sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dia do Catequista

Amanhã celebramos na missa das 18:30h o "Dia do Catequista". Para fortalecer a importância deste dia, vamos postar hoje alguns trechos de uma carta escrita por Dom Eugênio Rixen, presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, comissão esta a qual nós da Crisma estamos ligados.


Queridos(as) Catequistas

O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade.

Sentimo-os movidos pela força do Espírito, que nos chama e envia. Nesse Espírito, celebrar o Dia do Catequista tem um significado especial, pois são vocês, catequistas, os protagonistas, aqueles que fazem com que o processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE seja possível. Portanto, confiamos em cada um de vocês, com seus dons partilhados, junto com as forças vivas de toda a Igreja, as comunidades, as pastorais, os movimentos, para que a iniciação à vida cristã seja possível.

Ao celebrar o DIA DO CATEQUISTA queremos refletir sobre a vocação do catequista, que é a vocação do Profeta - aquele que fala em nome de Deus e da comunidade. A iniciativa sempre parte de Deus. O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. Catequista é aquele que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.

Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÂO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA.

Catequista, que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho do discipulado, cheio de desafios que o fazem crescer e acabam gerando profundas alegrias.

Catequista, nesse dia acolha o abraço de gratidão de milhares de pessoas, vidas agradecidas pela sua presença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Querido Catequista, PARABÉNS! Que a Força da Palavra continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso missionário!

A bênção amorosa do PAI, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida, na vida da sua comunidade hoje e sempre.

Fraternalmente,

Dom Eugênio Rixen
Presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética

Nenhum comentário:

Postar um comentário