segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Santidade

A pregação do último encontro da Crisma ficou sob a responsabilidade do Breno, que nos falou sobre Santidade.

Ele iniciou a pregação com simples perguntas: "Quem quer ser santo? O que é ser santo?". E vamos refletir sobre essas perguntas.

Santidade é o principal atributo de Deus e uma qualidade a ser desenvolvida em seus seguidores, ou seja, em cada um de nós. Santidade significa separação e vem de sagrado, consagrado a Deus.

A Santidade nos aproxima de Deus, e é agradável a Deus. Ao buscarmos a Santidade estamos optando por estar cada vez mais perto de Deus e cada vez mais longe do pecado..

Porém, não basta somente falar de santidade. É preciso vivê-la. Esse é o testemunho.

Sem a santidade, ninguém verá o Senhor, isto é, não entrará no Reino de Deus. A santidade não pode ser protelada para se buscar nos momentos de agonia, de sofrimentos, na vida.

Quem não se preparar e tiver vida santa na terra, não terá santidade na Eternidade. A santidade é requerida na vida presente.

Todo aquele que crê em Deus Santo deve buscar ser santo. Ser santo não é sugestão, mas imperativo para todo aquele que se tornou filho de Deus.

Deus é 100% santo e essa qualidade de ser santo deve fazer parte da vida do cristão.

Para ser Santo não é necessário que nós nos fechemos em mosteiros, conventos, ou mesmo dentro de casa. Somos jovens, temos que aproveitar nossas vidas, vivê-la intensamente, mas tendo sempre em mente o caminho que devemos seguir: o caminho da Santidade. Lembremos sempre daquela passagem: "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém".

Refletindo sobre a passagem: "Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa" (Exodo 3,5) podemos pensar que hoje nós somos esta terra santa, onde Deus quer se fazer presente. Mas para que isso aconteça é necessário que nós nos abramos à Santidade para sermos "Santos como o Pai é Santo".

Para ilustrar exemplos de Santidade, o Breno citou o Papa João Paulo II que já é beato da nossa Igreja e está em processo de canonização e a história de Chiara Badano que nós já postamos aqui no blog.

Enfim, todos somos convidados à Santidade e devemos viver a nossa vida da melhor maneira possível, com diversão, com amizades e com responsabilidade, sabendo sempre que o caminho que devemos seguir é o caminho da Santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário