quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sacramentos de Iniciação Cristá - Parte 1: Batismo e Eucaristia

Ainda no mês de setembro tivemos um "intensivão" sobre os Sacramentos da Igreja, que são sinais visíveis de Deus!

Os Sacramentos se dividem em Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço.

Quem iniciou as temáticas sobre os sacramentos foi o Ronaldo, coordenador da Catequese de nossa paróquia e ele nos falous sobre o Batismo e a Eucaristia.

Iniciando sua pregação, ele nos disse que Jesus deu aos apóstolos o poder de batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo é o sacramento do nascimento, que tira de nós o pecado original e nos faz novos. Ficamos marcados pelo amor e nos tornamos filhos e filhas de Deus.

No Batismo, os pais confirmam por seus filhos que eles querem ser cristãos e os padrinhos servem como exemplo. Por isso, precisam ser pessoas firmes na fé e que irão ajudar seus afilhados a serem cristãos convictos.

O Batismo pode ser representado por alguns símbolos: a água, que representa a pessoa sendo lavada e renovada; o óleo, que representa a força; a vela, que representa a luz de Jesus; e a veste branca, que representa a pureza.

Quanto ao Sacramento da Eucaristia, Ronaldo nos disse que Jesus, ao consagrar o pão e o vinho na última ceia, se fez presente para nós. Então, todas as vezes que comungamos, estamos recebendo Jesus Vivo.

Quando o padre consagra o pão e o vinho na missa, acontece a substanciação e as duas espécies, apesar de manterem a mesma forma, apresentam a essência de Cristo. O pão é Corpo de Cristo e o vinho é Sangue de Cristo.

Da mesma forma que nosso corpo precisa de alimento para se sustentar fisicamente, nós precisamos também do alimento espiritual para sustentar nossa alma e nossa fé. E Jesus é nosso alimento. Por isso é necessário irmos à missa para recebermos esse alimento.

Somos pecadores e precisamos nos renovar, pois Jesus se entrega a nós de corpo, sangue, alma e divindade.

Assim, Batismo e Eucaristia são sacramentos importantes que ficam conosco e nos acompanham durante toda a nossa vida.

Tainã Tanzi
(Ministério de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário