quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Igreja: Povo de Deus

No início do mês de setembro ouvimos um pouco sobre a Igreja, através do nosso pároco Pe. Edson.

Ele nos explicou a definição de Igreja, que nada mais é do que POVO DE DEUS.

Para começar, pegamos a passagem de Mateus 16,13-20, na qual Jesus pergunta aos discípulos: "Quem dizeis que eu sou?". Depois de algumas definições, Pedro responde: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Assim, Jesus confere a Pedro a missão de espalhar a sua Igreja pelo mundo e entrega-lhe as chaves dos céus.

A igreja é sacramento e ação da presença de Deus. A construção "Igreja" só tem sentido quando há pessoas dentro dela, fazendo valer o seu significado.

A igreja nasceu no dia de Pentecostes pela ação do Espírito Santo. Esse mesmo Espírito nós recebemos no dia do nosso Batismo, quando Deus nos convoca a proclamar sua palavra.

Quando uma pessoa é levada ao Batismo, a Igreja nasce em seu coração.

O centro da Igreja é Jesus. É ele, juntamente com o Espírito Santo, que fortalece a nossa fé e nos faz sermos fiéis a ela.

A Igreja tem uma hierarquia composta pelo papa, pelos cardeais, bispos, arcebispos, padres, diáconos e o povo de Deus, e se mantém assim para cumprir valores em harmonia, integridade e fé. Também trabalha e luta por um mundo melhor e para anunciar cada vez mais o Evangelho de Deus.

Igreja é vida em comunhão e participação. Nela, todos somos importantes e responsáveis; todos trabalham juntos e caminham na mesma direção.

Jovens: a Igreja espera que nós façamos valer o Sacramento da Confirmação, pois o presente da Igreja depende de cada um de nós. Temos que ser conscientes de que Deus quis precisar de nós, que Jesus é o Filho de Deus vivo, assim como Pedro entendeu.

Enfim, a Igreja é povo de Deus e nós somos esse povo.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário