quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sacramentos de Iniciação Crista - Parte 2: Confirmação ou Crisma

Prosseguindo na temática dos Sacramentos, continuamos com o último sacramento de Iniciação Cristã: a Confirmação ou Crisma e quem pregou para nós foi a Ivana, que coordenou a Pastoral da Crisma por 11 anos.

A Crisma é a confirmação do sacramento do Batismo.

No dia que fomos batizados, quem respondeu por nós foram nossos pais e padrinhos. No sacramento da Crisma, nós mesmos damos essa resposta a Deus e à Igreja.

No dia da Crisma o bispo unge a fronte de cada jovem com o óleo mais perfumado da Igreja e, com isso, cada um passa a ter em mãos a missão de ser sal e luz no mundo. Sal para dar sabor e luz para iluminar por onde passar.

E por que o óleo?
No tempo de Jesus, os soldados ungiam seus corpos com óleo antes das batalhas. Por isso, com o óleo do Crisma, nós somos ungidos para as batalhas da vida.

O sacramento da Crisma marca o fechamento do ciclo dos sacramentos de iniciação cristã e mostra que nós já somos maduros na fé.

A Crisma é também o sacramento da amizade, uma época da vida propícia para se fazer amigos na fé. Se temos amigos sinceros, eles podem nos ajudar a caminhar e a fortalecer a nossa fé.

Finalmente, nós temos que exalar o perfume de Cristo, ou seja, nos colocarmos a serviço dele.

Depois de firmemente confirmarmos o nosso SIM no dia da Crisma, nós temos que ser sinal de Deus na Terra e espalhar sua palavra com fé, alegria e perseverança.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário