quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sacramentos de Serviço: Ordem e Matrimônio

Para finalizar a temática dos Sacramentos, a pregação foi feita pelo João Paulo, seminarista que está nos acompanhando este ano.

Ele sintetizou todos os sacramentos de iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) e os sacramentos de cura (Confissão e Unção dos Enfermos) e iniciou sua fala sobre os Sacramentos de Serviço.

Pelo sacramento do Matrimônio, o homem e a mulher se unem perante Deus e a Igreja, para procriar e ensinar a seus filhos a Palavra de Deus.

O Matrimônio é o sacramento da aliança entre o casal, entre eles e Deus, Cristo e sua Igreja. Por isso deve ser ministrado na igreja, dentro da missa, quando todos os demais sacramentos culminam naquele momento e no compromisso diante de Deus, o casal assume um compromisso indissolúvel (Mt 19, 6) e de fidelidade. Só existe se houver escolha livre e mútua.

O Sacramento da Ordem consiste na ordenação de ministros, diáconos e sacerdotes que tem a vocação e se colocam a serviço da Igreja e do povo de Deus como os apóstolos. São homens como todos nós que se colocam à disposição de Deus para levar o Evangelho a todos os povos.

Esses sacramentos nos mostram que todos somos chamados ao serviço na igreja e na comunidade, de acordo com a nossa condição e nossa vocação.

Tainã Tanzi
(Ministério da Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário