segunda-feira, 14 de junho de 2010

11º ENCONTRO - A Igreja é o povo de Deus

Começamos mais uma semana e vamos falar do nosso último encontro!

Quem fez a pregação pra gente no último sábado foi o Ronaldo, coordenador da Catequese da nossa paróquia. Ele veio nos falar sobre IGREJA.

A Igreja é o sacramento da presença e ação de Jesus.

Em Pentecostes, os apóstolos e discípulos receberam o Espírito Santo e formaram a pequena comunidade que chamamos de Igreja, onde se vive como filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Essa assembléia inicial foi o princípio da Igreja.

Depois do prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se a multidão reunida na praça e fez uma pregação memorável, convertendo muitas pessoas. Esses convertidos levaram a Boa Nova aos seus locais de origem e assim surgiram comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma.

Iniciou-se, assim, a expansão da Igreja. Essas primeiras comunidades cristãs impressionavam pelo fervor, coragem e unidade dos cristãos e também por seus membros não temerem anunciar que Jesus é o Messias! A presença do Espírito Santo era muito viva! Os dons e carismas recebidos eram colocados a disposição da comunidade.

A Igreja é uma iniciativa de Deus. Apesar de nascer da experiência do Cristo Ressuscitado, ela foi suscitada pelo Espírito Santo e continua penetrada pela presença e força do mesmo Espírito. Por isso tem a santidade que Deus lhe confere.

Mas a Igreja é também uma realidade humana, feita de pessoas limitadas e pecadoras. Ela realiza nossa comunhão com Deus e a comunhão entre nós. É muito importante viver e crescer em comunidade!

A Igreja continua no meio de nós através de Jesus. Ele é o centro da história humana e da Igreja. Não existe Igreja sem Jesus. A Igreja é a comunidade dos que aceitam Jesus e sua identidade é evangelizar, buscando transformar as pessoas e as estruturas da sociedade. Assim, todos são chamados para essa missão de evangelizar.

A Igreja é uma comunidade organizada. Há diversidade de serviços, por isso se organiza em ministérios, onde cada um presta um serviço especial, mas todos formam um só Povo de Deus.

Todos são importantes e responsáveis.

Através da nossa participação ativa, colocando nossos dons e nossa colaboração em comum, estamos apresentando ao mundo uma Igreja alegre e transparente, sinal de Jesus Ressuscitado.

O mais importante é que a força do Espírito Santo não cessa jamais de encher de vida a Igreja. O poder do Espírito não é para o nosso deleite ou para nos dar posição, status. Ele é dado para servir. Deus dá com generosidade os seus dons espirituais assim como todas as suas graças. O Espírito Santo é derramado sobre todo aquele que crer, temer a Deus e buscar ser santo. Os dons do Espírito Santo não são reservados aos perfeitos. Deus nos dá de graça. A nós, cabe colaborar com a graça que Deus nos oferece, deixando-nos encher pelo Espírito Santo.

A Igreja Católica é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro.

O objetivo da Igreja é a conversão.

Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo, atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais, asilos, abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos, doentes

O modelo da Igreja é o de Jesus lavando os pés, ou seja, colocando-se à disposição e ao serviço dos irmãos. Assim, nós somos chamados a nos colocar a serviço dos irmãos, por amor, assim como Jesus fez.

EU SOU A IGREJA, VOCÊ É A IGREJA!

Por isso todos nós somos chamados a juntos trabalharmos e edificarmos a igreja de Jesus Cristo nos dias de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário