quinta-feira, 23 de junho de 2011

[Re-post] Corpus Christi: celebração do Corpo e Sangue de Cristo

Postamos esse texto no ano passado, mas vale muita a pena repostá-lo aqui no dia de hoje! Lembremos que hoje é muito mais do que um simples feriado. É dia Santo!




Infelizmente o dia de hoje é vivido por muitas pessoas apenas como um feriado qualquer, um dia de descanso ou um dia para fazer qualquer outra coisa que não sejam os afazeres do dia-a-dia.

Mas devemos ter em mente que hoje, mais do que um feriado, é um DIA SANTO. Corpus Christi: dia em que celebramos o Corpo de Cristo. E muitas vezes não damos a devida importância a esse dia por não sabermos o seu significado e o que ele representa para nós cristãos.

Conta a história, que um sacerdote chamado Pedro de Praga, homem de bons costumes, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma para pedir o Dom da Fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente angustiado pela dúvida. Na hora da consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando todos os panos do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

Diante deste milagre, o Papa Urbano IV, que na época governava a Igreja, solicitou que os objetos milagrosos fossem encaminhados para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico.

Objetos milagrosos em exposição na Catedral de Santa Prisca


Com isso, a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Cristo no pão consagrado. E em 11 de agosto de 1264, o Papa lançou para o mundo católico a Bula "Transiturus", com o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra ao Corpo do Senhor.

Foi em uma quinta-feira que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, na Última Ceia com seus discípulos. Por esse motivo celebra-se a festa de Corpus Christi na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade e sessenta dias após a Páscoa.

Então, meu irmão, hoje não é um simples feriado, é um DIA SANTO, dia de celebração, dia de festa em solenidade ao Corpo de Cristo!

Como estamos vivendo este dia? Enxergamos a presença de Cristo na Hóstia Consagrada ou temos dúvidas assim como o sacerdote Pedro de Praga? Somos cristãos quentes e cheios de fé ou cristãos mornos ou frios que vivem esse dia de Corpus Christi sem lhe dar a devida importância?


Paulo Augusto Medeiros


Catequista de Primeira Eucaristia na paróquia, membro da equipe de liturgia das 10h e grande colaborador do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário