quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Retirão da Crisma 2011 - 10 Anos de Retirão!

Este ano de 2011 é um ano muito especial para a Pastoral da Crisma, pois neste ano aconteceu a 10ª edição do nosso Retirão com o lema: "As redes foram lançadas, deixe-se pescar".

Especialmente neste ano o Retiro voltou a acontecer em dois dias, nos quais os jovens puderam se reunir e passar momentos bons de alegria, novas amizades, escuta e oração.

O Retiro deste ano aconteceu nos dias 01 e 02 de outubro, na escola CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso (antiga Rádio Morada do Sol) e começou logo cedo, com a chegada dos crismandos às 7:30h.

Iniciamos o Retiro por volta das 8h com muita música e animação para espantar o sono e animar os jovens.

Após toda a acolhida e a oração da manhã, tivemos a nossa primeira pregação sobre ESCOLHAS E VOCAÇÃO, novamente feita pelo Fabiano da Comunidade Leão de Judá. Um tema muito importante para a juventude que está vivendo o momento e as dificuldades de realizar escolhas para a vida.

Após a pregação, foram formados os seis grupos da gincana, buscando a interação e formação de novas amizades entre os crismandos. Esses grupos ficaram juntos durante todo o Retiro, participando de momentos de partilha e conversa e momentos de alegria e diversão.

Com os grupos formados iniciamos a primeira parte da Gincana, onde os grupos responderam algumas questões com o auxilio da Bíblia.

Prosseguindo a parte da manhã do nosso Retirão, ouvimos a segunda pregação, feita pelo Rodrigo da Comunidade Leão de Judá, que abordou o tema AMIZADE, destacando a importância de termos bons amigos ao nosso redor. Foi um momento muito bom para refletirmos e agradecermos a Deus pelas nossas amizades e pelas pessoas que fazem parte de nossas vidas.

Ao término da segunda pregação partimos para o almoço.

Iniciando a tarde, voltamos com música para espantar aquele soninho vespertino e logo após as músicas iniciamos a segunda prova da gincana. O jogo de Perguntas e Respostas no qual os grupos se enfrentavam. Mais uma vez os efeitos sonoros e as musiquinhas tocadas entre uma música e outra animaram o povo.

Após a gincana tivemos a 3ª pregação do Retiro, feita pelo Caio, também do Leão de Judá, sobre ORAÇÃO E FÉ. Com essa pregação pudemos refletir melhor sobre a importância desses dois instrumentos na nossa vida e como através da oração e da fé nós podemos superar as barreiras que existem em nossa vida.
Após um pequeno intervalinho para o café voltamos com a 4ª pregação, sobre REBELDIA X OBEDIÊNCIA, feita pelo Juliano, da Comunidade Shalom de Araraquara. Um tema muito atual e presente na vida dos jovens, que na adolescência podem apresentar muitas características de rebeldia. Foi muito bom para refletirmos sobre os benefícios de sermos obedientes a Deus e aos nossos pais.
Após a pregação, já no fim da tarde, os crismandos foram liberados para o banho nas dependências da escola. Após o banho os grupos se reuniram para ensaiar o teatro que teriam que apresentar para a 3ª prova da gincana.

No início da noite todos se reuniram para o jantar e depois voltamos para o Anfiteatro, onde tivemos a 5ª pregação: ESPÍRITO SANTO, feita pelo Alceu. Que nos mostrou a importância de nos abrirmos ao Santo Espírito, pois ele está sempre conosco, nos acompanhando e nos iluminando em nossas decisões e em nossa vida.
Após a pregação todos nos dirigimos para a Capela, montada na sala anexa ao Anfiteatro, para um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento. Foi um momento muito forte que com certeza tocou o coração de muitos dos nossos jovens!
Depois desse momento especial de encontro com Jesus Sacramentado, todos se dirigiram para a parte externa da escola para assistir um teatro preparado pelo Grupo de Dança e Teatro Ruah, especialmente para o Retirão da Crisma. Eles refizeram muito bem um vídeo chamado "Lifehouse Everything Skit" e com certeza, através dos seus dons, tocaram o coração e emocionaram muitos dos que puderam assistir.


Após a apresentação do Ruah, os grupos apresentaram os teatros na Gincana 3. Os temas foram:

Moisés abrindo o Mar Vermelho

O Filho Pródigo

A multiplicação dos pães

As bodas de Caná

A ressurreição de Lázaro

Jesus caminha sobre as águas

Muitos crismandos nos surpreenderam com as suas atuações e com a criatividade que mostraram nas cenas. Como não falar do @DeusTodoPoderoso e do @Moises_O_Cara!!!

Com o término das apresentações encerramos o primeiro dia do Retirão e dormimos na escola mesmo.

O domingo começou logo cedo, com o despertar às 7:30h. Todos os presentes se reuniram para o café da manhã e iniciamos o Retiro com música e com a oração da manhã.

Após a oração tivemos a última pregação do Retirão de 2011, feita pela Tânia, da Comunidade Shalom de Araraquara, sobre FAMÍLIA.

Para fechar este momento com chave de ouro todos os crismandos receberam cartas de seus pais, irmãos, avós, tios e familiares, que demonstraram em cada palavra todo o amor, carinho e orgulho que sentiam de seus filhos. Foi um momento muito especial e emocionante para os crismandos, ainda mais porque após lerem as cartas já puderam encontrar seus pais. Foi demais!!
Por fim, encerramos o Retirão deste ano com a Santa Missa às 10h, celebrada pelo nosso pároco Pe. Edson, na presença dos crismandos, pais e familiares.

No fim da celebração, o coordenador da Pastoral da Crisma, Mateus, anunciou a classificação final da gincana e o Grupo Verde Escuro foi declarado vencedor e recebeu seus prêmios das mãos do Pe. Edson.

Antes da Bênção Final, todos os crismandos foram convidados a um gesto simbólico. Todos receberam um peixe com seus nomes e foi colocada uma rede na qual eles puderam lançar seus peixes, como prova de que naquele final de semana eles se deixaram pescar pelas redes lançadas pelo Senhor.
Por fim, encerramos o Retiro com o nosso "Incendeia", que já é uma marca registrada da Pastoral da Crisma.

Ao fim de mais um retiro, agradecemos a Deus por tudo de bom que Ele realizou em nossos corações e nos corações dos nossos jovens crismandos. Temos certeza que Deus esteva presente conosco e pôde de alguma forma tocar o coração dos nossos jovens, que com certeza não saíram de lá da mesma forma que chegaram.


Mais fotos do Retirão AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário