quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Retirão da Crisma 2010 - Parte 1

Neste primeiro post sobre o nosso Retirão, vamos fazer uma síntese geral do retiro.


O dia começou bem cedo no último sábado. Todos chegamos ao CAIC do Vale do Sol às 7:30h, quase madrugada para muitos dos nossos jovens! E desde cedo pode-se perceber a expectativa que existia com relação ao retiro, tanto por parte dos catequistas, da música, dos pregadores, da coordenação, quanto por parte dos crismandos!

E às 8h iniciamos o nosso Retirão de 2010, acolhendo a todos com música e a animação do Mateus para acordar o povo!

Após toda a acolhida e a oração da manhã, tivemos a nossa primeira pregação sobre ESCOLHAS E VOCAÇÃO, feita pelo Fabiano da Comunidade Leão de Judá. Um tema muito importante para a juventude que está vivendo o momento e as dificuldades de realizar escolhas.

Após a pregação, foram formados os seis grupos da gincana, buscando a interação e formação de novas amizades entre os crismandos. Esses grupos ficaram juntos durante todo o dia, participando de momentos de partilha e conversa e momentos de alegria e diversão.

Com os grupos formados iniciamos a primeira parte da Gincana, onde os grupos responderam algumas questões com o auxilio da Bíblia.

No meio da manhã, ouvimos a nossa segunda pregação, feita pelo Mateus que abordou o tema AMIZADE/RELACIONAMENTOS, destacando a importância de termos bons amigos ao nosso redor. Foi um momento forte para pensarmos e agradecermos a Deus pelas nossas amizades e pelas pessoas que fazem parte de nossas vidas.

Após a pregação partimos para a segunda etapa da nossa gincana. o famoso jogo de perguntas e respostas, onde cada crismando devia responder oralmente a uma pergunta direcionada ao grupo. Os efeitos sonoros da prova, executados pelo Robson, divertiram muito o povo!

Ao término da gincana chegou uma das horas mais esperadas do nosso retiro: O ALMOÇO!!! Onde todos pudemos sentar juntos e partilhar bons momentos de conversa e risadas.

Voltamos do almoço com muita música agitada pra espantar a preguiça. Tocamos até a tão esperada "Casinha"!! Após meia hora de música iniciamos a nossa terceira pregação. O tema foi FAMÍLIA e foi realizada pela Roberta que tomou por base o quarto mandamento da lei de Deus e nos alertou sobre a importância e a necessidade de valorizarmos a família.

Após a pregação os grupos se reuniram para partilha e em seguida realizamos a terceira etapa da gincana: a prova do teatro, onde cada grupo teve que representar uma cena específica de uma passagem bíblica. Os temas foram: Moisés abrindo o mar vemelho, Filho pródigo, A multiplicação dos pães, As Bodas de Caná, A Ressurreição de Lázaro e Jesus caminhando sobre as águas.

Depois disso, já estávamos caminhando para o fim do nosso retiro com a quarta e última pregação, realizada pelo Caio da Comunidade Leão de Judá, sobre o ESPÍRITO SANTO. Aquele que está sempre conosco, nos acompanhando e nos iluminando em nossas decisões e em nossa vida.

Após a pregação todos nos dirigimos para a Capela, montada no Anfiteatro do CAIC para um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento. Foi um momento muito forte que com certeza tocou o coração de muitos dos nossos jovens!

Para encerrar o dia tivemos a última etapa da nossa gincana: a "famosa" e tradicional prova dos livros bíblicos!

Por fim, encerramos o dia com o nosso "Incendeia", que já está se tornando marca registrada da Pastoral da Crisma.

Ao fim de mais um retiro, agradecemos a Deus por tudo de bom que Ele realizou em nossos corações e nos corações dos nossos jovens crismandos. Temos certeza que em todas as pregações, orações e até as gincanas, Deus estava presente conosco e pôde de alguma forma tocar o coração dos nossos jovens, que com certeza não saíram de lá da mesma forma que chegaram.


Em breve: fotos e mais detalhes sobre as pregações!

Ainda hoje teremos o nosso Momento Musical. Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário