segunda-feira, 18 de outubro de 2010

21º ENCONTRO - Os frutos do Espírito Santo

Mais uma semana começando e hoje é dia de falarmos da pregação do encontro de sábado. Desta vez, um quarteto formado pela Angela, pela Isabela, pela Natália e pela Priscila, levaram o tema para todos nós: FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO!

No encontro anterior, o Mateus falou para todos nós sobre os Dons do Espírito Santo, que são presentes, ou graças, que Deus, através do Espírito Santo concede a cada um de nós e nos ajudam nas mais diversas situações que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Os frutos do Espírito Santo, por sua vez, são a resposta que damos à presença do Espírito Santo em nós. São ações e atitudes, que fazemos em nossas vidas e que são movidas por inspiração do Espírito Santo para que não pratiquemos às obras da carne, mas pelo contrário, vivamos segundo o Espírito Santo.


Os frutos do Espírito Santo são doze:

A Caridade, que é a busca desprendida de Deus e do próximo, procurando sempre fazer o bem a todos. Consiste em amar a todos, sem distinção e sem esperar nada em troca.

A Alegria, que se trata de um estado de Espírito, a felicidade por estarmos na presença de Deus.

A Paz que é uma atitude de serenidade, força e calma diante de tudo e de todos. É a sensação de bem-estar, tranqüilidade.

A Paciência, que consiste na persistência e na busca do bem, sem desanimar diante das dificuldades da vida.

A Longanimidade que é a firmeza e a perseverança de ânimo.

A Bondade é a opção pelo bem e a rejeição de tudo o que é mal e do que não é de Deus

A Benignidade que consiste em fazer coisas boas, praticar a misericórdia para com aqueles que convivem conosco

A Mansidão é a serenidade interior, a calma, a tranqüilidade

A Fidelidade que é a adesão total e a lealdade para com Deus

A Modéstia que consiste no desapego de tudo o que é passageiro e que não nos leva a Deus. É ser simples.

A Continência é o uso moderado dos prazeres deste mundo. “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”

A Castidade que consiste no domínio da sexualidade.

Deus nos criou e amou tanto que nos deu de presente a liberdade, respeitando nossas escolhas.

Se somos livres, podemos escolher qualquer caminho. Quando nós não nos deixamos guiar pelo Espírito Santo somos semelhantes a uma árvore seca, sem vida, sem frutos.

Nós, como filhos de Deus, guiados pelo Espírito Santo, devemos ser árvores boas que dêem bons frutos e frutos que permaneçam e sejam presentes a cada dia de nossas vidas.

Um comentário:

  1. Mais do que preparar a pregação (juntamente com minhas amigas), nesta semana eu pude VIVENCIAR o que eu disse, com certeza através de Deus, com o Espírito Santo.
    Frutos outrora “escondidos” se manifestaram: alegria, paciência e bondade.
    Pessoas próximas chegaram a estranhar-me, mas, realmente, esta preparação para falar dos Frutos do Espírito Santo fez desabrochar alguns sentimentos e ações positivos. E eu estou adorando tudo isso!!! Com certeza, a intercessão de Nossa Senhora Aparecida fez realçar o que há de melhor em mim (inclusive, tudo começou na terça-feira)...
    Compartilhar com vocês a força do Espírito Santo me faz muito bem!!! É bom estar com Ele, mas é melhor ainda poder responder, e assim, permitir que outros possam se achegar ao coração de Deus e glorificá-lo, através de palavras e atitudes.
    Experimente você também. Comece permitindo-se conhecer coisas novas, e boas. Faça o “bem sem olhar a quem”, e faça de coração, faça porque faz bem fazer, e não para ter recompensas... Essa, com certeza, é a maior alegria!!!
    E não se esqueça de orar, pedindo: “Eu preciso de Ti, meu Senhor. Quero caminhar contigo, e não mais andar sozinho, eu preciso de Ti”!
    Obrigada a todos que facilitaram o meu entendimento à lapidação de sentimentos!!!

    ResponderExcluir