segunda-feira, 20 de setembro de 2010

18º ENCONTRO - O Espírito Santo conduz a Jesus

Mais uma semana começando e vamos falar da pregação do último sábado. Dessa vez quem falou para gente foram a Isa e a Angela e elas falaram sobre o tema: O Espírito Santo conduz a Jesus.



O Espírito Santo está presente e atua no mundo desde que este foi criado. E desde então este mesmo Espírito preparou o povo da Aliança para a vinda de Jesus, primeiramente preparando Maria para receber em seu ventre o Filho de Deus.

Após o nascimento de Jesus, o Espírito Santo passou a acompanhá-lo durante toda a sua vida, dando força, coragem e perseverança para a realização de sua missão: anunciar ao mundo a Boa Notícia da Salvação.

Jesus tinha um relacionamento especial e íntimo com o Espírito Santo. Jesus era Deus, mas também homem e como ser humano sempre contou com a ação do Espírito para cumprir suas responsabilidades diante de Deus.

O Espírito Santo esteve presente em todos os momentos da vida de Jesus: na sua anunciação a Maria, no seu nascimento, no seu batismo, na tentação no deserto etc.

Um outro momento forte da presença do Espírito Santo foi em Pentecostes, que marcou o nascimento da Igreja. Antes de morrer, Jesus havia prometido enviar o Espírito Santo: "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito, que permanecerá convosco para sempre". Quando Jesus morreu, os apóstolos sentiram medo, sentiram-se abandonados. Todos esses sentimentos foram esquecidos no dia de Pentecostes e os apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo e saíram pregando a Palavra de Deus.

Jesus se encarnou e se fez homem e o Espírito Santo não; por isso, nós não o vemos na forma humana. Ele é representado por vários símbolos como fogo, vento, pomba, óleo, sendo que cada símbolo tem o seu significado.

Jesus, Filho de Deus feito homem, foi cheio do Espírito Santo. O Pai quis que o seu filho recebesse o Espírito e fosse por ele repleto, para assim se manifestar ao mundo, apresentando a todos nós um modelo de homem novo. Dessa forma, como cristãos, devemos nos deixar guiar pelo Espírito Santo.

O Espírito Santo está presente em nós desde o dia do nosso Batismo. E nós devemos buscar todos os dias reacender a chama desse Espírito que habita em nós. Assim, devemos seguir o exemplo de Jesus que em toda a sua vida se deixou conduzir pela força do Espírito Santo. Este mesmo Espírito que conduziu e fortaleceu a vida do Filho de Deus quer conduzir a nossa vida no caminho da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário