sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aceite o desafio de ser um jovem com qualidade de vida!

Para fechar a semana, o último post com a temática JUVENTUDE, relacionado ao DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.


Há uma frase muito interessante que diz: “A juventude é um dos períodos mais preciosos da vida de uma pessoa e, entretanto, um dos mais difíceis.”

Sabemos que ser jovem hoje em dia não é nada fácil, parece que com o decorrer dos anos tornou-se mais complicado vivenciar um mundo cheio de modernidades, globalização e em constantes mudanças; a impressão que temos é que antes era mais simples.

Conta-se que um adolescente/jovem fez o seguinte comentário: “Em casa discordo dos meus pais para defender minha geração; na escola defendo meus pais. Estou sempre em oposição.”, o destacamos aqui é que: ser adolescente ou jovem muitas vezes é contestar, e se auto afirmar faz parte dessa fase, porém podemos ter menos turbulência, para se ter uma adolescência/juventude de qualidade é preciso enfrentar alguns desafios e tomar decisões de maneira correta.

O que será que nos traz qualidade de vida nesse período chamado juventude? Devemos considerar quatro pontos importantes:

1. Buscar uma IDENTIDADE CORRETA

Responder a pergunta “quem sou eu?” pode ser complicado. Somente a palavra de Deus pode dizer quem somos. A bíblia nos indica que somos Filhos, herdeiros (Romanos 8,14-15); somos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5,13-14); somos amigos de Deus (João 15,15). Daí a importância de estar envolvido num ambiente social apropriado com líderes positivos e afetivos, os quais transmitam uma escala de valores segundo a palavra de Deus.

Ter modelos para identificação é fundamental, durante a transição da adolescência o jovem é vulnerável às influências internas e externas: sociais, éticas, morais, etc. e é de grande valor o vínculo com o próprio lar, assim como ter relacionamento com líderes ou amigos cristãos que sejam exemplos a serem seguidos; o que evita maiores riscos, além de favorecer a segurança emocional.

Porém infelizmente muitos lares não dão condições para o jovem formar uma identidade segundo o plano divino, por isso busque uma igreja, ou uma comunidade que possa te oferecer referenciais de como ser um jovem segundo o plano de Deus, isso não é caretice, mas é amor próprio.

Precisamos de um referencial, um modelo, um mentor, busque no lugar correto, não se espelhe em exemplos negativos. Creia que em Jesus você é mais que vencedor! Durante o processo de reorganização de personalidade o jovem precisa provar a si mesmo e para os outros que não é mais criança, assim decida pelo melhor e mostre ser capaz de escolher certo.

2. Desenvolver uma AUTO-IMAGEM positiva

É o segundo ponto, baseado em Provérbios 23,7 que nos diz que assim como imaginamos na nossa alma, assim somos. Esse texto nos ensina muitas coisas como por exemplo: Devemos aceitar-se fisicamente com nossas características pessoais. Muita cautela deve ser tomada para que não se sinta inadequado ou rejeitado para isso acontecer é necessário um bom relacionamento com Deus, isso significa cultivar uma vida espiritual, ir à igreja, participar de um grupo que incentive o crescimento espiritual, pois, só em Deus encontramos uma auto-imagem correta e satisfatória, só através do Espírito Santo podemos ter nossas feridas ou distorções emocionais curadas, e é claro somente o amor de Deus nos supre plenamente.

Aceitar-se, confiar nas próprias habilidades, e possibilidades são elementos fundamentais que crescem através do conhecimento da palavra de Deus, é preciso crer que Ele está sempre nos capacitando, ajudando, amando e aceitando-nos incondicionalmente.

3. Escolher seus RELACIONAMENTOS com cuidado.

O jovem tem necessidade de se sentir seguro e aceito pelo meio onde vive e isto varia com a própria autoconfiança. Em geral, sente-se seguro quando tem a afeição dos pais e a aceitação do grupo e/ou do(s) amigo(s). Por isso muitas vezes faz-se escolhas erradas buscando aceitação; tenha cuidado, busque agir pela razão, não cultive amizades que irão te influenciar de maneira negativa.

4. Descobrir a PATERNIDADE DE DEUS pela sua vida.

Em II CORÍNTIOS 6,18, Deus nos diz: ”eu lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”. Esse texto fala que se tivermos uma aliança com Deus, ELE será nosso Pai. Ele pode nos suprir e nos surpreender com seu amor, compreensão e aceitação.

Todas as carências que um jovem possa ter podem ser supridas em Deus; é, parece exagero, mas não julgue antes de se aventurar nesse desafio que é conhecer mais desse Pai amoroso.

Conhecer a paternidade de Deus vai muito além do que saber alguns versículos e histórias da bíblia. É ter um relacionamento verdadeiro com alguém que jamais irá nos decepcionar, é ser entendido e acolhido a qualquer momento, é se achegar diante de um amigo que não nos julga pelos erros, é encontrar um abraço terno a qualquer momento, é ser admirado e encorajado, é ser compreendido perfeitamente sem que precisemos explicar, é desfrutar de algo radical…

Descubra esse Pai maravilhoso ao fechar a porta de seu quarto e falar abertamente com Ele, todos os dias através da oração, pois orar nada mais é do que conversar com Deus.

Acredite: Deus é o maior interessado em que tudo vá bem com você, Ele estará no controle se você entregar-se a Ele.

Conhecer a Deus não é caretice… é perfeitamente o que precisamos, pois, Deus se encaixa perfeitamente no vazio que temos no peito antes de conhecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário