade ao preparar Maria e conduzir Jesus durante toda a sua vida e sua missão.

O Espírito santo também se mostra fortemente presente na história sustentando a Igreja e dando a cada um de nós os seus dons e os seus frutos.

Assim, o Espírito Santo está presente dentro de cada um de nós. Tendo isso em mente, o que devemos fazer? Deixá-lo quietinho, adormecido dentro do nosso coração? A resposta é NÃO!

Com a força do Espírito Santo somos enviados a uma missão muito importante: a missão de EVANGELIZAR.

Por que será que muitas vezes não temos coragem de falar de Deus e dar testemunho Dele para outras pessoas?

Muitas vezes nós pensamos que falar de Deus é careta, que se nós falarmos de Deus na escola ou para nos nossos amigos ele vão rir de nós. Temos a idéia de que falar de Deus é colocar a bíblia embaixo do braço e sair falando Dele para os outros.

Porém, EVANGELIZAR NÃO É SÓ FALAR DE DEUS!

Evangelizar é também fazer o bem sempre que possível, é amar o próximo como a si mesmo, é ajudar alguém que gostamos em momentos de dificuldade e tristeza, é agir com as pessoas da mesma forma que Jesus agiria, guiados sempre pelo Espírito Santo.

Quantas vezes nós estamos mal, chateados e alguém vem conversar com a gente e fala aquilo que nós precisamos ouvir e faz com que nos sintamos melhores?! Ou então, quando estamos num dia ruim, onde nada dá certo e de repente acontece algo que muda o nosso dia e nos faz ver as coisas de outra forma e nos faz sentir bem?!

Com certeza na maioria dessas ocasiões, é Deus que age e se mostra a nós através das pessoas e das situações.

E por isso devemos parar para refletir: para quê estamos vivendo? Temos dado a Deus o que é de Deus? Tenho depositado minhas alegrias e confianças em coisas banais ou no que realmente vale a pena?

Não estamos nesse mundo à toa, parados esperando a vida passar. Todos somos convidados a nos colocar a serviço, a dizer o nosso sim, e com a força do Espírito Santo evangelizar.

Isso não significa que temos que sair por aí tentando mudar o mundo. Se procurarmos melhorar inicialmente nas pequenas coisas, dentro de nossa casa, de nossa família ou do nosso bairro, já estaremos dando um grande passo. E é o Espírito Santo que nos capacita nessa missão

Por isso devemos sempre estar abertos a ouvir a voz de Deus e nos deixarmos impulsionar pelo Espírito Santo. Assim, todos nós que recebemos este Espírito no dia do nosso batismo e confirmamos na Crisma devemos ser um meio de comunicação entre Deus e as pessoas que estão à nossa volta.

Como vemos no Evangelho de São Mateus 5, 13-16, todos nós devemos ser SAL e LUZ para as pessoas que estão ao nosso redor. Devemos ser sal que dá sabor à vida das pessoas que convivem com a gente e ser luz para iluminar o caminho dessas pessoas.

O Espírito Santo nos envia a evangelizar. E evangelizar é isso: ser sal e luz para as pessoas, de tal forma que estas pessoas vejam que podemos fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário